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Depois de mais de um ano e meio de pandemia, período em que ocorreram várias restrições às viagens, muitos brasileiros fazem planos para voltar a fazer turismo ou rever parentes e amigos moradores em outras cidades. Neste último trimestre do ano, o avanço da vacinação no país já começou a gerar o aumento da procura dos consumidores por viagens domésticas, o que embala as boas expectativas das empresas dos setores de transporte rodoviário de passageiros, logística e mobilidade. É o caso da marca sueca de caminhões e chassis de ônibus Scania, com fábrica na cidade paulista de São Bernardo do Campo, e do Grupo JCA, holding brasileira de transporte rodoviário de passageiros, com sede na cidade fluminense de Niterói, formada pelas viações Cometa, 1001, Catarinense, Rápido Ribeirão, Expresso do Sul e Macaense. Ambas as empresas apostam na retomada do setor de transporte rodoviário de passageiros ao longo dos próximos meses. “Estão voltando as procuras dos clientes para efetivar compras e planejar entregas para o ano que vem. É um processo gradual que deverá permanecer ao longo de 2022. Imaginamos que uma recuperação efetiva do setor ainda leve pelo menos dois anos”, projeta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. Já o Grupo JCA espera ter um aumento de 40% em viagens de ônibus no último trimestre deste ano e também anuncia uma parceria com a Scania para uma demonstração com um ônibus movido a gás (natural e/ou biometano), com previsão de início no primeiro semestre de 2022.

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Para retomar o caminho do crescimento, o Grupo JCA investiu na renovação da frota, com 271 novos ônibus. Atualmente, a organização conta com cerca de 2.400 unidades, divididas entre as operações rodoviárias, de fretamento e de transporte urbano, que atendem a mais de 60 milhões de clientes de quatrocentas localidades entre as regiões Sul e Sudeste. “Mesmo neste período com tantas incertezas, reforçamos nosso compromisso com os clientes ao investir em novos ônibus em parceria com sólidas empresas como a Scania, que garante chassis com um alto padrão de qualidade e de dirigibilidade na estrada. Adquirimos 159 novos veículos da marca para a operação do transporte rodoviário de passageiros”, explica Gustavo Rodrigues, diretor-presidente do Grupo JCA. Como o momento ainda exige cuidados e os consumidores buscam alternativas seguras para viajar, a higienização dos ônibus da JCA é feita após cada viagem, incluindo a vaporização interna para desinfecção de todas as superfícies para assegurar um ambiente esterilizado e seguro. É disponibilizado álcool gel na entrada dos ônibus, além de ser obrigatório o uso de máscara de proteção durante toda a viagem.

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Os novos ônibus Scania incorporados à frota do Grupo JCA contam com tecnologias embarcadas de segurança como o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), parte do pacote de segurança que auxilia o motorista na melhoria da condução e ajuda a prevenir acidentes de trânsito durante a viagem. O sistema ADAS pode acionar a frenagem de emergência avançada e medir a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista para intervir e evitar acidentes. Também ajuda o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente e o avisa quando o ônibus sai de forma involuntária das faixas de rolagem, por meio de vibração de sua poltrona. “Neste ano, fechamos quase 60% do negócio total do Grupo JCA. Estamos participando ativamente das renovações e ampliações da frota das empresas comprovando a força da nossa parceria, pois nos últimos oito anos, já vendemos 837 chassis para o Grupo. O que reforça a importância de mais essa venda é que a JCA escolhe os produtos de forma racional e com base em resultados financeiros e satisfação dos passageiros”, comemora Munhoz. Dos 159 chassis Scania adquiridos este ano pela JCA, 115 unidades são do modelo K 360 4×2 e outras 44 do K 440 8×2, equipados, além do ADAS, com freio auxiliar Scania Retarder, para aumentar ainda mais a segurança.

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Em relação à demonstração com o ônibus a gás natural e/ou biometano da Scania pela JCA, o modelo escolhido é o K 320 4×2. Ele rodará em uma rota rodoviária a ser definida pelo Estado de São Paulo, com previsão de início no primeiro semestre de 2022. O seu motor é o Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) movido 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel, com o bônus de ser mais silencioso. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). Em caso de incêndio ou batida, o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão. Além do ônibus a gás, o Grupo JCA investe ainda em novas tecnologias para tornar as viagens de ônibus cada vez mais atrativas. Uma delas é a e-bus, unidade de soluções digitais da organização, que já fez com que 60% das vendas de passagens das empresas da JCA passassem a ser concluídas em sites ou aplicativos. A unidade funciona quase como um laboratório, no qual startups do setor de mobilidade podem testar “features” ainda pouco explorados no setor rodoviário brasileiro. Uma das soluções implementadas é a Wemobi, plataforma de viagens lançada no segundo semestre de 2020 e que se propõe a oferecer uma experiência 100% digital e preços acessíveis, sem renunciar à qualidade e segurança. Com uma jornada totalmente online, o passageiro compra o bilhete e usa o QR Code para embarque. Tudo sem contato e com menor custo, com pontos de embarque e saída dentro e fora das rodoviárias. Há também a startup Outlet de Passagens, que disponibiliza bilhetes de ônibus a preços promocionais o ano inteiro para vários destinos nas regiões Sudeste e Sul para quem tem flexibilidade para viajar. Na plataforma, o cliente escolhe a data e um período de viagem (manhã, tarde ou noite) e, após a finalização da compra, recebe a confirmação da empresa que operará a linha, o horário exato da saída do ônibus e a poltrona disponibilizada. Outra iniciativa com boa receptividade do público foi o Clube Giro, programa de fidelidade concebido para funcionar como um jogo, que oferece prêmios em virtude da própria interação dos passageiros.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos:Divulgação

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