A Volvo parece mesmo decidida em ser protagonista da eletrificação veicular no Brasil. A marca sueca fará um grande investimento em infraestrutura de carga rápida no país, nas principais rodovias do Brasil que ligam capitais a destinos importantes. E a primeira fase das rodovias com carregadores rápidos estará disponível já no início do próximo ano. O ambicioso plano está dividido em cinco fases. Logo no começo, serão criados 13 corredores elétricos que abrangem 3.250 quilômetros saindo de São Paulo (SP) e ligando Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista (SP) e litoral norte de São Paulo. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente. “Temos a ambição de conectar todo o Brasil por meio de corredores elétricos. Estamos sendo ´líderes’ da transformação porque acreditamos nos carros elétricos, e esse investimento significativo que estamos fazendo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos”, destaca Rafael Ugo, diretor de Marketing da Volvo Car Brasil.
Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de “reabastecer” um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos. “Com isso, estamos proporcionando aos proprietários de veículos elétricos fazerem viagens intermunicipais e até interestaduais. Todos os carregadores serão instalados em locais de parada e conveniência, com segurança e comodidade para que as pessoas possam deixar seus carros carregando enquanto almoçam, jantam ou simplesmente fazem a parada para um cafezinho”, explica Ugo. “Assim como os quase mil eletropostos que a Volvo já tem espalhados em todo o Brasil, os carregadores rápidos não terão cobrança para a recarga, além de estarem disponíveis a proprietários de vários modelos de carros híbridos e elétricos, não somente da Volvo, mas de todas as marcas. Queremos cada vez mais difundir a eletrificação e aproximar isso das pessoas”, complementa João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.
Para oferecer mais comodidade aos clientes dos veículos híbridos e elétricos, a Volvo Car Brasil fechou uma parceria com a EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura do Brasil, responsável por nove concessionárias em todo o país, instalando Wallbox em 52 bases operacionais ou de atendimento aos usuários das estradas. “Este é o mesmo modelo dos carregadores que já temos espalhados em shoppings, supermercados e hotéis. Nossa intenção é ter mais pontos para uma carga de emergência, facilitando a viagem das pessoas e tranquilizando caso tenham algum imprevisto”, afirma Ugo. A instalação dos pontos nas estradas administradas pela EcoRodovias será feita até fevereiro. O XC40 Recharge Pure Electric é o primeiro modelo elétrico da Volvo e chegou ao Brasil em setembro deste ano. No início de 2022, a Volvo estrerá no Brasil o C40, o segundo modelo 100% elétrico da marca sueca. Esse é um movimento que se iniciou em 2017, com o lançamento do XC90 Plug-in Hybrid. Em 2020, a Volvo passou a ter ao menos um veículo eletrificado em cada um de seus modelos, alcançando a vice-liderança do segmento premium. No começo deste ano, a marca deixou de comercializar veículos somente à combustão no Brasil, oferecendo apenas modelos eletrificados – híbridos e elétricos – em seu portfólio. Agora, junto ao investimento em infraestrutura de carga rápida, a Volvo anunciou que a linha XC40, responsável por 40% das vendas da marca no mercado nacional, será 100% elétrica no Brasil – ou seja, a versão XC40 Recharge Plug-in Hybrid Momentum T5, combinando um motor a gasolina com um elétrico, com chegada às concessionárias brasileiras em março deste ano, deixará de ser importada. “Somos a primeira marca que teve coragem de fazer um movimento desse porte. Estamos pegando nosso principal produto e transformando em elétrico. Isso demonstra nossa convicção de que a eletrificação é chave para a mobilidade sustentável. Líderes devem agir. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade”, comemora Oliveira.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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