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Dentro do conceito “Puro Prazer de Dirigir Elétrico”, o BMW Group apresentou mudialmente os modelos i4 e iX. Ambos terão o lançamento europeu adiantado para novembro. A chegada ao Brasil está confirmada e, conforme a fabricante bávara, deve ocorrer já no próximo ano. Tanto o Gran Coupé de quatro portas quanto o SAV (Sports Activity Vehicle) têm dirigibilidade esportiva. “Os novos iX e i4 chegarão com foco nos desejos do cliente brasileiro que amam tecnologia, design e esportividade, agora também elétrico. É o primeiro passo em uma nova revolução elétrica”, promete Roberto Carvalho, diretor Comercial da BMW no Brasil.

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O i4 M50 é o primeiro modelo totalmente elétrico feito pela BMW M GmbH. Desde o projeto inicial, o carro foi concebido para elevar o nível de emoção ao volante de um veículo elétrico. Conta com 544 cavalos de potência e 80 kgfm de torque, naturalmente, instantâneo, tudo despejado nas quatro rodas graças aos motores frontal e traseiro. A transmissão de torque fica, em sua maior parte, concentrada na traseira, uma maneira de reforçar a tradição da BMW. De acordo com a marca alemã, o i4 M50 acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos, com autonomia de 510 quilômetros (WLTP, ciclo para esse tipo de medição), com consumo de 19 a 24 kWh por cem quilômetros percorridos.

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As baterias ficam entre os eixos do BMW i4, uma solução que assegura o menor centro de gravidade possível, 3,7 centímetros mais baixo em comparação ao da Série 3. A quinta geração do conjunto de potência eDrive permitiu uma série de evoluções. As bateria podem ser recarregadas em estações ultrarrápidas com capacidade de admissão de energia de até 200 kW – o máximo disponível. Nesse modo, é possível se recarregar as baterias de 10 a 80% em apenas trinta minutos. Os materiais e design das baterias permitem reciclagem de até 90%. Elas têm 10% a menos de cobalto e, conforme a BMW, os materiais necessários para sua fabricação são adquiridos e monitorados pela própria empresa, caso do lítio comprado na Austrália.

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Já o BMW iX é o SAV (espécie de versão elétrica do segmento SUV) com a funcionalidade do X5, o dinamismo do X6 e a aparência do X7, incluindo a nova e gigantesca grade de “duplo rim”, assim como no i4. O iX foi criado para ser um companheiro tecnológico para longas viagens. Aços de ultra e alta resistência se somam ao alumínio e aos polímeros reforçados com fibra de carbono, uma tecnologia herdada da Série 7. O utilitário esportivo elétrico dispõe de duas versões de tração integral.

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Com 523 cavalos de potência e 76,5 kgfm de torque, o iX xDrive 50 acelera de zero a 100 km/h em 4,6 segundos, com consumo de 19,8 a 23 kWh por cem quilômetros percorridos. O alcance da versão é de 630 quilômetros (ciclo WLTP). O iX xDrive 40 tem potência equivalente a 326 cavalos e torque de 63,5 kgfm, com a mesma aceleração cumprida em 6,1 segundos e autonomia de 425 quilômetros. Ainda há uma opção mais forte a caminho, o iX M60, cuja potência ultrapassará os 600 cavalos. O iX xDrive 50 pode ser recarregado de forma rápida até 200 kW. Assim, a bateria pode ser “preenchida” de 10 a 80% de sua capacidade total em menos de quarenta minutos.Com espaço para cinco pessoas, o interior é dominado pelo painel curvo que integra o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e a central multimídia de 14,9 polegadas. Em nome da tradição, o painel fica ligeiramente voltado para o motorista. O sistema operacional iDrive 8 faz sua estreia no iX e no i4. Personalizáveis de acordo com o gosto do “freguês”, as telas do iDrive 8 têm alta resolução e contêm todas as informações fundamentais para o funcionamento dos veículos 100% elétricos, exibidas de maneira atraente e intuitiva. Para simplificar a vida do motorista, o número de botões do painel foi reduzido à metade, sem abdicar dos comandos manuais. Os usuários dos dois modelos podem dar nomes de sua escolha para o Assistente Pessoal Inteligente BMW, que pode aprender novas funções e formas de expressão ao longo do contínuo desenvolvimento do BMW iDrive. Esses novos recursos são regularmente atualizados por meio de upgrades remotos.

por Daniel Dias /AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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