Depois de ter sido a fabricante de caminhões que mais cresceu no Brasil em 2020, com 30% de expansão nas vendas, a Iveco não perdeu o embalo em 2021. No Brasil, de janeiro a novembro, as vendas totais da marca somaram 10,8 mil unidades, uma alta de 43% em relação ao mesmo período do ano passado – 2021 será o melhor ano da Iveco no país desde 2013. Na América Latina, a Iveco fechará o ano com mais de 20 mil unidades produzidas nas fábricas de Sete Lagoas, em Minas Gerais, e Córdoba, na Argentina. Paralelamente à evolução das vendas regionais, a marca italiana fundada em 1975 desenvolveu no último trimestre a criação do Iveco Group, empresa dedicada aos veículos comerciais rodoviários que nasceu da separação da CNH Industrial. “Com o spin-off, a Iveco se torna mais ágil para tomar decisões, tendo como prioridade o cliente”, comemora Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina. Para fechar 2021 com chave de ouro, a Iveco acaba de apresentar a Daily 2022, que já em janeiro estará disponível em toda a rede nacional de concessionárias. Campeã de vendas da Iveco no Brasil e na América Latina, a linha de comerciais leves estreará, na versão 35-160, o primeiro motor a diesel “made in Brazil” já adequado às normas de emissões do padrão Euro 6 – que equivalem à norma brasileira Proconve P8.
O motor F1C MAX, da FPT Industrial, com 3,0 litros e 160 cavalos de potência, evoluiu em torque – agora são 38,7 kgfm – graças à injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT). O cárter também mudou e foi ampliado para 9,3 litros, 34% a mais que o da versão anterior. A transmissão manual de 6 velocidades é fornecida pela ZF. Para adequação às normas de emissões Euro 6, o novo sistema de controle de emissões combina o EGR e o SCR e utiliza o Arla 32 como agente redutor da emissão de poluentes, ao transformar os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não-nocivos, como nitrogênio e água. A nova Daily 35-160 ganha capacidade de carga extra de 200 quilos (PBT Técnico) comparado à versão anterior, chegando a 4.400 quilos. “É o motor mais avançado que já equipou a linha Daily, com redução de 50% no número de paradas para revisão programada, já que graças ao novo cárter estendemos o intervalo de manutenção de 15 para 30 mil quilômetros. Destaco também a redução de até 6% no consumo de combustível, o tanque de Arla que pode rodar meses sem necessidade de reabastecimento e o sistema de exaustão que atende às normas Euro 6 projetado para durar toda vida útil do veículo”, ressalta Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Produto da Iveco para a América Latina.
No design, a nova grade frontal é a mesma da versão europeia, o que deixou a 35-160 ainda mais atrativa. O novo painel de TFT apresenta grafismos inéditos no quadro de instrumentos e a tela colorida de LCD central, de 3,5 polegadas, conta com funções de gerenciamento e monitoramento semelhantes às dos automóveis. O controle é feito por meio de comandos no volante. Os bancos trazem novas regulagens para o motorista encontrar a posição ideal para dirigir e vários porta-objetos oferecem espaço extra para os ocupantes acomodarem seus pertences. “Privilegiamos o design e a ergonomia, em alinhamento com a versão comercializada na Europa, para que o cliente tenha prazer ao dirigir e sinta que ele tem mais do que uma ferramenta de trabalho, e sim um companheiro para a jornada diária. A Daily 35-160 Euro 6 é brasileira, com muito orgulho. Além de preparar esse pacote de soluções com foco em quem roda nas cidades e nas áreas rurais do país, aumentamos o índice de nacionalização de peças no processo de fabricação”, afirma Brandão. Em termos de segurança, a Daily 35-160 incorpora itens como gerenciamento de pressão de pneus, farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade, sensor com regulagem da velocidade do limpador de para-brisa automaticamente e faróis com função cornering – a luz de neblina acende de forma automática, com foco para o trajeto do veículo, inclusive na curva, para auxiliar na visibilidade do motorista.
A Daily 35-160 é o primeiro da família Daily 2022. A previsão da Iveco é que o atual índice médio de 65% de nacionalização do produto deverá ser elevado para acima de 70% em breve. A segunda Daily 2022 a ser lançada será a 30-160 City, a versão de entrada da gama, que virá com o mesmo “powertrain” Euro 6, porém com uma configuração de chassi para cargas mais leves e suspensão traseira parabólica. Já as versões de 4 a 6,5 toneladas, dentro do cronograma previsto para a implantação do Proconve P8 em modelos com tais capacidades de carga, chegarão ao mercado no início de 2023. “Com a Daily 35-160 Euro 6, trabalharemos para manter a liderança de mercado no segmento de leves, fundamental para o ‘market share’ geral da Iveco. O segmento de leves corresponde a 18% do mercado total de caminhões. Atualmente, somos líderes na categoria chassi-cabine e, somente no segmento de 3,5 toneladas chassi-cabine, temos uma participação de mais de 35%”, contabiliza Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco. Para auxiliar no custo total de operação, a mão de obra das três primeiras revisões programadas é gratuita e também será oferecida uma condição especial para as primeiras 700 unidades da Daily 35-160. Dentro do Plano de Manutenção Especial, por menos de R$ 5 ao dia, o cliente não terá de se preocupar com os valores das revisões nos três primeiros anos de uso.
Primeiras Impressões
Ágil e eficiente
Tuiuti/SP – No rápido teste feito no sinuoso circuito do Haras Tuiuti, a Daily com motor Euro 6 esbanjou torque e potência, além de uma agilidade surpreendente nas manobras. O motor 3,0 litros de 160 cavalos de potência entrega robustos 38,7 kgfm de torque já em baixos giros, graças ao sistema de turbocompressor de geometria variada. O novo sistema de injeção de combustível, que trabalha por solenoides, amplia a eficiência na mistura ideal com o ar. A parceria com o câmbio manual ZF de 6 velocidades se mostra bastante harmoniosa e o nível de ruído e trepidação foi nitidamente reduzido em relação à versão Euro 5.
Na nova Daily, os bancos também são novos e têm assento maior, apoios de cabeça redesenhados, melhorias na densidade das espumas e novos padrões de tecido de revestimento. O do motorista incorporou mais opções de regulagem. Um novo compartimento com 80 litros de capacidade sob o assento do passageiro amplia as possibilidades de carregar objetos na cabine. Controle eletrônico de estabilidade, freio com assistência hidráulica e sistema de auxílio para saída em rampa permanecem como itens de série na Daily 35-160. Já o indicador de pressão dos pneus, o acionamento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisa e os auxiliares de neblina direcionais são opcionais.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: