A Audi do Brasil confirmou em maio deste ano a chegada das novas gerações do Audi A3 sedã e do Sportback na versão Performance Black, com motorização 2.0 TFSI. Contudo, para ampliar as possiblidades e opções ao mercado, a fabricante alemã das quatro argolas oferece agora um lote limitado a trezentas unidades do modelo com motor 1.4 TFSI, em configuração batizada de S Line Limited, que já entrou em pré-venda, podendo ser encomendada nas concessionárias a partir de R$ 229.990, na modalidade venda direta, nas duas carrocerias. Além da S Line Limited, a versão topo de linha Performance Black segue em pré-venda, por R$ 264.990. “O A3 é um carro querido pelos clientes desde seu lançamento e, para marcar a chegada do novo modelo, criamos uma versão limitada e exclusiva, a S Line Limited. A nova geração do A3 chega completamente remodelada, mais tecnológica e com um design muito moderno, e certamente seguirá sua trajetória de sucesso como um dos mais vendidos da marca no país”, festejou Daniel Rojas, responsável pela área de Vendas na Audi do Brasil. Produzidos na fábrica de Ingolstadt, na Alemanha, sede da Audi, os novos A3 sedã e Sportback devem desembarcar no Brasil no último trimestre deste ano.
A versão limitada da nova geração do Audi A3 chega ao Brasil com motor 1.4 TFSI (turbo) a gasolina, com 150 cavalos de potência e torque de 25,5 kgfm, associado à transmissão tiptronic de 8 marchas e equipada com o Audi Drive Select, que permite ao motorista experimentar cinco modos de direção: “Comfort”, “Dynamic”, “Efficiency”, “Auto” e “Individual”. Isso traz mudanças nas características da resposta do acelerador, câmbio e da direção progressiva, alterando sua relação dependendo do ângulo de direção.
Entre os principais equipamentos de série da nova versão estão o ar-condicionado automático de duas zonas, o controle de cruzeiro, o keyless entry, o pacote de luzes ambiente em leds, o painel de instrumentos Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas, o porta-malas com abertura automática via sistema “hands-free” (mãos livres), o volante esportivo em couro com base plana, multifuncional e com “paddles shifts” de trocas de marchas sequenciais, os faróis em full-led, o freio de estacionamento eletromecânico com Auto-Hold, as lanternas em full-led com indicador dinâmico nas setas, os sensores de estacionamento com park assist e o sistema de direção dinâmica progressiva.
Completam essa lista outros itens tecnológicos como o Audi Smartphone Interface com conexão ao Android Auto e Apple CarPlay e o rádio MMI Plus com tela de 10 polegadas sensível ao toque. Como opcionais, é possível incluir faróis Full-LED Matrix, tecnologia exclusiva da Audi, a capa de retrovisor, o spoiler traseiro em fibra de carbono, o carregamento de celular por indução com o Audi Phone Box Light e o Audi Sound System com dez alto-falantes. O modelo conta ainda com o kit de design S line com para-choques dianteiro e traseiro exclusivos, soleiras personalizadas e inscrição da versão nos para-lamas dianteiro. Estão disponíveis as cores Branco Ibis, oferecida sem custo adicional, e as metálicas ou perolizadas Amarelo Piton, Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Preto Mito e Vermelho Tango. No interior, o cliente pode escolher entre preto, cinza e bege.
As novas gerações dos Audi A3 sedã e A3 Sportback têm proporções dinâmicas e um design esportivo. A ampla grade Singleframe e as grandes entradas de ar na parte frontal acentuam seu caráter. A “linha de ombro” da carroceria se estende suavemente dos faróis às luzes traseiras e a área logo abaixo nas laterais é curvada para dentro. Esse novo elemento do design dá mais ênfase aos arcos das rodas. O desenho da nova geração do A3 rendeu prêmios de design na Europa no ano passado. Os faróis e as lanternas em Full-LED, constantes nas duas versões que estão chegando ao Brasil, agregam exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas quando o motorista entra ou sai do veículo. O conjunto é composto por quinze segmentos de leds que podem ser acionados individualmente, contribuindo para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar os veículos de direção oposta.
Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros em comparação a seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância de entre-eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta de 380 a 1.200 litros, com o piso podendo ser regulado em diferentes alturas. Já a versão sedã cresceu em quase todas as dimensões: os 4,50 metros acrescentam quatro centímetros no comprimento, com o entre-eixos inalterado. A largura aumentou dois centímetros, para 1,82 metro, e a altura subiu um centímetro, para 1,43 metro. Isso resultou em dois centímetros na altura da cabeça na parte frontal e mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.
No interior, o design esportivo e sofisticado traz alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha, elegante, simples e tecnológica, com acionamento eletrônico e o conceito “shift-by-wire” – sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para se fazer a troca. O cockpit dos novos A3 tem foco total no motorista. Ele usa elementos familiares dos modelos de classes mais altas da marca e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas. Integrado no centro do painel de instrumentos, ele reconhece letras inseridas a mão, fornecendo “feedback” acústico. O Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!