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Nome com contexto 

Para tentar buscar um refinamento de seu portfólio, a Renault lançará no próximo ano um SUV médio inteiramente novo para concorrer com o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, com estreia prevista para o segundo semestre na Europa. O futuro carro, com nome de Austral, não tem previsão de chegada ao Brasil e à América Latina, que poderão ter, em seu lugar, o SUV Bigster, mostrado como carro-conceito no começo deste ano. “Tendo como origem a palavra latina ‘australis’, o nome remete imediatamente às cores e ao calor do hemisfério sul, à tranquilidade da natureza e às atividades ao ar livre. Com uma promessa de abertura para um universo de possibilidades, esse nome funciona bem em várias línguas europeias, desde o francês até o espanhol, passando pelo inglês e o italiano, além de estar intimamente ligado ao Mercosul. A fonética harmoniosa, combinando duas letras ‘A’ e as consoantes ‘STR’, faz dele um nome fácil de se pronunciar e equilibrado, remetendo à força do SUV e ao controle”, explica Sylvia dos Santos, chefe de Estratégias de Nomenclaturas de Modelos da Renault.

Direto dos pubs londrinos

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Com inspiração na movimentada e cosmopolita vida noturna de Londres, o Mini Cooper S E Countryman All4 Shadow Edition desembarca no Brasil. Limitado a 30 unidades em solo brasileiro, cada uma custando R$ 299.990, o modelo traz como principal atrativo o visual escurecido. Todas as unidades serão produzidas em Oxford, na Inglaterra, e terão a mesma configuração: carroceria Preto Midnight com teto contrastante na cor Cinza Melting. Além da combinação de cores especifica para essa versão, outros elementos do lado de fora ficam destacados como o nome da configuração no teto e grafismos nos para-lamas dianteiros e no capô. O Cooper S E Countryman All4 Shadow Edition é equipado com o motor 1.5 TwinPowerTurbo com três cilindros que trabalha em conjunto com um elétrico, com potência e torque combinados de 224 cavalos e de 38,9 kgfm, respectivamente. A transmissão é automática Steptronic de 6 marchas e a tração é integral. A versão traz ainda sistema de som Hi-Fi Harman Kardon, Mini Head-Up Display, tela sensível ao toque de 8,8 polegadas, sistema de navegação Mini Professional com informação de trânsito em tempo real, assistente de direção, conexão com Apple CarPlay, faróis full-led direcionais, painel digital, serviço de conectividade com ligação inteligente de emergência e sistema com concierge.

Parceria tecnológica

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Empresa global de tecnologia e fornecedora de sistemas para veículos de passeio, comerciais e tecnologia industrial, a ZF entra na próxima fase da digitalização ao expandir sua parceria com a Microsoft. A ZF criará uma plataforma holística de integração e dados, a ZF Cloud, para digitalizar todos os processos de produção e negócios industriais e operacionais na plataforma de nuvem Microsoft Azure. Espera-se que 70% do tráfego de dados no ZF Cloud venha de sensores de veículos, permitindo novas funções. O novo sensor de nível de altura ZF fornecerá feedback contínuo sobre as condições da estrada por meio da nuvem e poderá alertar os usuários da via em tempo real sobre danos e obstáculos à frente. “Os dados fornecidos pelos produtos ZF e nossos processos de negócios serão integrados em uma arquitetura de nuvem abrangente em todas as áreas. Isso permite melhorar significativamente nossa eficiência e velocidade. Com a Microsoft, temos um parceiro ideal que dará uma grande contribuição para a digitalização de toda a empresa ZF”, comemorou Wolf-Henning Scheider, CEO do Grupo ZF.

Precisa melhorar

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Segundo o mais recente teste do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, o Peugeot 208 recebeu apenas duas estrelas. Fabricado na Argentina, com dois airbags frontais, dois laterais de corpo e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série, o 208 atingiu 51,5% em Proteção de Ocupantes Adultos, 54,9% em Proteção de Ocupantes Infantis, 54,1% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis ​​das Estradas e 55,8% em Sistemas de Assistência à Segurança. O compacto da marca francesa pertencente à Stellantis foi avaliado em impacto frontal, lateral, chicotada cervical, proteção de pedestres, ESC, teste de alce (“moose test”) e sistema de assistência à velocidade. A falta de airbags laterais padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. Para ganhar pontos no quesito, o modelo necessita ter proteção passiva total. Conforme o Latin NCAP, a Peugeot rejeitou a proposta feita pelo instituto para testar versões mais bem equipadas do 208. Já a fabricante francesa prometeu desenvolver mais soluções para os quesitos com avaliação baixa nos testes do Latin NCAP.

Negócios da locação

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Desde o início da Covid-19 no Brasil – em meados de março de 2020 –, 46,3% das locadoras de automóveis aumentaram suas frotas, enquanto 30,1% as mantiveram no patamar anterior ao da pandemia. A redução de frota se deu em 22,6% das empresas e, nos próximos 12 meses, 60,8% das locadoras têm intenção de comprar mais carros, conforme conclusões da pesquisa feita pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Há equilíbrio entre as principais modalidades no Brasil, com 68,9% das locadoras oferecendo o aluguel diário para pessoas físicas ou jurídicas e 65,1% trabalhando com a locação de longa duração de frotas inteiras para empresas públicas e privadas. A soma dos índices supera os 100% na medida em que a maior parte das locadoras atua ao mesmo tempo nas duas modalidades. “Com relação às maiores dificuldades, a burocracia para compra de veículos é o principal problema do momento, englobando a escassez de modelos zero-quilômetro no mercado e a consequente elevação dos preços”, avalia Paulo Miguel Junior, presidente do Conselho Nacional da ABLA.

Estratégia ambientalmente amigável

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As leis ambientais estão se tornando cada vez mais severas em todo o mundo. Não apenas o consumidor de automóveis, mas principalmente a sociedade espera por veículos mais sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético. No próximo ano, entra em vigor no Brasil a próxima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), o L7, que estabelecerá limites mais rígidos de emissões, visando a redução da poluição do ar e a economia de combustível. Para ganhar pontos no marketing “verde”, muitos fabricantes se comprometeram com metas ambientais ambiciosas. A General Motors, por exemplo, promete chegar a 43% de redução média dos gases por modelo. “A General Motors anunciou seu compromisso de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040, e estamos avançando globalmente nesse sentido. Parte importante desse processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração do mercado para os carros 100% elétricos”, afirma Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul. 

Manutenção sem tensão

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Com a chegada de dezembro – férias, Natal e Ano-Novo -, vem também a oportunidade de se viajar. Pensando nisso, André Brunetta, CEO do Zul+, principal autotech da América Latina, separou algumas dicas para ajudar nas viagens automotivas durante essa época:
– Planejar a viagem – Antes dos cuidados técnicos, é importante ressaltar o planejamento prévio do trajeto da viagem. Quando possível, optar por estradas com melhor estado de conservação.
– Checar os pneus – A calibragem é fundamental. Andar com os pneus desregulados pode prejudicar a dirigibilidade, aumentar o consumo de combustível e reduzir a durabilidade da borracha. Outro fator importante é verificar se os pneus não estão carecas ou próximos disso.
– Alinhamento, balanceamento e suspensão – O impacto ocasionado por buracos, lombadas e até meio-fios compromete o alinhamento e o balanceamento das rodas e eixos do veículo. É recomendado fazer os procedimentos a cada 10 mil quilômetros.
– Fluidos – Ao rodar em estradas, o motor é submetido a um esforço maior do que o habitual. Por isso, é importante checar o nível dos fluidos, sua validade e seus respectivos filtros, assim como a presença de vazamentos.
– Freios – Entre os principais componentes que precisam passar por uma revisão periódica estão as pastilhas e o próprio fluido de freio. A recomendação é fazer a revisão a cada 10 mil quilômetros ou um ano.
– Regulagem dos faróis – Andar com faróis desregulados atrapalha a própria visão do motorista e a dos outros condutores. É recomendado que a calibragem seja feita a cada seis meses.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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