No ano em que completa seis décadas e meia de Brasil, a Mercedes-Benz apresenta o eO500U, seu primeiro chassi de ônibus elétrico, veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. Produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o chassi foi amplamente testado na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler em ônibus elétricos. Sua chegada ao mercado nacional está prevista para 2022, e a capital paulista deve ser o primeiro cliente a receber os novos ônibus. Atualmente, apenas a chinesa BYD produz chassis de ônibus elétricos no Brasil, em sua fábrica na cidade paulista de Campinas. “Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Os ônibus dividem espaço nas nas metrópoles com automóveis e pessoas, bicicletas, motos e outros meios de locomoção. Esses lugares estão sendo preparados para receberem novas tecnologias para a mobilidade, levando em consideração a eficiência, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental”, comemora Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da América Latina. Segundo a fabricante, foram investidos R$ 100 milhões no desenvolvimento do chassi de ônibus elétrico nacional.
“Mais do que lançar um novo produto no Brasil, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da companhia na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. Nessa entrada na era da eletromobilidade, daremos todo o suporte necessário para que os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. A gama de serviços incluirá uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frota com ônibus elétricos. “Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano no próximo ano, como também aos países da Europa e da Oceania, o eO500U atenderá às especificações de cada mercado, inserido no contexto de multissoluções globais da marca”, reforça o executivo. “Além do elétrico, a Mercedes-Benz seguirá apostando em alternativas como os biocombustíveis Biodiesel e HVO, que também podem auxiliar na redução de CO2. O diesel, que move a maioria das frotas no Brasil e no mundo, já vem apresentando alto potencial de melhorias em eficiência, consumo e redução de emissões”, conclui Leoncini.
O chassi eO500U é um modelo Padron 4×2 da linha O500, consagrada no transporte coletivo urbano brasileiro. Com piso baixo, poderá receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento, com capacidade para 83 passageiros. Sua autonomia chegará a 250 quilômetros, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil, com a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento. Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o eO500U virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia. O trem-de-força trará para o motorista uma experiência de condução mais suave e confortável. O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos. Uma recarga completa demanda 3 horas.
O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle, trazendo informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos. “O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo. Esse é um grande marco no desenvolvimento de chassis de ônibus que mostra a experiência da nossa equipe de Engenharia e Desenvolvimento. Estamos fazendo tudo isso com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas”, pondera Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. O preço do novo chassi de ônibus elétrico não foi divulgado, mas segundo a Mercedes-Benz custa de três a quatro vezes mais que um chassi de ônibus a diesel de capacidade similar.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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