Uma semana após ter apresentado a linha 2022 da picape média Hilux, líder de vendas do segmento no Brasil, a Toyota revela as atualizações no SUV da família, o imponente SW4, também produzido em Zárate, na Argentina. O principal destaque na linha 2022 do SW4 é a chegada da versão Diamond como a nova topo da gama. Neste ano, o utilitário esportivo da Toyota ocupa a décima segunda colocação no importante segmento de mercado, com uma média mensal de quase 1,1 mil unidades vendidas no Brasil, considerada muito boa para um modelo com preço tão elevado. O novo SW4 parte de R$ 383.290 na versão SRX de cinco lugares, passa por R$ 389.790 na SRX de sete lugares e chega a R$ 406.790 na Diamond.
O SW4 segue equipado com motor turbodiesel 2.8L 16V com 204 cavalos de potência e 50,9 kgfm de torque a 2.800 rpm, acoplado à transmissão automática de 6 marchas. Como na Hilux, o crescimento de potência e de torque foi possível com a incorporação de um turbo maior, com aumento de 25% no tamanho das pás da turbina. Segundo a Toyota, outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenóide na direção, contribuindo para um andar mais suave em baixa velocidade e que enrijece conforme o ritmo aumenta. O SUV tem diferencial de deslizamento limitado eletronicamente. Quando o sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor –, transferindo a força de tração para a roda com maior aderência.
Lançada pela primeira vez como versão especial em 2018, a Diamond se destacou por oferecer exclusividade ao portfólio, atraindo clientes que buscavam por um toque refinado aos já tradicionais atributos de robustez e conforto do SW4. O retorno da Diamond oferece como um dos diferenciais o acabamento com pintura bicolor, novos para-choques, rodas e grade (exclusiva da versão) e sistema óptico e luzes em leds. Destacam-se ainda sua moldura dianteira, com novos faróis full-led e sistema “follow me home”, com regulagem automática de altura. A lateral é ressaltada pelas rodas de liga leve de design exclusivo e pneus 265/60 R18” e retrovisores externos em preto com função desembaçadora. Na parte traseira, luzes em leds criam uma aparência imponente, com difusor também de contornos exclusivos. No porta-malas, a Toyota incluiu sistema elétrico de abertura e fechamento com “kick sensor”, acionado por movimentos dos pés na parte inferior do veículo.
O novo SW4 traz renovação para o interior, com iluminação ambiente por leds nos apoios para os pés, console central, painel e portas. Os bancos têm uma nova combinação de cores, dominados por estofamentos perfurados em bege. O volante “soft touch” é revestido de couro natural, com ajuste de altura e profundidade. O SUV tem sistema de conectividade com tela sensível ao toque de 8 polegadas, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, navegador por satélite (GPS), TV digital e Bluetooth, acompanhado pelo sistema de áudio premium JBL com dez alto-falantes e subwoofers. A versão Diamond vem de série com ar-condicionado automático digital de duas zonas e saídas para a parte de trás do veículo, carregador sem fio para smartphones e duas portas USB no console para utilização dos passageiros dos bancos traseiros. A chave da versão é de design exclusivo Diamond.
Em termos de segurança ativa, o novo SW4 está equipado com Toyota Safety Sense (TSS). O sistema atua por meio de um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular que pode detectar os perigos e alertar o motorista. O TSS é composto pelos sistemas de pré-colisão frontal e de aviso de mudança de faixa e controle adaptativo de cruzeiro (ACC). O sistema de pré-colisão incorpora as novas funções de detecção de pedestres e ciclistas. O SW4 tem sete airbags em todas as versões, dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e de joelhos para o motorista. Somam-se os controle de estabilidade, de tração e de tração ativo (A-TRC), assistências de descida e de partidas em rampa, controle de oscilação de reboque, ABS com freio eletrônico, distribuição de força (EBD) e assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência e duas âncoras Isofix com amarração superior. Todas as versões têm cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensionador e limitador de força para o condutor e passageiro dianteiro. O novo SW4 Diamond incorpora ainda alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro, trava de segurança do estepe como padrão e um monitor de visão de 360 Graus Panoramic View Monitor (PVM).
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: