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Deixou sua marca 

Um dos maiores vendedores de automóveis do Brasil, o paraibano Carlos Alberto de Oliveira Andrade, ou simplesmente Caoa, morreu no último sábado, dia 14 de agosto, vítima de um câncer aos 77 anos. A família informou que Andrade morreu enquanto dormia. Com formação em Medicina, começou sua trajetória no setor automotivo, sua grande paixão, quando comprou uma concessionária da Ford em sua cidade natal, Campina Grande. Em seguida, a participação de Andrade no setor nunca mais parou de crescer, se tornando o maior revendedor Ford do Brasil. Na década de 90, ele assumiu as representações da Hyundai, da Subaru e da Renault. Já conhecido como Caoa, foi responsável pelo grande salto da Hyundai no Brasil, dando início à produção de veículos da marca sul-coreana em Anápolis (GO). Em 2017, Andrade começou a realizar seu grande sonho: ter uma marca própria de veículos. Surgiu então a Caoa Chery – atualmente, a décima colocada do ranking de vendas do mercado brasileiro –, com a compra de 50,7% das ações da sucursal brasileira da fabricante chinesa. Assumiu a fábrica paulista dos chineses em Jacareí e passou a produzir, distribuir e importar modelos desenvolvidos na China, com destaque para os SUVs da linha Tiggo. O Grupo Caoa permanece em plena atuação e prepara o lançamento da Exeed, divisão de carros de luxo da Chery, no Brasil.

Novo até no preço

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A Chevrolet acaba de dar início à pré-venda do novo Bolt EV. O 100% elétrico, que será lançado em setembro, já pode ser encomendado por meio de uma página específica no site de www.chevrolet.com.br/bolt-pre-venda. “O Bolt EV é o elétrico de zero emissão mais vendido da sua categoria no Brasil, e o novo modelo evolui nos aspectos mais relevantes para o consumidor, como em tecnologia, acabamento e design. Tudo isso posiciona o produto em um outro patamar e tem como propósito manter a Chevrolet na vanguarda dos carros elétricos”, destaca Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da General Motors América do Sul. Mas o novo Bolt terá seu preço reajustado para cima, de R$ 279 mil para R$ 317 mil. Os compradores do primeiro lote do novo Bolt EV durante o período de pré-venda ganharão um carregador wallbox de 7,4 kVA de potência homologado pela GM, que permite ao veículo autonomia de aproximadamente 40 quilômetros a cada hora de carga. O item é disponibilizado como acessório nas setenta e nove concessionárias da marca habilitadas para comercializar e dar assistência a carros elétricos no Brasil.

Retrô futurista

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A Audi revelou o primeiro produto de uma nova família de carros-conceito: o Skysphere, um roadster espetacular e com estilo futurista/retrô. Um motor elétrico posicionado no eixo traseiro é responsável por entregar um total de 465 quilowatts, ou 628 cavalos de potência, e incríveis 75,5 kgfm de torque instantâneo, que garantem um desempenho “assustador” ao Skysphere Concept, de 1.800 quilos. A distribuição de peso de cerca de 60% no eixo traseiro resulta em uma ampla tração e aceleração de zero a 100 km/h em quatro segundos. A capacidade da bateria é superior a 80 kWh, dando ao carro uma autonomia de mais de 500 quilômetros de acordo com o padrão WLTP. O Audi Skysphere Concept fez sua primeira aparição pública na Semana do Carro de Monterey – sobre os lendários campos de golfe de Pebble Beach. A Califórnia é a casa do carro-conceito, que foi concebido e projetado no estúdio de design da Audi em Malibu, próximo à Pacific Coast Highway, a estrada que liga Los Angeles a São Francisco.

50 milhões

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Desenvolvido três décadas depois da fundação da Toyota, ocorrida em 1933, o primeiro modelo do Corolla chegou ao mercado com grande aceitação e logo se tornou um objeto de desejo de consumidores no Japão e no mundo. Agora, a trajetória de sucesso do sedã médio ganha uma nova página com o atingimento da marca de 50 milhões de unidades vendidas globalmente. O Corolla foi produzido inicialmente, a partir de 1966, na fábrica de Takaoka, no Japão, construída especialmente para o modelo. No Brasil, o Corolla chegou em 1994, após a abertura das importações de automóveis. Em 1997, a Toyota anunciou a construção da fábrica de Indaiatuba (SP) que seria responsável pela produção do sedã para o país. Ao todo, já foram feitas mais de 1,4 milhão de unidades em Indaiatuba, considerando os mercados de exportação atendidos pela Toyota do Brasil na América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Colômbia. Somente no primeiro semestre de 2021, mais de 23 mil unidades foram comercializadas do Corolla no Brasil. O carro mais vendido da história da indústria automotiva mundial está na sua décima segunda geração.

Descarbonizando geral

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A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) promoveu o seminário “O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo”. Os principais pontos abordados foram:
1- Impactos no setor automotivo – Se atualmente os eletrificados respondem por 2% do mix de vendas, em 2030, representarão de 12% a 22%.
2- Estímulos governamentais – O poder público brasileiro deve estabelecer políticas para acelerar os cenários de descarbonização.
3- Reflexos sobre os combustíveis – Mesmo com quase 2,5 milhões de veículos eletrificados previstos em 2035, a renovação ainda será muito lenta. A frota circulante de leves ainda teria quase 80% de motores a combustão no Brasil.
4- Investimentos em energia e infraestrutura – Existe a necessidade de instalação de ao menos 150 mil carregadores para atender aos eletrificados.
5 – Avalanche de investimentos – O Brasil poderá promover um novo ciclo de investimentos nos próximos quinze anos, superior a R$ 150 bilhões. “Outros países já definiram suas metas de descarbonização. O Brasil, um dos principais mercados, não pode mais perder tempo”, acredita Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Lenda dos customizados

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O Hot Wheels Legends está desembarcando no Brasil pela primeira vez a fim de definir quem será a próxima “lenda” entre os veículos customizados. O vencedor do concurso de customização automotiva ganhará a miniatura de seu carro feita em escala 1:64 e que será vendida em todo o mundo. As inscrições do Hot Wheels Legends Brasil podem ser feitas no site https://brasil.hotwheelslegendstour.com/home até 27 de agosto. A final para escolher o campeão brasileiro será transmitida em TV aberta desde o Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. O vencedor se classifica para a etapa global, que ocorre de 28 de outubro a 13 de novembro com quatorze países participantes. Os finalistas do concurso brasileiro serão anunciados pelo Hot Wheels no Facebook. O regulamento está disponível no site do concurso.

Olhos nos óleos

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A Mobil, com mais de cem anos de tradição em tecnologia de lubrificantes, esclarece as diferenças entre os tipos de óleo para o motor do carro. A marca diz que as variações são formas de se classificar os lubrificantes quanto a sua composição, dependendo dos óleos básicos utilizados em sua formulação. Os semissintéticos são o resultado da mistura das duas tecnologias (sintético e mineral), em quaisquer proporções, mas precisam ter pelo menos 10% de básicos sintéticos. Já os sintéticos são compostos por apenas óleos básicos. A principal vantagem desses em relação aos minerais é a estabilidade térmica e química, que reflete em uma maior resistência à oxidação e melhor performance em altas temperaturas, evitando assim a formação de borra nos motores. Atualmente, boa parte dos produtos aprovados e recomendados pelas montadoras é de sintéticos, com o objetivo de atender a motores modernos e que operem em temperaturas mais altas e com mais rotações por minuto.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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