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Soluções próprias

            A Estrella Mobil, fabricante gaúcha de motorhomes, criou o primeiro e único motorhome 100% autossuficiente do país. Isso quer dizer que o veículo tem capacidade para oferecer muito conforto – energia elétrica, ar-condicionado e água quente de forma ininterrupta – sem depender de nenhuma fonte de energia externa. O kit Star Light pode ser instalado em qualquer motorhome ou nos modelos de expedição da Estrella Mobil. Diferentemente dos motorhomes convencionais, que utilizam o alternador do veículo localizado no motor para produção de energia, o kit Star Light tem duas fontes distintas de geração de energia: o primeiro, por meio de energia solar – gera até 1.200 Watts de potência – e o segundo, por uma solução criada no Brasil, que utiliza um novo equipamento acoplado ao veículo gerando energia exclusivamente para a “casa” do motorhome. “Esta solução foi criada a partir de sugestões de clientes que precisavam de autonomia completa aliada à praticidade e ao conforto durante longas viagens, principalmente em regiões nas quais o acesso à energia elétrica é precário. Caso o motorhome fique estacionado dentro de uma caverna, longe da luz do sol e com o motor desligado por todo o período, o veículo ainda funciona completamente, inclusive com o ar-condicionado, por dois dias em razão de um robusto banco de baterias importadas”, explica Julio Lemos, fundador da Estrella Mobi. Já o tratamento de água é feito em duas etapas. Os resíduos de água que caem no ralo do chuveiro ou da torneira seguem direto para a caixa de água servida, que faz automaticamente todo o tratamento do líquido. A água retorna para a caixa limpa, livre de contaminantes e pronta para o reuso. “Em casos extremos, as pessoas conseguem fazer a captação da água de rio por meio de uma mangueira ligada diretamente à caixa, que faz todo o processo de tratamento automático”, complementa Lemos. Além disso, com o uso do sanitário compostável, o cheiro é eliminado automaticamente. O motorhome torna-se assim duplamente sustentável, pois tem sistemas adaptados à geração de energia renovável e oferece a possibilidade de transformação dos resíduos em adubo.

Aposta na retomada

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        O Grupo JCA, composto pelas empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão, está renovando sua frota visando ao cenário de retomada de crescimento da economia, após o impacto causado pela pandemia. No total, são duzentos e setenta e um novos ônibus que serão entregues até o final deste ano. “Optamos por investir em ônibus que ampliam não só o conforto, como também a segurança dos passageiros durante as viagens por meio de tecnologias avançadas”, afirma Anuar Helayel, diretor da Unidade de Transporte de Passageiros do Grupo JCA. A nova frota conta com uma das mais modernas tecnologias embarcadas de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), parte do pacote de segurança da Scania, que auxilia o motorista na melhoria da condução e ajuda a prevenir acidentes durante a viagem.  Na região Sul do país, a Viação Catarinense já recebeu doze dos vinte e quatro novos veículos modelo VisstaBuss DD, da Bussacar. Ainda no Sul, a Viação Cometa recebeu, na cidade de Curitiba, vinte carros no modelo Busscar El Buss 320L, motor dianteiro e chassi Man/Volkswagen, voltados para fretamento. Já em São Paulo, a Viação Cometa também recebeu vinte e cinco veículos para a nova frota nos modelos Busscar Vissta Buss 360L (motor traseiro), nesse caso, também equipados com o ADAS. No total, a empresa receberá cento e onze ônibus, sendo setenta da Scania e quarenta e um da Volkswagen. Ainda no Sudeste, porém, no Rio de Janeiro, a AutoViação 1001 acaba de anunciar a entrada em operação dos quarenta e cinco carros já recebidos, modelo Busscar El Buss 320L, chassi Mercedes-Benz, com motor dianteiro e com suspensão pneumática, que serão usados para o transporte intermunicipal. 

Triplicar é a meta

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        Depois de atingir a marca de 4 milhões de usuários cadastrados na plataforma, a Buser quer aumentar em mais de três vezes o total de passageiros transportados no seu marketplace, o Buser Passagens. Lançado no início do ano, o serviço tem transportado mensalmente cerca de 20 mil passageiros, mas a meta para dezembro é bater a marca de 70 mil viajantes transportados a cada mês. Para avançar, a startup planeja dobrar o número de viações parceiras integradas ao Buser Passagens. Atualmente, são mais de sessenta parceiras, como o Expresso Adamantina, o Grupo Roderotas e o Expresso Transporte. Até o fim deste ano, a previsão é vender bilhetes para cem companhias, chegando a todos os Estados do Brasil. “Com a convergência da nossa plataforma, passaremos a oferecer, em breve, descontos progressivos para as viações que aderirem ao sistema”, anuncia Savio Caríssimo, diretor da Área Comercial na Buser. Maior plataforma de intermediação de viagens rodoviárias no país, a startup não cobra taxas de serviço ou conveniência. Assim, consegue vender mais barato do que outras plataformas online.

Planos adiados        

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A Tesla adiou novamente suas previsões para o início da produção da picape Cybertruk e do caminhão Semi. Agora, a entrega dos dois modelos 100% elétricos aos clientes acontecerá a partir de 2022. De acordo com a marca norte-americana de veículos elétricos, já há mais de um milhão de pedidos para a picape. E o Semi já tem encomendas feitas por grandes multinacionais, como a Pepsico. A Cybertruck deverá ser produzida na fábrica de Austin, no Texas. O adiamento das entregas da Cybertruck e do Semi foi motivado pela falta de semicondutores no mercado global. E as baterias também são objeto de disputa entre as grandes fabricantes automotivas do mundo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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