Kawasaki Z900 RS

As motocicletas clássicas modernas estão entre as motos preferidas de muita gente, por unirem o charme e nostalgia com engenharia e eletrônica de ponta. É como se o consumidor pudesse viajar no tempo, escolhendo itens favoritos em diferentes décadas, e unisse tudo numa única motocicleta. E agora os amantes deste nicho têm mais um modelo com o qual sonhar: a Kawasaki Z900 RS, uma autêntica retrô moderna. O modelo foi sensação no stand da japonesa no Salão Duas Rodas, em sua primeira aparição ao público brasileiro, em novembro do ano passado. Agora, sete meses depois, a Kawasaki aproveitou o evento em que celebrou sua primeira década de atuação no Brasil para lançar o modelo oficialmente. Assim, a clássica Z 900 RS chega às lojas a partir de 1º de julho, com preço sugerido de R$ 48.990.

Kawasaki Z900 RS

A Z900 RS é uma releitura da icônica Kawasaki Z1, um ícone dentre as nakeds dos anos 1970, fazendo diversas referências visuais à antecessora. Farol redondo, tanque esguio em forma de gota, traseira ‘bico de pato’, guidão alto, assento plano com detalhes na costura, espelhos circulares, painel com ponteiros analógicos. Está tudo lá, assim como há quarenta anos. Até o motor tem elementos para imitar propulsores arrefecidos a ar. Mas basta ligar a moto para se dar conta que ali pulsa um quatro cilindros moderno (herdado da Z900 ‘moderna’, que gera 109 cavalos) e que o retrô limita-se ao visual.

Kawasaki Z900 RS

O propulsor que equipa a Z900 RS é um DOHC de 16 válvulas e 948 cm³, concebido para o modelo. Ele foi retrabalhado para oferecer uma aceleração e entrega de potência progressiva, priorizando o torque em médias e baixas rotações (diferente da Z900 ‘naked’, construída para girar alto). Assim, a RS é forte e vívida desde o início, bem abaixo dos 7 mil rpm. O torque máximo de 9,7 kgfm é entregue aos 6.500 rpm, enquanto os 109 cavalos são extraídos às 8.500 rotações.

Kawasaki Z900 RS

O trabalho no motor incluiu a adoção corpos de borboleta de 36 mm complementados por sub-aceleradores controlados pela ECU, cames para tempos reduzidos de admissão (270° para 248°) e exaustão (256° para 244°), virabrequim mais pesado (com 12% mais massa) e taxa de compressão reduzida de 11,8:1 para 10,8:1. Tudo para que a Z900 RS não fosse apenas uma clássica de estética, como um hatch enfeitado com ‘plásticos aventureiros’.

Kawasaki Z900 RS

Junto do propulsor, há câmbio de seis marchas (com a sexta propositalmente alongada para tornar viagens mais confortáveis) e embreagem assistida deslizante. Ela tem dupla função: reduzir o esforço aplicado à alavanca e evitar o travamento da roda traseira causado por excesso de freio-motor nas reduções de marcha. O chassi em treliça foi concebido para garantir leveza ao conjunto, e para isso teve o trail reduzido e suas linhas desenhadas da forma mais reta possível, reforçando o compromisso retrô da proposta.

De 1970 para cá, os freios e a eletrônica mudaram muito. Por isso, a Kawasaki Z900 RS tem dois discos de freio de 300 mm (com quatro pistões opostos) na dianteira e um traseiro de 250 mm atrás, que atuam junto do ABS e pneus Dunlop GPR-300 na missão de parar a moto. A suspensão tem garfo (de 41 mm) invertido na dianteira com 10 ajustes de compressão e 12 de retorno, bem como ajuste de pré-carga de mola, e link acima do braço oscilante atrás. As posições para as alavancas de freio e embreagem também são personalizáveis: há seis posições para a primeira e outras cinco para a segunda.

Kawasaki Z900 RS

Na eletrônica, destaca-se o controle de tração KTRC, com dois modos de funcionamento e várias combinações possíveis. Resumidamente, o modo 1 prioriza aceleração máxima e o 2 visa segurança, facilitando uma condução suave em superfícies escorregadias – ou o motociclista também pode optar por desligar o sistema. No Modo 2, o KTRC permite ao piloto alternar trechos escorregadios curtos com segurança (trilhos de trem ou tampas de bueiro) e extensões maiores em estradas ruins (pavimento molhado, paralelepípedo, cascalho). E o sistema também é capaz de distinguir quando a roda dianteira perde contato com o solo.

Para os saudosistas mais empolgados com o lançamento da Z900 RS no Brasil, a Kawasaki também apresentou uma coleção de roupas e acessórias exclusivas – sob o tema retrô, logicamente. Os bonés e camisetas, influenciados pela nova moto, chegam às lojas um pouco mais tarde, a partir da segunda quinzena de julho. Já a Kawasaki Z900 RS, que está nas concessionárias a partir do dia 1º de julho, será vendida na cor Candytone Brown.

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