Rentabilidade implementada
Em seu melhor momento no mercado brasileiro, a Librelato lança a nova geração de implementos Evolut. A fabricante de implementos rodoviários fundada em 1969 na cidade catarinense de Orleans investirá R$ 50 milhões no próximo ano em novas tecnologias e ampliação da área industrial para a produção de equipamentos mais leves em comparação a sua geração anterior. Com lançamento da Linha Evolut, a empresa pretende ampliar participação no mercado nacional e aumentar em 20% as exportações em 2022. Engajada com os novos processos industriais e digitalização, a Librelato será a única implementadora da América do Sul a trabalhar com um robô exclusivamente destinado à solda da linha graneleira. A linha Evolut foi desenvolvida com aços nobres que conferem aos modelos até 400 quilos de leveza em relação à geração anterior. A linha Evolut inclui vários tipos de implementos rodoviários, como graneleiros, basculantes, Dolly Modular Rebaixado, furgões em alumínio, semirreboque tanque (cujo menor peso permite carregamento de dois mil litros de combustíveis a mais em relação à concorrência) e furgões lonados. A empresa catarinense apresentou crescimento ao longo dos últimos anos, tanto no mercado interno quanto nas exportações, e fechará 2021 com aproximadamente 13,5 mil implementos comercializados – um crescimento de 44% em relação ao ano passado, quando foram vendidos 9,4 mil equipamentos.
Quarto de século
Desde que foi lançado mundialmente, em 1996, o Mercedes-Benz Actros se reinventou seguidamente. A primeira geração surgiu há 25 anos para comemorar o centenário do caminhão inventado por Gottlieb Daimler em 1896, marcando o início da série que até hoje é ponta de lança em seu segmento de mercado. Em todo o mundo, mais de 1,4 milhão de Actros foram vendidos até hoje. Desde 1996, cada geração do Actros foi pioneira em tecnologias de segurança, consumo otimizado de combustível, conectividade e conforto. O Actros 1 trouxe o sistema eletrônico de frenagem (EBS) totalmente automatizado, o barramento CAN e a cabine Megaspace com piso plano. No Actros 2, os destaques foram o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), o Lane Keeping Assist (sensor de faixa de rolagem) e a transmissão automatizada Mercedes Powershift. O Actros 3 tinha características como o sensor de luz e de chuva e as novas gerações do Active Brake Assist e do Powershift. Já o Actros 4 definiu novos padrões com a geração de motores Euro 6, o sistema de piloto automático com controle preditivo do trem de força (Predictive Powertrain Control), uma transmissão Powershift aprimorada e os também atualizados sistemas Active Brake Assist 4 com detecção de pedestres e o Side Guard Assist (assistente de ponto cego). O Actros 5, disponível desde 2018, introduziu o Active Drive Assist – ADA (Assistente Ativo de Condução), o primeiro sistema de assistência do mundo para condução semi-autônoma (Nível 2). “Em 2019, com a chegada do Novo Actros ao Brasil, trouxemos para os nossos clientes o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos. Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos em um só caminhão”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. E uma nova era começou em 2021 com o eActros. Já disponível na Europa, é o primeiro caminhão elétrico de produção em série com a estrela de três pontas para distribuição de carga pesada.
Não param de rodar
O setor de transporte de cargas no Brasil passa por uma fase de crescimento contínuo, mesmo diante do cenário de instabilidade que a pandemia de Covid-19 trouxe para o mundo todo. O modal rodoviário lidera a movimentação de cargas no Brasil, de maneira que em 2020 a frota no país chegou a 107,2 milhões de veículos, de acordo com dados levantados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), o transporte de cargas no país, levando em conta todos os modais, foi maior no ano de 2020, quando comparado ao de 2019. No total, foram 1,771 bilhão de TKUs – unidade que combina toneladas com quilômetros percorridos – ante o 1,753 bilhão de TKUs do ano anterior, representando um aumento de um por cento. Considerando o ano anterior, o levantamento Radar CNT do Transporte apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do transporte cresceu 3,6% em volume no primeiro trimestre de 2021. “Como empresários do transporte rodoviário de cargas, devemos estar atentos às tendências que aparecem no mercado, mas sempre as trazendo para o nosso cotidiano e entendendo como é possível implementá-las na transportadora. Nosso negócio é reduzir custos, aumentar eficiência e evitar acidentes, o restante é apenas consequência”, ensina o empresário Eduardo Ghelere, diretor-executivo da Ghelere Transportes, de Cascavel, no Paraná.
Lucratividade em curso
A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de disponibilizar a sua rede de concessionárias um novo treinamento: o ProfiDriver, buscando formar motoristas especialistas em condução econômica. O curso apresenta veículos na marca e orienta os motorista sobre sua correta operação e utilização, além de realçar atitudes defensivas e protetivas no trânsito. Os treinamentos de formação ProfiDriver serão realizados no Customer Forum, dentro da fábrica da montadora em Resende (RJ), na qual os recursos de suporte para todas as ações dos treinamentos estão disponíveis. A primeira etapa da formação terá como foco a linha Meteor, na qual são abordados a apresentação técnica do veículo, os equipamentos, as inspeções e manutenções diárias, procedimentos de entrega técnica, contrato de manutenção e garantia. A parte prática contará com a condução do veículo em condições reais de trânsito na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), finalizando com a elaboração e apresentação de um plano de trabalho de “Treinamento de Condução” no cliente, a ser elaborado pelos participantes conforme as regiões de atuação. “Um dos pilares da satisfação com os produtos da Volkswagen Caminhões e Ônibus está diretamente relacionado com a experiência de uso dos clientes em sua rotina de operações. Por isso, estamos sempre capacitando nossa rede de concessionárias para que possa compartilhar tais instruções com os clientes”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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