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No final de outubro de 2019, a Ford anunciou o encerramento da produção de caminhões na fábrica paulista de São Bernardo do Campo, que havia sido previamente divulgado em fevereiro. Um ano e três meses depois, em janeiro de 2021, encerrou também a produção local de automóveis e motores e transmissões, respectivamente, em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), tirando de linha os compactos Ka e EcoSport. Atualmente, se dedica exclusivamente à venda de veículos importados, como a picape Ranger (feita na Argentina), o esportivo Mustang (Estados Unidos) e os SUVs Bronco (México) e Territory (China). Agora, a marca norte-americana anuncia a criação da Divisão de Veículos Comerciais no Brasil, que atuará na região como parte da nova organização global Ford Pro, dedicada ao segmento profissional. E o primeiro produto da nova divisão é a van Transit, um veículo com mais de sessenta anos de história e mais de 10 milhões de unidades produzidas. A Transit, que já foi vendida no Brasil em gerações anteriores, e é líder de vendas nos Estados Unidos e na Europa há seis anos seguidos. O mercado brasileiro será abastecido pela nova fábrica construída em parceria com a Nordex, no Uruguai – a quinta a produzir a Transit no mundo, ao lado da Turquia, Rússia, China e dos Estados Unidos –, com um investimento de US$ 50 milhões. Na Europa, a marca já anunciou a chegada da versão elétrica E-Transit, que abre caminho para o futuro desenvolvimento da linha – mas não há previsão sobre a vinda dessa configuração para o Brasil.

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            “A fábrica no Uruguai é resultado de um modelo inovador de parceria da Ford com a Nordex, empresa especializada em manufatura e com mais de cinquenta anos de experiência no setor. Ela garante uma estrutura altamente eficiente e com custos competitivos para atender ao tamanho e às necessidades do nosso mercado”, explica Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. Para o lançamento nos mercados brasileiro e sul-americano, a Transit passou por um extenso programa feito pela engenharia do Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford na Bahia e no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, em parceria com a Inglaterra e a Alemanha. Esse programa incluiu mais de 20 mil horas de trabalho de engenharia e o equivalente a um milhão de quilômetros rodados em condições reais nos testes de desempenho, validação e durabilidade para atender às características únicas do clima, das estradas, combustível, trânsito e modo de dirigir dos consumidores brasileiros e sul-americanos.  

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            A Transit uruguaia será produzida inicialmente no modelo de passageiros, ou minibus, nas versões para quinze ou dezesseis ocupantes e dezoito ou dezenove pessoas, incluindo o motorista, adaptadas em um ModCenter específico, além da chamada versão vidrada, sem bancos, para o cliente configurar como for preciso. A versão de carga, ou furgão, chegará logo depois com as opções de cabine média ou longa, também configuráveis de acordo com as necessidades do cliente. A Ford desenvolveu ainda uma rede de transformadores e adaptadores certificados para fazer as modificações que o cliente precisar na Transit.

            De acordo com a Ford, a conectividade será um dos grandes diferenciais da Transit para poder operar sem paradas o máximo de tempo possível. Ela virá um modem embarcado, o FordPass Connect, que coloca o veículo na palma da mão do cliente onde ele estiver para agilizar os serviços. Com o aplicativo FordPass, o cliente pode saber o status da Transit, a sua localização em tempo real e enviar comandos remotos pelo celular, como trancar e destravar portas, dar a partida, checar o nível do combustível, a quilometragem e quanto falta até a próxima revisão. O alerta de falhas trabalha conectado com todos os sistemas eletrônicos da Transit e pode identificar mais de três mil defeitos. Além de gerar um alerta no celular, ele orienta na correção do problema. Se for um alerta mais urgente, que pode afetar o funcionamento do veículo, a assistência vinte e quatro horas entra em contato com o cliente para procurar uma solução. O FordPass permite ainda agendar e acompanhar o andamento de serviços no veículo.

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            Para que a área de pós-vendas seja um dos pilares da nova Divisão de Veículos Comerciais, toda a rede Ford venderá e dará assistência à Transit. Serão mais de cem concessionárias preparadas para garantir a manutenção em todas as regiões do Brasil. O cliente terá também um canal exclusivo na Central de Atendimento Ford com assistência vinte e quatro horas, sete dias por semana. O suprimento de peças será abastecido por cinco centros de distribuição, e um sistema de logística fará entregas rápidas em todo o país. Além das unidades em Barueri (SP), Gravataí (RS) e Salvador (BA), a Ford inaugurou este ano dois depósitos nas cidades paulistas de Porto Feliz e de Cajamar. 

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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