Carregados e parcelados
A Volkswagen Caminhões e Ônibus é a primeira a oferecer consórcio para caminhão elétrico no Brasil. Serão oferecidas 260 cotas. Com seu primeiro lote de 200 unidades do e-Delivery esgotado em um mês, a fabricante com sede na cidade fluminense de Resende oferece agora o consórcio e-Delivery, com o objetivo de garantir uma facilidade aos clientes interessados em programar sua aquisição e tornar sua frota mais eficiente. As parcelas são a partir de R$ 9.815 mensais sem juros, por 80 meses e com uma taxa de administração de apenas 4% durante todo o contrato, bastante inferior à média do mercado. Essa solução comercial será operada pela portadora de consórcio Maggi exclusivamente para a montadora. “Com o e-Delivery, o retorno do investimento no veículo se dá em um prazo estimado de cinco anos, graças às várias economias conquistadas em manutenção e operação. Com o consórcio e-Delivery, damos um passo além e oferecemos mais uma facilidade para que possam adquiri-lo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O cliente não terá qualquer taxa de adesão e a primeira assembleia está prevista para ocorrer no início de 2022. O grupo ainda conta com quatro assembleias de até 16 contemplações nos primeiros 24 meses, com garantia de entrega da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O valor da parcela varia conforme o modelo. Há quatro opções disponíveis: o VW e-Delivery 11 e 14 toneladas, ambos com opções de seis ou três pacotes de baterias. Todas vêm equipadas com um motor que entrega 300kW (407,9 cavalos) com torque máximo de 2.150 Nm (219,2 kgfm) desde a rotação zero, e com suspensão pneumática de série. Atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação.
De grão em grão
As rodovias do Brasil estão recebendo um novo conceito de semirreboque. O novo Concept Trailer, rodotrem basculante desenvolvido pela engenharia da Randon Implementos em conjunto com a Volvo Caminhões do Brasil e outros fornecedores parceiros, como a Hyva e a Continental, será testado em operação real no escoamento da safra de grãos, em rotas que conectam as regiões produtoras aos principais portos do país. Com capacidade volumétrica de 70 metros cúbicos (35 m³ mais 35 m³), tara de 15.090 quilos e Peso Bruto Total Combinado de 74 toneladas, o implemento é dotado de recursos de automação e sensores. É fabricado com tecnologias que reduzem o peso total para aumentar a performance e reduzir os custos de operação do transportador. Uma das principais inovações do Concept Trailer da Randon Implementos é a redução de peso do rodotrem basculante. Com menos solda, utilização de alumínio e aços de alta resistência, o produto é uma tonelada mais leve que o modelo similar atual e utiliza processos de fabricação inéditos no segmento. Outro diferencial está no design. Ausência de colunas na caixa de carga e inclusão de defletores contribuem para a redução do arrasto aerodinâmico. O produto conta com sistema antitombamento que ajuda a corrigir a trajetória em condições de risco. O enlonamento da carga passa a ser feito por um sistema automatizado, acionado por controle remoto, que reduz o tempo e elimina a necessidade de o operador subir na caixa de carga. O conjunto identifica quando o trailer não está carregado e suspende automaticamente os eixos, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.
Fretamento 100% elétrico
A Orion Transportes, empresa paulista que atua há mais de 20 anos no setor de fretamento contínuo e eventual, está colocando em operação um ônibus 100% elétrico, com chassi modelo BYD D9F. Esse é o primeiro ônibus rodoviário elétrico para aplicação de fretamento no Estado de São Paulo. “Os ônibus são mais silenciosos e confortáveis que um modelo semelhante movido a diesel e o seu custo de manutenção é baixíssimo. Dependendo da operação, pode chegar a reduzir os custos operacionais em até 60%. Além disso, o veículo evita a emissão de 164 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.173 árvores”, ressalta Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD. O chassi BYD D9F é projetado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento em operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias. O motor BYD-2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, proporcionando 402 cavalos de potência combinada. No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo.
Coletivos cearenses
A fabricante de ônibus Caio entregou 19 unidades destinadas ao transporte coletivo de passageiros em Fortaleza, capital do Ceará. O modelo Apache VIP, com motorização dianteira, foi o escolhido para ser inserido nas frotas das empresas Viação Urbana, Auto Viação Dragão do Mar e Organização Guimarães – Empresa Vitória. Os Apache Vip adquiridos são das gerações quatro e cinco, produzidos na versão midi-ônibus. Todos os veículos têm características como portas de acionamento pneumático, poltronas dos passageiros ergonômicas, de fácil limpeza e manutenção e itinerários eletrônicos em leds em pontos estratégicos da carroceria com a finalidade de proporcionar melhor visibilidade das linhas. Contam também com preparação para rádio, microcâmera e tomadas USB, destinadas à recarga de dispositivos móveis, localizadas próximas às poltronas e disponíveis para o uso dos passageiros. Todos contam com espaço para cadeirantes, elevadores automáticos e assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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