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Ainda no embalo dos seus 65 anos de Brasil, a Mercedes-Benz acaba de lançar o Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante para operações fora-de-estrada especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. Com muita força e robustez, o Arocs foi projetado na Alemanha para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Segundo a Mercedes-Benz, mesmo sob temperaturas extremamente altas ou baixas, mantém um elevado padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas. “No Brasil, o Arocs 8×4 foi desenvolvido e intensamente testado em operações severas fora-de-estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas ainda este ano.

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            O Arocs 8×4 representa uma evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que a marca atendia, até pouco tempo, com o Actros 4844 8×4, importado da Alemanha. Agora, esse inédito caminhão extrapesado com cabina global da família Arocs tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT e 150 toneladas de CMT (capacidade máxima de tração), conforme as condições de operação. A cabina global da família Arocs se destaca pelo design arrojado, que realça a imagem de força desse extrapesado off-road. A grade dianteira é única no portfólio da marca, com quatro aletas e dois spoilers laterais. É um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade de carga. “Esse fantástico bruto para operações off-road chega ao país consagrado pelo sucesso na Europa e em outros mercados. Aqui, ele ganha uma série de características específicas para atender ao Brasil e outros países com condições extremas de operação fora-de-estrada como as nossas, porque também será exportado, a partir do ano que vem, para a América Latina e outros continentes”, comemora Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. 

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            O Arocs chega ao mercado com um motor OM 460 LA de 13 litros, o mesmo adotado no caminhão extrapesado rodoviário Novo Actros. Oferece uma potência de 510 cavalos a 1.800 rpm, com torque de 244,7 kgfm a 1.100 rpm. Trabalha com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem. Mesmo atuando em condições extremas, a condução do Arocs é suave, sem abrir mão da robustez necessária para a sua operação altamente especializada. O câmbio automatizado, da última geração PowerShift 3, foi desenvolvido para o mercado brasileiro e destaca-se pela troca de marchas mais rápidas e eficientes. A caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Não tem anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção. Esse câmbio se caracteriza pela alavanca multifuncional na coluna de direção, funções Hill Holder e Hold, resultando em mais praticidade e segurança nas partidas de rampa. O Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas apresenta três modos de operação: “Economy”, “Standard” e “Power Off-Road”. A tomada de força com rotações mais baixas do motor assegura menor tempo de basculamento da caçamba. Como decorrência, agiliza o descarregamento do caminhão. O conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, e a robustez estão refletidos na capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série. O freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.

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            A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de quatro lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Isso assegura maior capacidade e melhor distribuição de carga no veículo, além de maior conforto de suspensão e estabilidade de direção. As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road, com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Já a suspensão traseira foi otimizada para garantir a máxima durabilidade e confiabilidade. Ainda com foco em robustez, o Arocs vem equipado com pneus OTR próprios para operações fora-de-estrada e com rodas reforçadas exclusivas. Os freios são a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. Essa solução se destaca pela alta segurança de direção graças a bons resultados de desaceleração em todas as condições operacionais. A frenagem é precisa, com progressividade controlável devido à integração com o freio eletrônico, com ABS e ASR. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives. Os tanques de combustível de 400 litros e de Arla de 25 litros são fabricados em material plástico de alta resistência.

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            A cabine do Arocs oferece muito espaço interno e conforto para o motorista, com a robustez necessária para serviços pesados: dentro da boleia, são 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 17 centímetros. A cabine foi desenvolvida com o conceito de célula de sobrevivência, com painel envolvente, volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, display do painel com tela de 10,4 centímetros, ar-condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado. Para maior comodidade do motorista, a cabine vem equipada ainda com rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta-objetos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (dois de 215 litros). Também a pedido dos clientes, os tanques de combustível e de Arla estão instalados do mesmo lado do caminhão, facilitando as operações nas condições severas da mineração. Pelo fato de ser alto, na versão brasileira, foi incluído um degrau extra flexível para a cabine. Alguns itens da cabine são específicos para operações off-road: para-sol externo, caixa do espelho em cinza fosco, espelho de aproximação, tampa de acesso externo ao compartimento de ferramentas, degrau e corrimão de acesso à báscula (opcional), janela na parede traseira, cobertura dos degraus, para-choque com cantos em aço e protetores de faróis, pino para reboque, protetor de cárter, mosquiteiro na frente do radiador, isolamento de ruído e bandeja contra poeira no motor.  

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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