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A JAC Motors continua sua estratégia de trazer da China o maior número de modelos elétricos para o mercado brasileiro. Já são nove no total, contando com o lançamento desta semana: a iEV750 Vip. O novo modelo não chega a ser uma total novidade – é uma conversão para transporte de passageiros feita a partir do furgão de carga iEV750, lançado no Brasil em julho. O iEV750 Vip foi desenvolvido para o transporte executivo, os traslados de aeroportos e os trabalhos urbanos de receptivo turístico em hotéis, resorts e restaurantes, com capacidade para 14 pessoas. A empresa Alpha6 Veículos Especiais, com sede na cidade paulista de Cajamar e que atua na transformação de veículos comerciais, foi a responsável pela instalação das 13 poltronas – o banco do motorista do iEV750 foi mantido –, todas reclináveis e com cinto de segurança. O acesso é feito pela porta dianteira direita, que ganhou um mecanismo de abertura e fechamento totalmente elétrico e automático. Ele pode ser operado pelo motorista ao toque de um botão. A iEV750 Vip chega ao mercado ao preço de R$ 419.900 mais o custo de R$ 60 mil para a transformação do salão e implementação das poltronas. A estimativa de prazo comercial de entrega, com a transformação completa, é de 60 dias. 

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            De acordo com a JAC Motors do Brasil, a concepção do modelo partiu da demanda dos clientes da marca que, em razão de suas metas internas de redução de emissões, precisavam de uma van elétrica para o transporte de empregados, executivos e traslados em geral. Até agora, não havia oferta desse tipo de veículo elétrico para passageiros no mercado brasileiro. Mesmo nos furgões de carga, a oferta local de elétricos ainda é reduzida – o único concorrente do iEV750 é o BYD eT3, também “made in China”. Porém, os orientais não ficarão sozinhos no mercado por muito tempo – os franceses Citroën ë-Jumpy e o Peugeot e-Expert devem estrear no Brasil no início de 2022. O peso em ordem de marcha da a iEV750 Vip é 3.050 quilos, com 1.445 quilos de capacidade de carga e Peso Bruto Total (PBT) de 4.495 quilos.

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            O motor elétrico da iEV750 Vip tem potência equivalente a 163 cavalos, com torque de 76,4 kgfm. O pacote de baterias tem capacidade para rodar até 235 quilômetros com a carga máxima. O tempo de recarga total é de oito horas em média. “A chegada da iEV750 Vip nos dá um sabor especial: é a prova de que estávamos certos quando optamos por transformar toda a nossa linha para modelos 100% elétricos. Esse modelo foi um pedido de nossos clientes. Pode ser até que viéssemos a lançar a versão da van para passageiros no futuro, mas a demanda de alguns surgiu antes”, explica Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil. 

Primeiras impressões

Sem fazer fumaça

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São Paulo/SP – No salão da iEV750 Vip, as poltronas são dispostas em fileiras de três e quatro, todos os lugares com aletas de saída do ar-condicionado. O cinto de segurança é abdominal e a reclinação da poltrona não é grande, mas oferece razoável conforto. O acabamento é de bom nível, e o veículo pode ser usado para o transporte de executivos, turistas e passageiros de linhas aéreas em trânsito. A posição de dirigir é a clássica das vans do mercado, com espaço extra na altura e na profundidade, trazendo mais comodidade para quem passa o dia na condução. O volante é tradicional e a dirigibilidade é bastante estável e silenciosa, típicas de veículos elétricos. O acionamento da porta de acesso por meio dos botões no painel é importante para a agilidade da operação, destinada a embarques e desembarques rápidos. 

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            O seletor da transmissão é em alavanca ao lado do volante e basta fazer a escolha: para frente, neutro, para trás ou estacionamento. Tudo muito simples. O torque de 76,4 kgfm está disponível a todo o momento ao toque do acelerador e isso se traduz em agilidade nas arrancadas, manutenção da velocidade em subidas acentuadas e segurança e firmeza na direção. O veículo conta com o i-Pedal, sistema usado em diversos modelos elétricos, no qual basta parar de acelerr para que o veículo comece a frear, com regeneração da energia de frenagem em energia elétrica, que recarrega as baterias. Apesar de todo seu peso (são mais de três toneladas), a van tem boa performance para o trânsito urbano e se comporta bem no anda e para do tráfego pesado dos congestionamentos. A velocidade máxima está programada para 100 km/h, com limitador eletrônico. Mesmo em sua velocidade máxima, não se percebe ruídos ou trepidação interna no veículo.

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Por Leo Doca, da Agência Transporta Brasil,especial para a AutoMotrix– Fotos; Divulgação

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