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A Volvo acaba de apresentar no Brasil a nova geração de chassis de ônibus rodoviários para longas distâncias. Produzidos em Curitiba, no Paraná, os novos Volvo B420R+ e B450R+ vêm com nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente. De acordo com a Volvo, esses recursos garantem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota. Aprimoramento do Sistema de Segurança Ativa, novas funcionalidades do App Volvo Bus Connect e condições especiais de financiamento pelo Banco Volvo completam o pacote de novidades. “Com tecnologias sempre inovadoras, os dois modelos são o que há de mais avançado em chassis rodoviários. Sempre buscamos soluções que ofereçam mais eficiência na operação, segurança e conforto, mantendo os altos níveis de qualidade da marca”, comemora Paulo Arabian, diretor Comercial de Ônibus da Volvo no Brasil. 

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            Os novos chassis usam versões “doble decker” (duplo piso) e “low driver” (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420 e 450 cavalos. O software de controle do motor foi aprimorado para as condições de topografia, carga e condução do Brasil. De acordo com a engenharia da marca sueca, essa tecnologia, chamada de Aceleração Inteligente, proporciona redução expressiva no consumo de diesel, um dos mais importantes itens na planilha de custos do transportador. “Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo Buses na América Latina. Ainda no motor, os novos B420R+ e B450R+ trazem modificação no sistema de pós-tratamento (SCR), com sistema de dosagem de Arla32 atualizado. O dispositivo ganhou novos módulo de comando, bomba e injetores. As mudanças seguem um padrão adotado na linha de caminhões da Volvo, que visa simplificar a manutenção e reduzir custos operacionais.

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            Os chassis ganharam um novo volante. Forrado em couro, tem (sem este ‘agora’) 50 centímetros de diâmetro, ergonomicamente projetado para proporcionar mais conforto e segurança ao dirigir. Outra novidade dos chassis é uma versão atualizada da transmissão I-Shift. Com novo software, as trocas mais rápidas e suaves, melhorando o desempenho e o conforto. “Conjugados, o novo software do motor e a nova I-Shift podem trazer até 5% de redução no consumo, dependendo do trecho e condições de operação”, afirma Prosdócimo. Também houve evoluções na arquitetura eletrônica dos veículos, que estão mais conectados. Com isso, o Volvo Bus Connect aplicativo de celular, que ajuda o operador a gerir a frota, ganhou novas funcionalidades. Remotamente, é possível de se acompanhar o desempenho de cada veículo, visualizando o consumo de diesel, tempo de condução na faixa econômica de rotações e tempo em marcha lenta. Com esses dados, é possível de se implementar melhorias, treinando os motoristas com base em números concretos. O App Volvo Bus Connect é gratuito e está disponível para “download” na Play Store e na Apple Store. A nova geração de chassis traz ainda um tacógrafo digital. É um equipamento com menor custo de operação, memória interna de até sete dias de gravação e que garante maior conforto ao motorista e mais praticidade graças ao armazenamento digital.             Em termos de tecnologias de segurança, os novos B420R+ e o B450R+ podem ter o Sistema de Segurança Ativa (SSA) mesmo em carrocerias equipadas com vidro bipartido. A última geração do SSA traz um conjunto de tecnologias que ajudam a evitar acidentes, como o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, o aviso de Mudança de Faixa, o Sinal de Alerta no Para-Brisa, o Piloto Automático Adaptativo e o Assento Vibratório. Os chassis vêm de série com controle eletrônico de estabilidade, freios eletrônicos a disco e sistema antitravamento (ABS).

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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