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Nem só de aparência se faz uma verdadeira versão comemorativa. Além do vistoso “uniforme” em preto e amarelo que caracteriza a versão que festeja os 40 anos da linha GS, a BMW F 850 GS Adventure agrega um pacote interessante de equipamentos: controle dinâmico do freio-motor, ajuste eletrônico dinâmico da suspensão, sistema de partida sem chave, assistente de troca de marchas, modos de pilotagem, preparação para receber GPS, manoplas aquecidas, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro, luzes auxiliares em leds e suporte para malas laterais em alumínio. Na versão Adventure, o tanque de combustível tem capacidade para 23 litros. Ou seja, a moto promete uma autonomia de cerca de 400 quilômetros. A BMW F 850 GS Adventure edição 40 anos é oferecida no pacote premium por R$ 76.500, com três anos de garantia

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            A roda de 21 polegadas na dianteira ajuda a enfrentar qualquer tipo de obstáculo, com os aros com raios externos, que facilitam um reparo rápido (o popular “macarrão”) do pneu sem câmera. A capacidade de absorver impactos é uma das principais características da 850 Adventure, que conta com suspensões robustas e de longo curso: garfo telescópico de 230 milímetros e 215 milímetros do mono-amortecedor. Isso sem falar no ajuste eletrônico dinâmico da suspensão. O sistema calcula a regulagem em função do peso de piloto, piloto mais bagagem, piloto mais garupa e piloto mais garupa mais bagagem. Tudo embalado pelo poderoso motor bicilíndrico de quatro tempos com oito válvulas e 853 cm3 de capacidade, que entrega 80 cavalos de potência e 9 kgfm de torque, ambos entregues em 6.250 rpm.

Primeiras impressões

Roda muito

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            Na prática, a BMW F 850 GS Adventure é extremamente equilibrada. Motor, chassi, suspenção e freios estão conectados e ‘conversam’ na mesma sintonia, graças à eletrônica embarcada. Quando o motor de dois cilindros em linha, quatro tempos, 853 cm3 de capacidade e 80 cavalos de potência é acionado, um rugido médio-grave é amplificado pelo escapamento. É puro “rock’n roll”. Dá vontade de acelerar e ver até onde a barra da RPM, que fica na parte superior do painel de TFT da moto, chega. Em uma tocada mais racional na estrada, a 4 mil giros, a 850 Adventure já está a 100 km/h. A 5 mil rpm, a moto está a 125 km/h, sempre querendo mais. E, nessa ‘pegada’, não exige muitas trocas de marchas. O motor é bastante elástico e trabalha muito bem em baixas e médias rotações. Aliás, oferece mais força em menores faixas de giro.

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            Mas a “brincadeira” começa mesmo a partir dos 6.500 rpm, regime de rotação no qual a entrega se dá pelo aumento da adrenalina e no ritmo das batidas do coração do piloto sobre a moto. O câmbio de 6 velocidades é bem escalonado, com engates precisos. A grande novidade da F 850 GS Adventure é o Controle Dinâmico do Freio Motor. Ele evita, eletronicamente, que a roda traseira escorregue devido à liberação abrupta do acelerador ou à redução de marcha. Boa parte do equilíbrio do modelo vem do chassi mais rígido e do maior entre-eixos (1,59 metro), principalmente para uma tocada mais raiz no off-road. 

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            Toda a parte eletrônica é muito fácil e intuitiva de habilitar e desligar. De cara, o piloto se assusta com os botões e o seletor, que ficam no punho esquerdo. Depois de alguns quilômetros, o motociclista já está habituado com boa parte das funções. Um dos responsáveis por essa sinergia é o painel de TFT da BMW F 850 GS Adventure, colorido, que orienta nas mudanças dos modos de pilotagem e condições da moto.

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Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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