Luis Piedra Cueva/Airbag/Uruguai

O Uruguai será o primeiro país latino-americano a receber a Landtrek, picape da Peugeot que chega importada da China. No ano passado, a Peugeot anunciou que a Landtrek seria produzida também na fábrica da Nordex, na região metropolitana de Montevideo, capital uruguaia, onde são montados veículos para várias fabricantes – a Ford Transit, confirmada para o Brasil ainda este ano, será feita lá. Com o prolongamento da pandemia do coronavírus e a atual ociosidade de outras fábricas do Grupo Stellantis na região – especialmente nas unidades da Peugeot em Porto Real (RJ) e El Palomar, na Argentina –, a produção no Uruguai tornou-se indefinida. Contudo, o volume de vendas das picapes médias na América do Sul – mais de 400 mil unidades anuais – indica que a importação da China não deverá ser a solução definitiva do modelo para a região. O lançamento no Brasil deve ocorrer em meados de 2022.

            A Landtrek foi apresentada mundialmente em fevereiro do ano passado. Desenvolvido pela Peugeot em parceria com a fabricante chinesa Changan, o projeto da Landtrek originou também variantes chinesas denominadas F70 e Hunter, que já são comercializadas e exportadas para vários países. Para este novo desenvolvimento, a engenharia da marca francesa assentou em um longo trabalho de investigação, procurando apontar diretamente para os mais fortes concorrentes globais do segmento. Como resultado, surge uma picape média com grandes dimensões. Mede 5,33 metros de comprimento, 1,96 metro de largura (sem espelhos), 1,86 metro de altura e 3,18 metros de distância de entre-eixos. A caçamba oferece o maior espaço do segmento, com capacidade para até dois paletes, podendo transportar até 1,2 tonelada nas versões com motor a diesel. Tem rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão, calçadas com pneus multiuso. A distância em relação ao solo é de 19,6 centímetros, o ângulo de ataque é de 29 graus, o de saída 27 graus e sua estrutura é baseada em chassi tubular convencional, com suspensão dianteira independente de dois braços e cinco na traseira.

Luis Piedra Cueva/Airbag/Uruguai

            A nova picape chega da China inicialmente com duas versões de motor e com opções de tração 4×2 e 4×4, no último caso, com reduzida. Os propulsores são um a gasolina de 2,4 litros com turbo, capaz de gerar até 210 cavalos e 32,6 kgfm de torque, e outro a diesel 1,9 litro com turbo, de 152 cavalos e notáveis ​​35,7 kgfm de torque. Em ambos os casos, a transmissão é manual de 6 velocidades. As versões automáticas provavelmente serão disponibilizadas quando a picape for produzida localmente e comercializada em mercados maiores da região, como o do Brasil e o da Argentina.

            Internamente, a picape é fiel ao estilo da marca e apresenta um design atraente, com boa ergonomia e funcionalidade, similares aos dos SUVs. O painel frontal tem uma grande tela tátil de 10 polegadas, presente em todas as configurações, a partir do qual são geridas várias funções do veículo, o navegador, o sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, bem como disponibiliza as imagens das câmaras de 360 graus, incluindo uma função inédita para projeção das imagens da câmera localizada no espelho externo da porta do passageiro, disponível na versão mais completa da linha.

Luis Piedra Cueva/Airbag/Uruguai

            Acabamento em couro, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, volante multifuncional, assistência para partida em subida, assistência para descida, controle de tração e estabilidade, controle de estabilidade do trailer com ESP, aviso de saída de pista, painel de computador, iluminação em leds completa com luz de farol, de circulação diurna e de boas-vindas nas portas dianteiras, apoios de braços em ambos os bancos, dianteiros com ajustes elétricos, porta-copos, porta-luvas central refrigerado, tomada de 12 volts na caixa, porta-lentes, ganchos nos bancos traseiros e nas costas dos dianteiros. Saídas de ar para os bancos traseiros e entrada USB, ar-condicionado automático de duas zonas, montagens Isofix e top tether, seis airbags, detector de pressão dos pneus, sensor de aproximação para destravamento da porta e botão de partida do motor também são de série.

Luis Piedra Cueva/Airbag/Uruguai

Outro destaque da Landtrek é a modularidade dos bancos traseiros. Além de uma inclinação que garante o conforto necessário por várias horas, como em viagens longas, por exemplo, tem encostos dobráveis ​​60/40, permitindo gerar um espaço de carga adicional de até cem quilos. O assento pode ser elevado para a utilização de dois compartimentos de armazenamento adicionais, com tampas, no qual é possível levar ferramentas. No Uruguai, os preços da Landtrek partem de US$ 45.181 (cerca de R$ 232 mil) na versão básica Active 4×2 a gasolina e vão até US$ 85.681 (aproximadamente R$ 438 mil) na Action 4×4 a diesel. Os preços são altos porque a política do governo uruguaio é desestimular o uso desse tipo de veículo por particulares. Para empresas, em especial as voltadas para o agronegócio, há uma retirada de carga tributária que gera uma expressiva redução nos preços finais – o que pode reduzir entre 30% e 45% do valor final do veículo. A garantia é de três anos ou 100 mil quilômetros, com um primeiro serviço de 5 mil quilômetros e, depois, com intervalos de 10 mil quilômetros. (colaborou Edmundo Dantas/AutoMotrix)

Primeiras impressões

Por dentro da novidade

Luis Piedra Cueva/Airbag/Uruguai

Montevideo/Uruguai – A Landtrek impacta muito mais do que se vê pelas fotos. Na apresentação uruguaia, foi possível testá-la por alguns quilômetros, inicialmente na estrada e depois em alguns trechos lamacentos, sob o comando do renomado ex-piloto uruguaio Daniel Fresnedo. Em ambos os casos, o conforto de condução é impressionante, em qualquer uma das condições do solo, com muito bom isolamento acústico, potência adequada e respostas encorpadas com os dois tipos de motores.

Em condições difíceis de lama muito macia, o propulsor a diesel exibe seu bom torque, disponível em baixas rotações, o que lhe permite superar obstáculos com simplicidade. Para situações mais complicadas, existe ainda a possibilidade de se colocar o seletor na função 4×4 em baixa velocidade para garantir a manobra em casos extremos. Com muito conforto, equipamentos de alto nível e atributos mecânicos confiabilidade, a Peugeot Landtrek é uma picape habilitada a conquistar as preferências dos usuários sul-americanos, seja para o trabalho rural ou para o lazer.

Por Luis Piedra Cueva, do “Airbag”/Uruguai especial para AutoMotrix – Fotos: Luis Piedra Cueva/Air bag/Uruguai

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