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Ícone e marca registrada de off-road da Land Rover, surgido em 1948, o Defender tornou-se uma espécie de carro-oficial da Cruz Vermelha, das ações humanitárias da ONU e o veículo típico dos safáris africanos. A quinta geração chegou ao Brasil na metade deste ano. Agora, a marca britânica traz exclusivamente para o mercado brasileiro a versão Onçafari, uma peça-chave para que as equipes do projeto homônimo aberto em 2011 possam “navegar” pelos terrenos da região do Pantanal e cumprir a missão de proteger as onças-pintadas e promover a conservação da região. Em celebração aos dez anos da iniciativa socioambiental da qual a Land Rover é parceira desde 2019, a fabricante traz diretamente de Nitra, na Eslováquia, a edição limitada Defender Onçafari, disponível na versão 110, com a cor da carroceria Godwana Stone, já clássica da marca, e teto preto. Com pré-venda iniciada este mês, o modelo tem preço de R$ 676.950, com parte da renda arrecadada destinada para ajudar as inciativas do Projeto Onçafari.

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A versão especial do Defender é equipada com o motor 2.0 Ingenium turbo a gasolina de 300 cavalos de potência e 40,5 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 8 marchas, à tração integral com diferencial central com bloqueio ativo e aos mais avançados sistemas de utilização off-road da marca (o Terrain Response II), configuráveis. “O lançamento da edição Defender Onçafari é a manifestação de um capítulo muito importante para a Land Rover no Brasil: a identificação da marca com o projeto Onçafari. Com esse lançamento, usamos design único e peças principais para apresentar o projeto e a nossa parceria para ainda mais clientes. Mais do que isso, queremos envolvê-los e realmente cativá-los a partir da proposta do Defender Onçafari para que saibam mais sobre o que estamos apoiando atualmente no país”, explica Paulo Manzano, diretor de Marketing da Jaguar Land Rover. No pacote de design da versão, a combinação de materiais destaca as características refinadas do veículo. No interior, recebeu uma configuração especial, com bancos na cor Lunar, teto com revestimento Light Oyster Morzin e acabamento Rough-cut Walnut em alguns detalhes do carro, lembrando materiais feitos de madeira.

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 Na nova geração do Defender, incluindo a Onçafari, as características clássicas foram preservadas, porém, repensadas e aprimoradas. A elas, somaram-se a tecnologia embarcada de ponta, como o novo sistema de conectividade Pivi Pro, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o novo Terrain Response II. Ainda no design, a fabricante manteve a concepção básica do modelo de 1948, com linhas retas, alto e estreito, inclusive com a tradicional “Janela Alpina” na parte de cima das laterais – pequenas aberturas horizontais envidraçadas. A nova edição apresenta diferenciação visual exterior e interior. Assim como no projeto do Pantanal, as onças-pintadas são protagonistas na estampa presente na nova versão do Defender. Formada por silhuetas do felino sobrepostas em tons de cinza e preto, o padrão formado remete à estampa camuflada. Sua aplicação está presente no capô, nas laterais do veículo, no interior do porta-malas, na cobertura do estepe e nos estribos.

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Na parte traseira, é possível se notar mudanças de design. Além do tradicional emblema da Land Rover, o Defender Onçafari ganhou um badge com o logo de dez anos do projeto brasileiro e o nome com o qual cada veículo foi batizado, reforçando a exclusividade do modelo. Cada carro dessa edição limitada recebeu o nome de uma onça-pintada monitorada pelo instituto. Para completar a personalização estética e instigar a percepção do usuário, o Defender Onçafari vem acompanhado de uma cartela de adesivos com ícones sutis de animais típicos do Pantanal e seus nomes científicos. O item permite que os clientes “customizem” seus veículos e criem seus próprios adereços, tornando cada unidade praticamente única.

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Os adicionais incluídos na versão são o Pacote de Assistência ao Motorista, com controle de cruzeiro adaptativo e monitor de colisão traseira, o Pacote Off-Road, com trilhos do teto na cor preta, tomadas domésticas e diferencial eletrônico ativo, o Pacote Off-Road Avançado, com sistema All Terrain Progress Control e o Terrain Response configurável, o Pacote Externo Black, as rodas de 20 polegadas com cinco raios Satin Dark Grey, as pulseira exclusivas Land Rover que dispensam uso da chave de ignição, o Head-up Display, tecnologia comm os principais dados do veículo, como sua velocidade, posição de marcha e direções de navegação no para-brisa, e o Pacote Explorer, composto por para-barros clássicos dianteiros e traseiros, capa do estepe, proteção do arco da roda, snorkel, rack de teto para expedição, suporte para acessórios externos, novos estribos fixos, escada de teto móvel e sistema de proteção dianteira Explorer.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos:Divulgação

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