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Ambição à francesa

A Citroën revelou seu novo plano de crescimento para o Brasil e a América do Sul, chamado de “Citroën 4 All” (ou, segundo o marketing da marca francesa, “For All”, “para todos”). O projeto orienta-se nos pilares de inovação, proximidade com as pessoas e sustentabilidade. Com esse plano, a Citroën projeta conquistar 4% de “market share” no Brasil (colocando a marca entre as dez mais em vendas no país), duplicar sua participação de mercado na Argentina, chegando a 7%, superar os 3% de participação no Chile e crescer em ofertas de produtos e volume de vendas também em todos os países em que a fabricante pertencente à Stellantis está presente na região. Assim, a Citroën espera conquistar 4% de participação de mercado na América do Sul até o fim de 2024. Para garantir esse crescimento, a marca aposta em um plano que traz “Inovação Acessível”, assim como já foi anunciado com o novo C3. Reforça ainda seu posicionamento de uma marca“Cool”, com personalidade e originalidade, cada vez mais confiável, com a oferta de serviços e acompanhamento diferenciados. Atualmente, a Citroën ocupa a décima segunda posição no ranking brasileiro entre as fabricantes, com 1,25% de participação de mercado.

Traje esportivo

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A linha RS da Chevrolet crescerá no Brasil. O próximo modelo a estrear a versão de visual esportivo da marca é o Cruze, que está em provas finais de rodagem tanto no Brasil quanto na Argentina, onde será produzido. “O Cruze RS trará acabamentos diferenciados que ressaltam as linhas aerodinâmicas da carroceria e dão um toque mais exclusivo ao interior do modelo hatchback”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto GM América do Sul. Dentro da linha de versões especiais, a RS é uma das mais cultuadas da Chevrolet no mundo. No Brasil, ela já existe no Onix e, em breve, estará disponível para o Cruze Sport6. Ao contrário do que ocorre na Renault e na Porsche, nas quais a sigla “RS” está associada a alto desempenho, na Chevrolet, ela se limita à aparência, nos detalhes externos e internos. Portanto, o Cruze RS deve utilizar o mesmo motor 1.4 turbo do resto da família, com 153 cavalos de potência, acoplado à transmissão automática de 6 marchas.

Garras elétricas

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Há três anos, era apresentada ao mundo a primeira versão do Jaguar I-Pace. Agora, a marca britânica anuncia a chegada da linha 2022 de seu 100% elétrico ao Brasil na configuração Black Edition. A Jaguar, no entanto, não divulgou o preço do modelo no país. “O I-Pace tem alcançado um alto nível de reconhecimento global, tendo como destaque sua tecnologia embarcada e seu design, premiado em grandes instituições como o ‘World Car of the Year’. Com o lançamento da Black Edition, damos mais um importante passo ao futuro, oferecendo um veículo alinhado à nossa proposta de eletrificação e com atributos para assegurar sua representatividade em meio à concorrência”, aposta Thiago Marques, responsável de Produto da Jaguar Brasil. O I-Pace tem dois motores elétricos, um em cada eixo, com um total de 400 cavalos de potência e 69,5 kgfm de torque. O carro acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e pode atingir uma autonomia de 470 quilômetros (ciclo WLTP).

Voo baixo na Califórnia

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No Salão do Automóvel de Los Angeles – de 19 a 28 de novembro –, a Porsche apresentará o novo carro-chefe da família 718: o Cayman GT4 RS. Os recursos típicos do RS incluem mais “downforce” (pressão aerodinâmica de cima para baixo) e potência do que o GT4, enquanto o peso foi reduzido. De acordo com a marca alemã, será o “718 mais implacável e sagaz de todos os tempos”. O carro foi capaz de completar uma volta de 20,6 quilômetros no Nordschleife de Nürburgring, o “Inferno Verde”, em 7min4s511, sendo 23,6 segundos mais rápido do que um 718 Cayman GT4 equipado com sistema de embreagem dupla Porsche (PDK). A versão de corrida 718 Cayman GT4 RS Clubsport também fará sua estreia em Los Angeles. 

O primeiro elétrico em oferta

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A BMW do Brasil apresenta condições especiais por meio da BMW Serviços Financeiros válidas no mês de novembro para toda a sua linha de zero-quilômetro no país. O i3 é ofertado a partir de R$ 314.950, com taxa de zero por cento ao mês, entrada de R$ 188.970 e saldo em 24 parcelas de R$ 5.482. Os clientes que adquirirem o modelo em novembro ganharão um carregador BMW Wallbox. Primeiro 100% elétrico vendido no Brasil, em 2014, o i3 é equipado com motor de 170 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque instantâneo, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e alcançar a autonomia de 335 quilômetros pelo ciclo NEDC, que colhe dados com base apenas em testes de laboratório, não levando em conta um cenário mais realista de direção.

Fez bonito

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O Audi e-Tron GT venceu a categoria de “Carro Mais Bonito do Ano” do prêmio Goldenes Lenkrad de 2021, promovido pela revista automotiva Auto Bild, da Alemanha. O 100% elétrico esportivo da Audi deixou para trás 69 outros modelos na categoria. “Em seu estilo, o e-Tron GT enfatiza nossa reivindicação como uma marca de design automotivo. Com seu desempenho impressionante, ele oferece o tipo mais emocional de eletromobilidade. E com seu conceito sustentável, expressa uma atitude. O e-Tron GT é nosso principal modelo na atualidade”, comemorou Markus Duesmann, CEO da Audi AG. O e-Tron GT tem dois motores com 238 cavalos de potência cada um, totalizando 476 cavalos, com torque combinado de 64,2 kgfm. A capacidade da bateria é de 93,4 kWh e tem uma autonomia estimada de 452 quilômetros. O carro está cotado no Brasil a R$ 1,026 milhão.

Bichos a bordo

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O capô do carro pode ser convidativo para o gato que procura um lugar para a soneca. Já quando da chegada em casa, pode virar uma festa para o cachorro que corre até a porta do veículo para receber o dono. De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, feita pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), o número de bichos domésticos aumentou em 30% no Brasil durante a pandemia da Covid-19. A PPG, especializada em pintura automotiva, com sede em Pittsburgh, Estados Unidos, dá algumas dicas para manter as cores e a carroceria do carro em dia.
Apostar no polimento para eliminar os arranhões ou microrriscos superficiais – O processo de polimento automotivo deixa a camada de verniz uniforme e elimina os defeitos. Porém, se o risco for mais profundo e danificar as camadas de verniz e tinta, a solução é fazer uma repintura.
Limpar imediatamente a urina ou as fezes de animais na lataria – Qualquer substância com pH muito básico ou muito ácido pode causar danos à pintura, como manchas. Alguns produtos, como ceras especificas, podem ajudar a reduzir o dano.
Utilizar uma capa apropriada para preservar a pintura – A capa é uma boa opção, no entanto, é importante que a limpeza do veículo seja feita antes de ela ser utilizada. Cobrir um carro que esteja úmido pode causar manchas, enquanto a poeira pode riscar a superfície. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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