Divulgação

A Volta Trucks é uma startup automotiva europeia especializada na fabricação de caminhões elétricos, criada em 2017. A sede da empresa fica em Estocolmo, na Suécia, enquanto o setor de engenharia funciona no Reino Unido e fábrica foi construída em Steyr, na Áustria. O primeiro protótipo do seu modelo de estreia, o caminhão Zero, foi apresentado em setembro do ano passado. Agora, a Volta acaba de apresentar a versão definitiva de produção do design do modelo. Segundo a Volta, o Zero será o primeiro veículo totalmente elétrico de 16 toneladas projetado para a logística no centro das cidades, reduzindo o impacto ambiental das entregas de cargas, com uma autonomia de 150 a 200 quilômetros. Até o final de 2022, a Volta pretende fabricar cerca de quinhentos veículos. Em 2025, a proposta é atingir a produção de 5 mil unidades por ano.  

Divulgação

            O design final do Volta Zero – criado pelo estúdio Astheimer Design na cidade de Warwick, na Inglaterra – tem um visual muito próximo ao do futurista protótipo original. Graças à ausência de um volumoso propulsor de combustão interna, o motorista do Volta Zero senta-se em uma posição de direção central, com uma altura do assento muito mais baixa do que a de um caminhão convencional. Essa combinação, mais um design de cabine em estilo casa de vidro, dá ao motorista uma ampla visibilidade de 220 graus, reduzindo os pontos cegos perigosos. A proteção é aprimorada pelo uso de câmeras retrovisoras que substituem os espelhos tradicionais. Uma câmera panorâmica de 360 ​​graus mostra ao motorista todo o entorno e os sistemas de alerta de ponto cego para detectar objetos nas laterais do veículo. O design da cabine é contemporâneo, com interfaces de usuário intuitivas. Telas sensíveis ao toque em cada lado da cabine são usadas para luzes, controle de temperatura, navegação e planejamento de viagem, comunicação e mídia. Os mesmos princípios de design também serão mantidos nas próximas variantes 7,5, 12 e 18 toneladas – a última foi reposicionada para o peso bruto total de 19 toneladas.

Divulgação

            Embora mantendo a referência do protótipo original, todos os painéis da carroceria foram reprojetados e atualizados para o design final. As mudanças visuais mais notáveis, incluem a remoção da barra de luz frontal horizontal e a substituição da interface diagonal entre a cabine e a caixa de carga por uma linha vertical, para melhorar a eficiência da construção do veículo. Internamente, apenas a paleta de cores e os materiais mudaram, com o couro louro do demonstrador sendo substituído por uma cor de carvão mais prática, e o piso de madeira por um tapete de borracha mais resistente.

Divulgação

            A produção dos primeiros 25 veículos usados para verificação de design deve se iniciar ainda este ano. Esses protótipos embarcarão em um regime de testes abrangente e rigoroso, a partir do início de 2022. Isso será inicialmente feito pelos engenheiros da Volta Trucks, e seguido pelos clientes, para garantir que os primeiros veículos com especificações de produção comecem a ser fabricados no final do próximo ano, fornecendo os mais altos níveis de qualidade possíveis. O Volta Zero oferece uma carga útil de 8.600 quilos, com um volume total de 37,7 metros cúbicos. O veículo tem 9,46 metros de comprimento, 3,47 metros de altura e 2,55 metros de largura, com uma distância de entre-eixos de 4,80 metros. O peso bruto do veículo é de 16 toneladas e é limitado a uma velocidade máxima de 90 km/h. Para reforçar a segurança operacional nas regiões centrais das grandes metrópoles, o caminhão da Volta terá sistemas avançados de assistência ao motorista para auxiliar na direção, em manobras e estacionamento, como direção ativa, assistência de sinalização e assistente de ré com câmera. Nas estradas, o sistema de alerta de saída de faixa amplia a segurança. O operador da frota também se beneficia de um sistema de monitoramento de status técnico, com base em inteligência artificial, para evitar quebras e aumentar o tempo de atividade do veículo. 

Divulgação

            De acordo com a startup sueca, o Zero oferecerá uma autonomia de até 200 quilômetros, sem emissões e sem ruídos vindos do motor. Para mover as rodas traseiras, em vez do motor elétrico convencional e do eixo de transmissão mecânico normalmente adotado por outros caminhões elétricos, o Zero reúne seu único motor e a transmissão elétrica em uma unidade leve e compacta, mais eficiente, liberando espaço entre os trilhos do chassi – onde a Volta Trucks aproveita para encaixar a bateria do veículo. O Zero usará baterias de 160 a 200 kWh de lítio-ferro-fosfato, que não contém metais preciosos, eliminando os problemas de resíduos associados a esses materiais. No final da vida útil, ela poderá ser reutilizada como um dispositivo de armazenamento de energia. Mas a preocupação da Volta com a sustentabilidade não se limita à reciclagem das baterias. O Zero será o primeiro veículo rodoviário a usar na construção dos painéis externos da carroceria o composto Flax, um material que combina linho natural de origem sustentável e uma resina biodegradável derivada do óleo de semente de colza, uma planta também utilizada na produção de biodiesel. Junto com o Zero, a Volta Trucks pretende apresentar ao mercado um sistema chamado de “Truck as a Service” – algo como “Caminhão como Serviço”. O sistema se propõe a disponibilizar – por uma taxa mensal única e, conforme a Volta, acessível – um Zero e todos os seus requisitos de serviço, manutenção, seguro e treinamento. E ainda promete fornecer um caminhão de substituição sempre que for necessário.

Divulgação

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA