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Nas rotas da África

            As primeiras unidades de um novo lote de 91 ônibus Volvo fabricados em Curitiba, no Paraná, já foram embarcadas para países africanos. No novo negócio, a Volvo está enviando 12 ônibus para Camarões, dez para Burkina Faso, 59 para a Costa do Marfim e dez para Gana. Ao todo, são 91 ônibus, incluindo modelos urbanos e rodoviários. Todos foram encarroçados pela Marcopolo, de Caxias do Sul (RS), com carrocerias dos modelos Paradiso 1200, Viaggio 1050 e Torino. Antes desse novo embarque, este ano, a África já havia recebido 270 ônibus Volvo fabricados no Brasil. Em 2021, as vendas externas de ônibus Volvo já chegam a 71,5% das entregas da marca. Metade das exportações foi para outros países da América Latina e outra metade para o continente africano. “Nossa fábrica brasileira tem vocação exportadora. Os mercados internacionais sempre foram grandes compradores de ônibus produzidos no Brasil”, comemora Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina. No complexo industrial da marca em Curitiba, a Volvo faz chassis de ônibus urbanos e rodoviários pesados e semipesados, convencionais, articulados e biarticulados.

Para mover o agronegócio

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        A Bom Jesus Transportes, da cidade de Rondonópolis (MT), comprou 112 unidades dos modelos Tector e Hi-Way, da Iveco. Com cerca de 300 caminhões da marca – 92% da frota em operação –, a empresa investe em um processo de renovação de frota para se destacar no transporte de commodities agrícolas (soja, milho e algodão), fertilizantes, defensivos, cimento e madeira, entre outros produtos, totalizando um volume diário de aproximadamente 1,5 mil toneladas. “Notamos que nossos clientes do agronegócio, um dos principais motores da economia brasileira, têm optado pelos modelos das linhas Tector e Hi-Way por conta da durabilidade dos caminhões, força do nosso motor, eficiência operacional e baixo consumo de combustível. Outro fator de destaque é o conforto da cabine, apontado pelos motoristas como um diferencial frente à concorrência, pois em geral a estrutura das estradas ainda é deficitária”, avalia Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco.

Tipo exportação

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        A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de entregar 22 caminhões para distribuidoras da Coca-Cola na América Latina. São dez unidades do Constellation 24.280 V-Tronic, outras sete do Constellation 17.280 V-Tronic e mais cinco do Constellation 31.320. A Guatemala é o destino das unidades com 17 e 24 toneladas de peso bruto total. Os caminhões operam com carroceria rebaixada 100% de alumínio e estão equipados já com a tecnologia Euro 5. Para o Haiti, cinco unidades do Constellation 31.320 foram transformadas em cavalo-mecânico e chegam ao país para trabalhar com semirreboques para transporte de refrigerantes. As vendas coincidem com marcos históricos da empresa com sede na cidade fluminense de Resende nesses países: são 15 anos de atuação no Haiti e quatro de operação mais robusta na Guatemala. 

Mobilidade inclusiva

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        A Volare, unidade de negócio da encarroçadora gaúcha Marcopolo no segmento de micro-ônibus, desenvolveu para o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo um Volare New Attack 8 especialmente para o treinamento e habilitação de pessoas com deficiência para processo de habilitação da Categoria D.  O novo Volare faz parte de um projeto-piloto do Detran do Espírito Santo para incentivar os Centros de Formação de Condutores do Estado a oferecerem veículos que permitam o treinamento e a habilitação de pessoas com deficiência. Com isso, permitirá a inclusão de motoristas PcDs no mercado de trabalho. Totalmente adaptado para fazer processos de habilitação da categoria D de para pessoas com deficiência, o Volare New Attack 8 especial tem transmissão automática, poltrona do motorista estofada e revestida em tecido com amortecimento hidráulico e ajustável às necessidades do motorista com encosto de cabeça, acelerador à esquerda, manopla removível (de três hastes de empunhadura), pomo giratório no volante, acelerador e freio manuais, comandos de painel ao volante, comandos de painel por controle remoto (limpador, luzes e buzina), prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas) de compensação de altura e/ou profundidade, prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e almofadas fixas de compensação de altura e profundidade. Com comprimento de 7,38 metros, distância de entre-eixos de 3,75 metros, larguras interna de 2,13 metros e externa de 2,20 metros e altura interna de 1,90 metro, o New Attack 8 tem capacidade para 20 passageiros sentados em poltronas Executiva 875.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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