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Futuro do aftermarket

Durante o evento Automechanika Digital Plus, versão virtual (por conta da pandemia da Covid-19) do mais tradicional evento mundial do setor de aftermarket automotivo, a alemã ZF apresentou as mais recentes evoluções de seus Sistemas de Transporte Autônomos (ATS), que estão em uso desde 1997. Graças aos acessórios que incluem sensores, sistemas de assistência ao motorista e acionamentos elétricos, os protótipos preparados pela ZF podem servir como base para todos os futuros carros de passeio, vans e comerciais. A ZF não fornece apenas serviços para ATS como também para outras aplicações que já estão em produção em série ou planejadas: vans autônomas, veículos de manuseio de materiais industriais e máquinas agrícolas. A complexidade desses veículos significa que suas operadoras não podem mais confiar apenas em suporte de manutenção e reparos convencionais de oficinas automotivas – eles também precisam de suporte digital abrangente durante toda a vida útil do veículo. Entre muitas outras coisas, isto inclui serviços como controle de frota inteligente, manutenção preditiva e atualizações remotas. Desta forma, as oficinas do passado estão evoluindo para o “Aftermarket da Próxima Geração”. “Estas tecnologias são capazes de revolucionar toda a nossa indústria, pois oferecem uma alternativa atraente para o cenário atual centralizado em veículos, ao mesmo tempo em que conservamos recursos e reduzimos emissões. A ‘Mobilidade da Próxima Geração’ já é uma realidade, em parte pelos produtos e soluções da ZF. Aplicações sem motorista e totalmente controladas por informações como robôs-taxi e serviços de transporte estão definindo novos horizontes para a mobilidade. Nossa empresa apoia o lançamento contínuo de veículos autônomos ao expandir a infraestrutura e oferecer serviços de manutenção para o software e o hardware dessas aplicações voltadas para o futuro”, explica Philippe Colpron, CEO da ZF Aftermarket.

Marketing em jogo

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Seis meses depois de chegar ao mercado, o novo Nissan Kicks ganha sua primeira série especial, a XPlay, com visual diferenciado, itens exclusivos e um presente para seus compradores: um NFT (Non Fungible Token) de uma peça de criptografia feita pelo artista brasileiro Fesq. Para o mercado nacional, a Nissan produzirá mil unidades do Kicks XPlay em seu Complexo Industrial de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. A chegada às concessionárias está prevista para o início de outubro. O modelo será oferecido em combinação de duas cores: Branco Diamond perolizado com teto vermelho. A assinatura do nome da edição limitada estará nas soleiras das portas, acima da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros. O Kicks XPlay é equipado com a segunda geração do motor HR16DE 1.6 de 16 válvulas, com 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4 mil giros. O câmbio é o XTronic CVT com modo “Sport”. Além das mil unidades para o Brasil, serão fabricadas trezentas e cinquenta para a Argentina e o Paraguai. O preço sugerido no mercado nacional é de R$ 122.990. 

Politicamente correto

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O protótipo do SUV ID.Life é a aposta que a Volkswagen faz para o uso especificamente urbano de um veículo 100% elétrico, com chegada ao mercado prevista para 2025. O utilitário esportivo com jeito futurista é o primeiro com tração dianteira tendo como base a plataforma modular global MEB da marca alemã. O interior do ID.Life pode ser transformado em uma “sala de cinema”, com as imagens projetadas em uma tela de 34 polegadas. Os bancos dianteiros totalmente reclináveis podem servir como apoio para as pernas e os pés dos ocupantes quando sentados nos lugares traseiros. A capota, de lona removível, permite transformar o carro em um conversível. O ID.Life tem motor com 234 cavalos de potência, capaz de levá-lo até os 100 km/h em 6,9 segundos. Segundo a Volkswagen, a bateria de alta tensão, com 57 kWh de capacidade, garante uma autonomia de quatrocentos quilômetros, conforme o ciclo WLTP. O modelo utiliza materiais recicláveis em larga escala, como o verniz da pintura vindo de madeira como corante natural, o tecido da capota produzido a partir de garrafas de plástico reaproveitadas e os pneus compostos de uma mistura de óleo orgânico, borracha natural e casca de arroz.

Estreia com comemoração

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O BMW X1 M Sport chega ao mercado brasileiro produzido em Araquari, Santa Catarina. Exclusiva para o Brasil, a série lançada originalmente na edição especial que comemora os vinte e cinco anos do BMW Group no país tem previsão de chegada às concessionárias para novembro deste ano, com preço de R$ 309.950. “Ter uma fábrica própria nos permite focar nas necessidades e nos gostos do cliente nacional, e assim surgiu este modelo”, afirma Roberto Carvalho, diretor Comercial da BMW do Brasil. O X1 M Sport terá três opções de cores: Branco Alpino (sólida), Preto Safira e Cinza Mineral (as duas metálicas). O motor 2.0 TwinPower Turbo ActiveFlex entrega potência de 192 cavalos a partir de 5 mil rpm e um torque máximo de 28,5 kgfm de 1.250 a 4.500 rpm. O câmbio automático Steptronic de 8 velocidades tem trocas sequenciais feitas em “paddles shifts” no volante. O carro acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos e pode chegar a 225 km/h. A central multimídia de 10,25 polegadas permite o acesso rápido aos demais sistemas, com a navegação Plus e o iDrive Touch Controller, comando por toques capaz de reconhecer sinais e letras.

O valor do preço

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Em parceria com o Grupo Volkswagen, que se tornou sócio da JAC Motors na China em 2019, o E-JS1 estreia no mercado brasileiro para ser o oitavo veículo 100% elétrico da marca oriental. O novo modelo será vendido no Brasil com preço de R$ 149.900. Com 30,2 kWh de capacidade de carga, o E-JS1 tem apenas 1.180 quilos para um motor com 62 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque. O carro pode chegar a 110 km/h de velocidade máxima e a 302 quilômetros de autonomia. “O E-JS1 é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compactos urbanos, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade. O motorista pode utilizá-lo em rodovias, em pequenas viagens? Claro que sim! Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”, diz Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. De acordo com a fabricante, toda a parte interna do E-JS1 foi projetada para o conforto do condutor. O pequeno elétrico tem duas telas a serviço do motorista. A primeira é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, enquanto a segunda, de TFT de 6,2 polegadas, concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo e autonomia). O E-JS1 incorpora ainda o iPedal, um sistema de regeneração de carga da bateria nas desacelerações e frenagens. 

Sucesso nos “States

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A Dodge e a Ram fizeram dobradinha entre as marcas no estudo 2021 de Desempenho, Execução e Visual Automotivos (Apeal, na sigla em inglês) da J.D. Power, feito com trinta e duas fabricantes nos Estados Unidos. A Ram repetiu a performance do levantamento de 2020. Além disso, a Ram 1500, que dá seus primeiros passos no Brasil, foi escolhida como o melhor veículo na categoria de picapes grandes de uso leve (light duty). Foi o segundo ano seguido em que a Ram 1500 comandou a lista. “Eu disse no ano passado que manteríamos o acelerador bem apertado. Mantemos nossa missão de fazer o melhor para nossos clientes, mas sabemos que temos mais trabalho a fazer”, disse Mark Champine, diretor de Experiência do Cliente da Stellantis para a América do Norte. As Ram 2500 e 3500 ficaram em segundo lugar entre as picapes para serviço pesado (heavy duty), mesma colocação para três outros veículos da Stellantis em suas respectivas categorias: o sedã Dodge Charger, o SUV Dodge Durango e a picape Jeep Gladiator. 

Sem deixar furo

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Causados pelo desgaste diário do trânsito ou resultado de chuvas intensas, os buracos são um dos maiores inimigos dos automóveis. É raro encontrar um motorista que não teve prejuízo ao passar com o carro em trechos esburacados. Para isso, a HDI Seguros está lançando a nova cobertura adicional “Proteção Contra Buracos”. Com franquia de R$ 120, a novidade garante ao cliente o socorro de oficinas referenciadas da Autoglass, parceira da HDI na prestação desse serviço. “Estamos cientes dos problemas das ruas e estradas no nosso país e que os motoristas enfrentam diariamente. O que seria apenas um susto pode virar uma série de problemas prejudiciais ao veículo”, avisa Marcelo Moura, diretor de Automóvel e Massificados da HDI Seguros. A cobertura “Proteção Contra Buracos” pode ser acionada em casos em que o dano é iniciado no pneu ou na roda. Serão considerados os seguintes estragos:
– Pneu – Troca em caso de ruptura, rasgo ou deformação da parede lateral do pneu.
– Roda – Troca em caso de trincas ou quebras no aro ou a pintura dela em arranhões superficiais.
– Suspensão – Amortecedores, molas, braço oscilante, pivô e barra estabilizadora (em caso de troca) estarão cobertos, assim como a calota, o alinhamento, o balanceamento, o batente e o tirante da barra estabilizadora, se forem afetados no evento que causou o dano à roda ou ao pneu. 

por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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