Linha ampliada
A Ford acaba de anunciar a chegada de mais um produto global inédito no Brasil, a picape Maverick, programada para estrear no próximo ano. O anúncio foi feito por Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, que destacou as características únicas do veículo e a sua importância no fortalecimento do portfólio de produtos da marca na região. “A chegada da Maverick é mais um lançamento dentro da nossa estratégia de trabalhar com os pilares em que a Ford tem sucesso no mundo, com um produto inovador e conectado”, afirma Justo. Embora o executivo não tenha confirmado, a Maverick deve vir para o Brasil com “powertrain” híbrido, com motor 2.5 de 164 cavalos e 21,4 kgfm de torque combinado a um elétrico de 128 cavalos e 23,9 kgfm. Nos Estados Unidos, a Maverick teve pré-venda iniciada em junho deste ano, com mais de 100 mil reservas. O nome foi usado no cupê esportivo que se tornou um ícone dos anos 70 no Brasil e no mercado norte-americano. “A Maverick é inovadora, uma picape ‘Ford Raça Forte’. Ela surpreende pela versatilidade, tanto no interior quanto na caçamba. Nos testes que fizemos com ela, todos ficaram impressionados”, destaca Justo.
Vapor d’água como emissão
A BMW decidiu levar ao Salão de Munique o novo iX5 Hydrogen, veículo experimental, que os visitantes da mostra bávara poderão conduzir de 7 a 12 de setembro. O modelo tem por base o X5. Uma série do iX5 Hydrogen será usada para fins de demonstração e testes a partir do próximo ano. “Com sua célula de combustível de alto desempenho e bateria de potência otimizada, o sistema de direção do iX5 Hydrogen é único no mundo. Com isso, estamos abrindo novos caminhos para o prazer de dirigir sustentável”, explicou Juergen Guldner, chefe do BMW Group Hydrogen Fuel Cell Technology e Vehicle Projects. O iX5 Hydrogen combina tecnologia de célula de combustível com um BMW eDrive de quinta geração. O sistema de acionamento usa hidrogênio como combustível, convertendo-o em eletricidade em uma célula, fornecendo uma potência elétrica de até 125 kW ou 172 cavalos, com vapor d’água como única emissão.
Locação na tomada
Conforme pesquisa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), no primeiro semestre de 2021, o setor ultrapassou pela primeira vez a marca de 1,5 mil veículos elétricos em sua frota total. Foram pesquisadas ainda as quantidades de automóveis, comerciais leves, caminhões, ciclomotores, ônibus e motos movidos a eletricidade licenciados em nome de empresas de aluguel. Os resultados apontaram que os automóveis correspondem à maior parcela (setecentos e sessenta e nove unidades), seguidos pelos ciclomotores (cento e quarenta e um) e pelos comerciais leves (cento e dezesseis). Há ainda oitenta e seis motonetas, sessenta e uma motocicletas e noventa e oito ônibus no setor. O Nissan Leaf é o automóvel elétrico mais presente (duzentas e quarenta e seis unidades) na frota do setor de aluguel de carros, à frente do ciclomotor Dayang Ecooter E1S (cento e trinta e oito) e do Caoa Chery Arrizo 5E (cento e vinte e seis). Regionalmente, São Paulo é o Estado que reúne a maior parte da frota eletrificada das empresas de locação, com setecentas e sessenta e sete unidades licenciadas.
Marketing em jogo
A “Gamescom 2021 Digital” apresentou o jogo “Forza Horizon Edition”, trazendo o Mercedes-AMG Project One como estrela principal. A versão virtual do hipercarro com tecnologia de Fórmula-1 encanta com um nível de detalhes e a maior fidelidade no mundo digital. Os jogadores ficam imersos em um ambiente hiperreal no qual a paisagem do México é recriada. A experiência de dirigir virtualmente é incrivelmente realista. A aceleração, frenagem, direção e agilidade virtuais, bem como a aerodinâmica ativa, correspondem às características do futuro modelo real. E isso não é o final da diversão do jogo: outros veículos de alta performance da Mercedes-AMG estarão disponíveis para aventuras quase ilimitadas. Os jogadores poderão experimentar um desempenho de tirar o fôlego, com mais de mil cavalos de potência e uma velocidade máxima de mais de 350 km/h. O jogo estará disponível globalmente em 9 de novembro para os atuais consoles da família Xbox, incluindo Windows PC.
Zerou
Os mais recentes resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foram apresentados com uma decepcionante “zero estrela” para o Renault Duster. O SUV compacto, produzido no Brasil e na Romênia, com dois airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamento padrão, obteve 29,4% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,9% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,7% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,8% em Sistemas de Assistência de Segurança. O Duster para a América Latina e o Caribe não oferece airbags laterais de corpo nem de proteção lateral de cabeça como o modelo vendido na Europa sob a marca Dacia. No impacto frontal, o Duster apresentou estrutura instável e perda de combustível. No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta. A perda de combustível registrada no impacto frontal exigirá ações da Renault, que podem até resultar um recall das unidades já em circulação.
Vai longe
A GAC Aion, uma das montadoras mais importantes da China, está se colocando também como uma das principais no segmento de carros elétricos. Seu novo automóvel zero emissão, o Aion V, promete autonomia de mil quilômetros e carregamento de 100% da bateria em menos de dez minutos em sua versão topo de linha, bem superior a modelos da Tesla e de outras marcas. Conforme a GAC, o Aion V terá duas versões, uma com carregamento de 3C (unidade coulomb) e outra de 6C, que dariam à bateria de grafeno (forma cristalina do carbono) capacidade de carga ultrarrápida. O lançamento do Aion está previsto para setembro deste ano, quando a empresa mostrará todo o aparato tecnológico e suas especificações técnicas, como a potência, o torque e as versões.
Assistência segura
A Europ Assistance Brasil, multinacional de soluções de serviços e assistências presente em mais de duzentos países, e a Via Global Seguros, corretora com mais de vinte e cinco anos de atuação no mercado nacional, anunciam parceria para a oferta de assistências para automóveis, motocicletas e caminhões. A novidade chega para ampliar o acesso a serviços de emergência do dia a dia, principalmente para os profissionais que utilizam seus veículos como fonte de trabalho, como motoristas de táxis e de aplicativos, entregadores e caminhoneiros. A contratação de assistências é uma solução financeiramente acessível para atender às necessidades e segurança dos motoristas que não podem adquirir um seguro. Por meio da plataforma RodeSeguro (www.rodeseguro.com), desenvolvida pela Via Global, os interessados poderão contratar os planos e ter acesso ao Clube RodeSeguro (www.cluberodeseguro.com), que oferece descontos e produtos exclusivos em mais de 10 mil estabelecimentos. Os pacotes serão oferecidos a partir de R$ 145 ao ano, com a possibilidade de pagamento parcelado e no cartão de crédito
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!