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A Audi já é normalmente associada aos esportivos. Quando o nome da marca alemã das quatro argolas aparece ao lado das palavras Sport GmbH, a festa está garantida. A Audi Sport GmbH é a subsidiária de fabricação de carros de alto desempenho da Audi e seu último trabalho foi em cima do R8, um modelo que originalmente já é espetacular para quem gosta de desempenho e diversão ao volante. Agora, o novo R8 V10 RWD – sigla para Rear Wheel Drive ou tração traseira – está disponível como um coupé ou um conversível (Spider) com 30 cavalos adicionais. A principal inovação mecânica dos novos modelos é que a tradicional tração integral “Quattro” atua preferencialmente na traseira, com um motor de 570 cavalos de potência e novos destaques tecnológicos, como bancos tipo concha de competição, direção dinâmica, estabilizadores CFK e freios a disco de cerâmica. O desempenho RWD do R8 V10 é a nova vanguarda esportiva dos carros esportivos da Audi. “O R8 V10 RWD realmente impressionou os clientes desde o início com sua tração traseira derivada do carro de competição R8 LMS. Agora, ele tem 30 cavalos e um e meio kgfm de torque a mais, levando a experiência de direção a um nível totalmente novo”, festeja Sebastian Grams, diretor-executivo da Audi Sport GmbH.

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O superesportivo com motor central acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos (3,8 segundos no Spider) com uma velocidade máxima de 329 km/h (327 km/h no conversível). A “joia da coroa” do novo R8 é o motor V10 FSI de 5,2 litros, naturalmente aspirado, com som incomparável, reação ultrarrápida e incrível vivacidade. Tem um agregado de 419 kW (570 cavalos) e traz até 55,5 kgfm de torque, associado ao câmbio S tronic de 7 marchas. Um diferencial de deslizamento limitado mecânico distribui o torque de forma ideal com base na situação de direção, garantindo a tração principal mesmo quando as estradas estão molhadas. Tal como acontece com todos os R8, a carroceria é construída em alumínio usando o design Audi Space Frame (ASF), com grandes peças feitas de plástico reforçado com fibra de carbono, matéria-base dos carros da Fórmula-1 e na atual indústria aeronáutica comercial. A versão coupé pesa 1.590 quilos, enquanto a Spider, 1.695 quilos.

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A suspensão e a dinâmica de direção são especificamente balanceadas para a tração traseira. Quando o modo “Esportivo” é ativado, a configuração da suspensão e os sistemas de controle permitem desvios controlados. A direção assistida eletromecânica fornece contato próximo com a estrada. Conforme a Audi, a direção dinâmica, disponível pela primeira vez para o R8 de tração traseira, fornece reação e “feedback” ainda mais precisos. A suspensão esportiva RWD é adaptada exclusivamente para a tração traseira, com braços duplos e bloqueio passivo do diferencial. A distribuição do eixo é de 40:60. Rodas de alumínio fundido de 19 e 20 polegadas extra leves garantem manuseio preciso e controle total em curvas rápidas, garante a marca alemã. Rodas tipo “copo” em 245/30 R20 na frente e 305/30 R20 na traseira estão disponíveis opcionalmente, fornecendo aderência e dinâmica aumentadas. Um sistema de freio de aço de 18 polegadas de alto desempenho com um design ondulado e um de cerâmica opcional de 19 polegadas fornecem a desaceleração necessária para amansar o “bicho” com mais suavidade.

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O design do R8 é inspirado em seus “irmãos” GT4, com grade ampla e plana do radiador Singleframe em preto fosco com um emblema “R8” circundado por grandes entradas de ar, difusor de ar atrás e saídas de escape ovais. A fenda sob o capô é uma reminiscência do lendário Audi Sport Quattro. O novo R8 está disponível em dez opções de cores. As linhas estreitas do design definem o tom dentro do carro. Seu elemento mais atraente é o efeito cockpit, um arco fortemente contornado que se estende pela área em frente ao banco do motorista e lembra a cabine de um carro de competição. O conjunto envolve o cockpit virtual da Audi com uma tela de 12,3 polegadas, integrada em uma caixa independente. O volante em couro R8 com multifunções plus oferece dois ou quatro satélites de controle, cada um para usar o Audi Drive Select, para ligar o motor, ativar o modo “Desempenho”, realçar o som do propulsor e controlar o cockpit virtual.

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O R8 V10 de desempenho RWD é construído – em grande parte, a mão – na fábrica Böllinger Höfe em Neckarsulm, na Alemanha, o mesmo local de produção do carro de competição LMS GT4, que é derivado do modelo de série e usa cerca de 60% de peças compartilhadas. São utilizados mais de 40 mil metros quadrados de área de produção, com até mil empregados trabalhando na montagem dos carros esportivos. No Velho Continente, o R8 V10 RWD Coupé tem preço de 149 mil euros (em torno de R$ 960 mil). A versão conversível se inicia em 162 mil euros (pouco mais de R$ 1 milhão).

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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