Tecnologia para economizar
A Michelin acaba de apresentar o novo pneu 295/80 R22.5 X Multi Energy Z, voltado para o transporte rodoviário de cargas e passageiros. Segundo a fabricante francesa, que, neste mês, completa quarenta anos de presença industrial no Brasil, o lançamento oferece expressiva economia de combustível, alto rendimento quilométrico e um novo patamar em segurança, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável. Indicado para todas as posições, o novo pneu é otimizado para eixos direcionais e aplicação nos mais variados tipos de veículos. O pneu utiliza a tecnologia Infinicoil, desenvolvida pela Michelin e composta por um cabo de aço único e contínuo que envolve a carcaça, proporcionando maior estabilidade e menor quantidade de deformações durante o uso, proporcionando um desgaste mais uniforme da banda de rodagem e menor consumo de combustível. “Em nosso novo pneu, a menor resistência ao rolamento, que contribui para um menor consumo de combustível, é proporcionada pelo inovador desenho de sua banda de rodagem e ao composto de borracha Energy, aliados a sua carcaça de alta tecnologia”, explica Paulo Francischelli, gerente de Segmento da Michelin América do Sul. Graças à outra tecnologia patenteada pela Michelin, o pneu contém quatro sulcos, sendo dois abertos e dois ocultos a serem expostos ao longo de sua primeira vida, garantindo o mesmo nível de aderência durante a sua utilização e mantendo um alto nível de rendimento quilométrico. “Como o pneu influencia em torno de 20% no consumo de combustíve, a sua escolha impacta diretamente não só o ambiente, como o bolso do frotista”, complementa Ruy Ferreira, diretor Comercial da Michelin América do Sul.
Versatilidade extrema
A empresa de mobilidade elétrica alemã ElectricBrands AG promoveu em Ingolstadt, na Alemanha, a apresentação mundial do protótipo totalmente funcional do XBUS – anteriormente conhecido como eBussy. Segundo a fabricante, o primeiro modelo em série do novo veículo universal modular sairá da linha de produção em Itzehoe, na Alemanha, em meados de 2022. O modelo começou a tomar forma há cerca de três anos com um objetivo ambicioso: desenvolver um dos veículos elétricos mais leves, inovadores e sustentáveis do mercado. Com 3,96 metros de comprimento, 1,64 metro de largura e 1,96 metro de altura, o XBUS é um veículo modular que atende aos critérios da classe de veículos leves, com propulsão elétrica, peso líquido inferior a 600 quilos e capacidade de transportar até três pessoas. Os quatro motores integrados no cubo têm tecnologia de 48 volts, com potência máxima de 56 kW (77 cavalos) e torque combinado de mais de 102 kgfm. Dependendo do módulo de carroceria adotado, pode transportar até três metros cúbicos ou mil quilos de carga útil. O XBUS terá duas opções de chassi: o XBUS City e o XBUS Off-Road, esse último com 10 centímetros a mais de altura livre em relação ao solo. Ambas as opções estão disponíveis em uma versão básica Freedom ou com oito módulos diferentes: Bus, Tipper, CargoBox, Universal, Pick-Up!, Pick-Up, Aberto e Camper, que dá ao veículo uma forma de motorhome para duas pessoas – o teto suspenso oferece altura total em pé, e a bordo há geladeira, TV, fogão, tanque de água potável, pia e área de dormir de 2,10 metros por 1,30 metro. Dependendo do módulo, aqueles que optarem pelo XBUS com células solares integradas em seu teto podem estender seu alcance até 200 quilômetros por dia.
Urbanos capixabas
A Marcopolo, encarroçadora gaúcha líder na produção brasileira de ônibus, com 51,6% de participação de mercado, fez a entrega do primeiro lote de cento e vinte um ônibus urbanos Torino para o Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória – Transcol. Os veículos fazem parte de um total de duzentas e oito unidades que serão fornecidas pela encarroçadora e utilizadas na ampliação de linhas que atendem à região no entorno da capital capixaba. “Esta é uma das mais significativas entregas de carrocerias de ônibus urbanos para o mercado brasileiro em 2021 e que colabora para a contínua modernização dos serviços de transporte público da Capital do Espírito Santo. Também reforça a liderança do Torino como o modelo mais tradicional e vendido do segmento urbano”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações MI e Marketing da Marcopolo. Do total de duzentos e oito veículos, duzentos e um são do modelo Torino, com 12,24 metros de comprimento e capacidade para trinta e cinco passageiros sentados. Os demais sete ônibus são do modelo Torino Express (articulado) com capacidade para cinquenta e um passageiros sentados e 18 metros de comprimento. Todos os modelos contam com poltrona City Estofada, ar-condicionado e elevador para acessibilidade.
Lógica na logística
Líder nacional na intermediação de viagens rodoviárias, a startup Buser entra agora de vez no segmento de logística. O Buser Encomendas é voltado inicialmente a empresas (B2B) e atende a plataformas e integradoras logísticas, ao e-commerce (varejistas e marketplace) e a indústrias. Assim como se destacou no setor de viagens de passageiros, disponibilizando preços abaixo do mercado, a startup inicia suas atividades de transporte de mercadorias com preços até 50% menores do que a concorrência. A receita para praticar preços mais baixos é simples: a Buser já conta com uma grande frota parceira (mais de 1.200 ônibus, nos períodos de pico) circulando pelo país com passageiros. “Foi uma escolha natural: aproveitar o espaço nos bagageiros para rentabilizar a operação. Além do preço mais baixo, a rapidez é outro diferencial, já que podemos chegar com a nossa rede de ônibus parceiros a quatrocentas e dez cidades por meio de 3.700 trechos. Embora a gente prometa entrega em até vinte e quatro horas, estamos conseguindo fazer algumas em até oito horas”, afirma Gabriela Miranda, diretora de Novos Negócios na Buser. A expectativa da Buser para o ano que vem é chegar ao transporte diário de 1.500 toneladas de encomendas. Para dar ainda mais agilidade às entregas, dependendo da necessidade do cliente, a empresa oferece o chamado “last mile” (última milha, em inglês), entregando e coletando encomendas dentro das cidades, no modelo porta a porta, o que permite chegar diretamente na casa do consumidor. Mais informações sobre o Buser Encomendas estão disponíveis no link https://encomendas.buser.com.br
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!