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Exibição antecipada

A Kawasaki apresentou durante o Festival 2021, que aconteceu no autódromo paulistano de Interlagos, a linha 2022 dos modelos Z650 RS e Z900 R Edition. Os lançamentos, que chegam ao mercado somente em 2022, integram o calendário comemorativo de 50 anos de criação da Família Z. Ao completar o marco de meio século de existência, a família de nakeds da Kawasaki ajuda a popularizar os modelos com motorização de quatro cilindros em linha. A clássica Z1, também conhecida por “900 Super Four”, foi a precursora da categoria. Lançada em 1972, a moto fez sucesso com seu motor carburado DOHC de quatro cilindros refrigerado a ar. O então lançamento foi tão exitoso que conquistou a preferência do público ante seus principais concorrentes e, nos seus quatro anos de mercado, somou cerca de 85 mil unidades fabricadas. A partir de então, essa história de sucesso seguiu com mais de 25 diferentes lançamentos e completa, em 2022, cinco décadas de existência com apresentação das novas Z650 RS e Z900 R Edition. O modelo RS resgata o estilo retrô e o design atemporal, lembrando a clássica Z1 da década de 70, porém, equipadas com a tecnologia mais recente da Kawasaki.  Já a nova Z900 R Edition mantém o estilo agressivo e moderno da Família Z, recebendo as mesmas atualizações que sua versão clássica, com novos pacotes de freio e amortecedor.

Novidade à italiana

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A nova Panigale V4 foi apresentada, ainda mais potente e melhorada em todos os aspectos. A linha 2022 da Ducati foi aprimorada em todas as áreas: aerodinâmica, ergonomia, motor, chassi e eletrônica. O primeiro destaque da nova versão Panigale V4 tem a ver com a aerodinâmica. Os engenheiros da Ducati concentraram seu trabalho na carenagem, que agora integra asas de design de perfil duplo mais compactas e finas com maior eficiência. Essa atualização garante a mesma carga vertical, de até 37 quilos, a 300 km/h. Além disso, a parte inferior da carenagem apresenta soquetes de extração redesenhados para melhorar o sistema de refrigeração e, consequentemente, o desempenho do motor, principalmente em pista. A ergonomia tem sido um foco central de desenvolvimento em profundidade com o objetivo de melhorar o controle da moto durante as sessões de pista e permitir ao piloto obter o máximo do desempenho da Panigale V4, tanto em uma única volta quanto no uso constante.  O assento conta com formato mais plano e um revestimento diferenciado, para apoiar ainda mais o piloto na frenagem e permitir uma movimentação mais fácil do corpo. E o tanque tem um novo formato na parte traseira para que o piloto ancore melhor ao frear, dando a ele a oportunidade de andar mais rápido e por mais tempo. O motor de 1.103 cm3, derivado da Desmosedici Stradale MotoGP, passou por uma série de aprimoramentos. Foi atualizado no circuito de lubrificação e está acoplado a uma nova bomba de óleo que reduz a absorção de potência. Graças a essas intervenções e um novo mapeamento, Desmosedici Stradale entrega 215,5 cavalos a 13 mil rpm, com um aumento de potência de 1,5 cavalo em relação à versão anterior. O motor entrega ainda um torque de 12,6 kgm a 9.500 rpm A Panigale V4 e a Panigale V4 S 2022 estarão disponíveis a partir de dezembro na Europa, sempre na clássica cor Ducati Red. 

Proposta conceitual

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A Royal Enfield abriu seu estande no EICMA 2021 com o lançamento da motocicleta SG650 Concept. O objetivo proposto era que a equipe da marca com sede na Índia embarcasse em uma nova jornada criativa com o SG650 Concept, começando com as sensibilidades de design clássico da Royal Enfield e, em seguida, avançando para uma nova era de como seria a Royal Enfield no futuro. O conceito-chave de transição é transmitido por toda a motocicleta, desde a escolha dos acabamentos estéticos até os materiais utilizados. O tanque foi usinado em tarugo CNC a partir de um bloco sólido de alumínio, assim como os aros das rodas com ABS integrado, pinças de freio projetadas sob medida e discos dianteiros duplos. O assento flutuante de couro preto costurado é uma referência clara ao passado. 

Dicas de “garupagem

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A segurança na pilotagem deve ser sempre a principal preocupação de todo motociclista. E compartilhar as experiências é uma parte empolgante e gratificante do motociclismo. A Harley-Davidson Riding Academy tem algumas dicas importantes para garantir bons passeios para piloto e garupa.

– O garupa precisa usar as mesmas roupas e equipamentos que usaria se estivesse pilotando a motocicleta.

– Pedir ao garupa para subir na moto somente quando o motor estiver ligado. Dizer onde o garupa deve se segurar: na barra de segurança, na alça do banco do passageiro ou na cintura do piloto.

– Dizer ao garupa para olhar por cima do seu ombro na direção de cada curva para ajudar a manter o equilíbrio da moto. 

– Recomendar que ele se incline junto com piloto e a motocicleta, não no sentido contrário.

– Recomendar que ele mantenha os pés fora do chão nas paradas e só saia da moto quando um sinal for combinado, como um aceno do capacete.

– Evitar fazer manobras bruscas e não tentar estabelecer recordes nas ruas. Fazer com que a viagem seja um passeio tranquilo para os dois.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos; Divulgação

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