Modelo mais vendido da Volvo em todo o mundo e o utilitário esportivo premium mais emplacado no Brasil, com 3.091 unidades este ano até outubro, o XC60 atualiza suas linhas externas, recebe o novo sistema de infoentretenimento do Google e novos equipamentos, além de contar com o motor híbrido T8 eAWD. Símbolo da Volvo Cars em todo o planeta, o XC60 carrega toda a herança da marca sueca em luxo, sofisticação, potência e segurança. No Brasil, o XC60 está disponível nas versões híbridas Recharge Inscription Expression, a R$ 399.950, Recharge Inscription, a R$ 429.950, Recharge R-Design, a R$ 439.950, e Polestar Engineered, a R$ 466.950.
Os inconfundíveis faróis com luz diurna em formato de “T” deitado – um desenho que o marketing da Volvo chama de “Martelo de Thor” – estão agregados ao novo para-choque frontal, que recebe um desenho único e exclusivo para cada uma das quatro versões do SUV. “O XC60 é uma referência para a Volvo Cars e um veículo em que estamos sempre buscando inovar e oferecer ainda mais para nossos clientes. Essas atualizações que chegam para o modelo 2022 reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e em oferecer produtos ainda mais tecnológicos”, afirma João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil. A grade cromada com novo desenho reforça o robusto visual dianteiro. O design exterior ainda vem com novas rodas e para-choque traseiro com saídas de escapamento escondidas. As famosas lanternas, que dominam as colunas “C” e se voltam para o meio da traseira (e se espalharam para os outros SUVs da marca), mantiveram o design. Com quatro nova cores, os consumidores contam agora com um total de oito opções: Platinum Grey, Silver Dawn, Denim Blue, Thunder Grey, Crystal White, Pine Grey, Onyx Black e Fusion Red.
O novo Volvo XC60 vem com o sistema de infoentretenimento alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados. “A Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema alimentado pelo Android. Isso traz muitas vantagens ao cliente, que terá uma experiência nativa e muito mais prática para o dia a dia”, destaca André Bassetto, diretor de Produto e Pós-Vendas da Volvo Car Brasil. De acordo com a marca sueca, o intuitivo sistema oferece personalização e conectividade incomparáveis, aprimoradas por meio da introdução de um novo pacote de Serviços Digitais, com acesso aos aplicativos e serviços do Google e uma melhor navegação pelo Google Maps e pelo Google Assistente. Com esse, o motorista pode usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts e enviar mensagens, tudo por um comando de voz.
O modelo recebe ainda a Câmera 360 Graus, que facilita as manobras, o Head-Up Display – projeta a velocidade e outras informações no para-brisa – e o carregador por indução para smartphones. O XC60 passa a ser equipado com o sistema de purificação de ar, o Advanced Air Cleaner PM 2,5, filtrando contaminantes que chegam à cabine. O processo é feito por meio de ionizadores de ar e forças eletrostáticas. Novos materiais interiores, incluindo opções sem couro, como o estofamento premium em mescla de lã e poliéster reciclado Midnight Zinc ou Slate, oferecem mais possibilidades de personalização. O XC60 vem com dois novos recursos de assistência ao condutor. O Ready to Drive emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo. E o Emergency Stop Assist, que para o carro se o condutor não reagir a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema.
O XC60 é um veículo híbrido equipado com o sistema Drive-E Turbo Supercharger 2,0 litros, quatro cilindros e 325 cavalos associado a um motor elétrico de 89 cavalos com torque instantâneo nas rodas traseiras. Combinados, os motores geram uma potência de 412 cavalos e 64,5 kgfm de torque. Segundo a Volvo, o carro acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundos. O híbrido plug-in Recharge oferece todos os benefícios de um propulsor a gasolina de alto desempenho com um motor elétrico com emissões ultrabaixas de CO2 e autonomia de mais de 40 quilômetros no modo puramente elétrico. As baterias de íons de lítio têm capacidade de 11,6 Kwh. Todos os modelos eletrificados da Volvo Cars recebem a denominação “Recharge”, de veículos plug-in, ou seja, que podem ser carregados em uma tomada.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Fabio Aro
Veja Também: