Roda Rio surgiu com a ideia de criar uma aplicação regional para o mercado carioca do conteúdo editorial automotivo produzido semanalmente desde 2018 pela Agência AutoMotrix, que abastece jornais e sites em todo o Brasil. Conforme o projeto foi tomando forma, em meio ao isolamento social motivado pela pandemia do coronavírus, o enfoque evoluiu. Lançada no dia 1º de outubro de 2020, Roda Rio transformou-se em uma startup de jornalismo que está desenvolvendo um novo modelo de negócios de revista automotiva semanal digital em formato mobile (otimizada para leitura em celulares e tablets), com total acessibilidade ainda para qualquer computador. Antes de completar seis meses de existência, em março de 2021, Roda Rio foi anunciada como finalista na categoria “Revistas” da eleição “+Admirados da Imprensa Automotiva Brasileira”, promovida pela publicação especializada Jornalistas & Cia.

Ao longo das primeiras cinquenta e duas edições semanais da revista, a média de 45 mil toques de texto e 60 fotos por edição totalizou a impressionante marca de 2,34 milhões de toques de texto e 3,3 mil fotos por ano – distribuídos por mais de 3 mil páginas. Nelas, Roda Rio tentou cumprir a proposta de oferecer semanalmente uma ampla cobertura dos principais acontecimentos no Brasil e no mundo nos setores de automóveis, utilitários, motocicletas, caminhões e ônibus – incluindo uma cobertura automotiva específica para o Rio de Janeiro. Foram mais de 350 reportagens ao longo do primeiro ano, incluindo mais de 70 testes de veículos, entre automóveis, motocicletas e caminhões. Além das reportagens, as páginas da revista trouxeram mais de 850 notas sobre produtos, componentes, acessórios, tecnologias, negócios e mercado – e ainda dicas para quem dirige.

Entre as pautas do primeiro ano de Roda Rio, o inegável destaque foi a eletrificação dos veículos – cada vez mais carros, motos, vans, caminhões e ônibus são abastecidos em tomadas elétricas. A crise da falta de componentes, notadamente os semicondutores, paralisou algumas linhas de montagem e foi outra pauta automotiva bastante recorrente. No segmento de automóveis, os utilitários esportivos continuam a ganhar força no mercado e se impõem cada vez mais sobre os antigos “queridinhos” dos consumidores brasileiros – os hatches e os sedãs. Tudo indica que os três temas continuarão a frequentar as páginas no ano II de Roda Rio.

Em termos conceituais, Roda Rio se caracteriza por ser uma mídia híbrida, que busca combinar as melhores características editoriais dos meios tradicionais (o jornalismo qualificado das revistas impressas) com a agilidade e a versatilidade dos meios digitais. Atualmente, é a única revista automotiva semanal do Brasil e também a única que trata de carros, utilitários, motocicletas, caminhões e ônibus – tudo na mesma publicação. E é ainda a única revista automotiva voltada para o mercado do Rio de Janeiro. Apesar das dificuldades iniciais causadas por ser uma proposta inovadora e pela própria realidade da economia nacional, Roda Rio já colhe os primeiros resultados publicitários. Às empresas que apoiaram publicitariamente o projeto, o especial agradecimento da equipe da revista.

Atualmente, as edições de Roda Rio são distribuídas por remessas semanais para cerca de 4 mil e-mails, atingindo um público semanal inicial estimado em 12 mil pessoas. Como a revista pode ser facilmente enviada via Whatsapp ou e-mail – e os editores ainda estimulam que seja compartilhada pelos leitores –, muitos costumam distribuir a revista em grupos de redes sociais. Assim, o alcance real da publicação é difícil de ser mensurado. Dentro da proposta de sempre praticar preços acessíveis para que não se tornem impeditivos para quem quer ler, até novembro, a assinatura anual será oferecida por apenas R$ 50 – em dezembro, o valor passará para R$ 60 anuais. E a revista ainda pode ser adquirida de forma avulsa por R$ 2, via Pix, ou pela plataforma de streaming RevistariaS (www.revistarias.com).

Depoimentos sobre Roda Rio

Assino a revista porque me entendo bem com o jeitão dos seus textos e me informo isso é o fundamental. E acompanhem os títulos de Roda Rio, sempre muito bem sacados!”. Vicente Alessi, filho, de São Paulo/ SP (primeiro assinante de Roda Rio)


O Rio de Janeiro foi o berço da imprensa automotiva no Brasil, mesmo antes do surgimento da indústria nacional, e a revista Roda Rio é uma digna herdeira dessa tradição. É o último bastião da outrora prolífica imprensa automotiva carioca”. Jason Vogel, do Rio de Janeiro/RJ

O que mais me agrada na revista é a facilidade de se ler no celular. Outras revistas de automóveis fazem as páginas para internet, mas fica tudo meio agrupado, sem contar com os pop ups que ficam pulando o tempo todo na frente das matérias… As reportagens de Roda Rio rolam na vertical sem interferência, de forma intuitiva. Parado em um aeroporto, no transporte público ou na sala de espera de um consultório, prefiro ler uma boa informação do que ficar virando fotos no Instagram ou lendo bobagens no Facebook…”. Henrique Pereira, de São Paulo/SP

O que eu mais gosto na Roda Rio é a maneira de expor as informações. Atualmente é por onde eu me informo sobre as coisas que estão acontecendo na indústria automotiva. Tudo que acontece de mais importante está lá. As avaliações são sempre criteriosas e a produção da revista é bacana e muito caprichada!”. Henrique Koifman, do Rio de Janeiro/RJ

É sempre bom saber que uma publicação digital sobre veículos conquista espaço pela dedicação de sua equipe, já no primeiro ano de vida. Parabéns à Roda Rio. Que venham muitos quilômetros pela frente”. Fernando Calmon, de São Paulo/SP

Quem navega pela revista Roda Rio encontra informação com conteúdo, o bem mais precioso atualmente, pois a análise da informação é o que permite ao leitor tomar suas decisões. O melhor carro, a melhor tecnologia, tudo isso precisa ser considerado no atendimento das necessidades do consumidor. Parabéns pela apresentação, forma editorial e desejo ainda mais sucesso”. Tarcisio Dias, do Recife/PE

A linguagem usada pela Roda Rio me atrai muito, porque atinge tanto o leitor especializado quanto quem gosta de carro, mas ainda tem muito que aprender. Eu não fico com dúvidas quando termino de ler as reportagens”. Sidney Garambone, do Rio de Janeiro/RJ

por Luiz Humberto Monteiro Pereira

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