Divulgação
Divulgação

A Honda Biz foi desenvolvida em 1998 exclusivamente para o Brasil e teve como ponto de partida a C100 Dream. Produzida no país de 1992 a 1997, a Dream foi a representante nacional das pioneiras CUB – Category Upper Basic, modelo em produção contínua desde o final dos anos 50 e que é o veículo motorizado mais vendido de todos os tempos. A praticidade e economia são os principais atributos do segmento CUB. No caso das Biz 125 e 110i, os novos grafismos e cores dos modelos 2022 têm a função de manter a atualidade de um dos mais populares veículos do Brasil – são mais de 4 milhões de unidades produzidas em vinte e três anos seguidos. Em 2021, de janeiro a setembro, a Biz emplacou 112.123 unidades e se manteve como a segunda motocicleta mais vendida do país, atrás apenas da eterna líder Honda GG 160 – que vendeu o dobro. A Biz 125 2022 estreia duas novas cores: a bicolor branca e azul e a vermelha, com nova tonalidade. Permanecem em linha as cores perolizadas branca e marrom. Na Biz 110i, as novas cores são o vermelho e o prata metálico, sendo mantida a branca.

Divulgação

Os motores seguem os mesmos. Na Biz 125, o monocilindro OHC arrefecido a ar de 124,9 cc gera 9,2 cavalos de potência e 1,04 kgfm de torque. Dotado do sistema de alimentação PGM-FI, pode receber gasolina e etanol em proporções variadas. Na Biz 110i, o monocilindro OHC, também arrefecido a ar, tem 8,33 cavalos de potência e 0,89 kgfm de torque e o sistema de alimentação PGM-FI só admite o uso de gasolina. Na parte ciclística, ambas compartilham do mesmo tipo de chassi tubular de aço e suspensão telescópica na dianteira e convencional com dois amortecedores na traseira. A diferença está no tipo de rodas e sistema de frenagem. Na Biz 125, as rodas são de liga leve (17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira) e a frenagem CBS – Combined Brake System – atua em disco na frente e tambor atrás. Já a Biz 110i usa rodas raiadas, com freios a tambor também dotados de CBS. O câmbio semiautomático dispensa o acionamento de embreagem e a partida é elétrica. O compartimento porta-capacete sob o assento é aberto pela própria chave de contato.

Divulgação

Na Biz 125, o painel é totalmente digital de LCD com tecnologia blackout e luz ECO, que ajuda na economia de combustível tomada de 12V no compartimento porta-capacete. Ambas trazem o escudo frontal, que além de proteger as pernas abriga um prático gancho retrátil, útil para transporte de mochilas, bolsas e sacolas de compras. Já disponíveis na rede de concessionárias, as Biz 125 e Biz 110i modelo 2022 têm três anos de garantia sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da terceira revisão). O preço público sugerido, com base no Distrito Federal e sem incluir despesas com frete ou seguro, é de R$ 11.590 para a Biz 125 e de R$ 9.260 para a Biz 110i.

Divulgação

Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA