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Fase crescente

            No dia 2 de julho, a Scania celebrou os sessenta e quatro anos da marca no Brasil.  Desde que chegou ao Brasil, em 1957, a marca sueca fez parte dos primeiros passos da indústria automotiva nacional. Ao longo de seis décadas, dentre várias novidades, foi pioneira em trazer para o Brasil a direção hidráulica (1963), o ônibus com motor traseiro (BR115, em 1972), o caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), o ônibus articulado (B111 RS, em 1977), o freio-auxiliar Retarder (1998) e a caixa de câmbio automatizada (Opticruise em 2001). A linha a gás (natural e/ou biometano) chegou com a Nova Geração de caminhões. Desde o lançamento, em 2019, já foram vendidas quase 29 mil unidades da Nova Geração de Caminhões. Durante as comemorações do aniversário, a montadora aproveitou para festejar também o crescimento de 130% em vendas de caminhões no primeiro semestre de 2021. Considerando os 3.623 emplacamentos da marca no mesmo período de 2020 (segundo os dados da Fenabrave), as vendas da Scania de janeiro a junho deste ano ficaram próximas de 8,3 mil unidades.

Esforço coletivo

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        A Caio, empresa fabricante de ônibus com sede na cidade paulista de Botucatu, completa setenta e cinco anos de marca e duas décadas sob administração de um novo grupo gestor. E também comemora vinte anos de lançamento do sucesso que alavancou a nova fase da marca: o ônibus urbano Apache VIP, que ganha em 2021 sua quinta geração. “Foi um trabalho multiáreas, que aliou o know-how de setenta e cinco anos de tradição da marca com a intensa busca por conhecer as necessidades e oportunidades de melhoria do produto, resultando em um modelo que traz ainda mais benefícios aos nossos clientes. Queremos continuar fazendo a diferença no transporte coletivo de passageiros e acredito que o novo Apache VIP permanecerá cumprindo essa missão com sucesso”, comemora Paulo Ruas, diretor Comercial e de Marketing da Caio. Vários itens do novo Apache VIP foram desenvolvidos por empresas que fazem parte do Grupo Caio, como a Fiberbus (peças de fibras e compósitos), a Inbrasp (fabricante de peças de plásticos automotivas), a Tecglass (fabricante de vidros temperados) e a GR3 (de distribuição de alumínio). Segundo a fabricante, a funcionalidade é um dos pontos de destaque do novo Apache VIP, com itens repensados para oferecer mais durabilidade, facilidade de manutenção e economia. Um exemplo são os para-choques traseiro e dianteiro tripartidos, com as ponteiras redimensionadas para facilidade na manutenção. O novo conceito das caixas de porta, separadas da cortina de vento, tornou o item ainda mais leve e de fácil acesso à manutenção e limpeza. O design externo foi totalmente redesenhado, ganhando linhas mais marcantes e limpas, tendência no mercado automotivo. O conjunto óptico dianteiro em full-led traz a assinatura exclusiva da marca Caio, primeira fabricante a utilizar esse item no mercado de ônibus urbano.

Nas rotas da África

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        A Marcopolo e a Volvo fizeram o embarque de mais um pedido ao mercado externo. Dessa vez, por meio da SMT África, importadora parceira das empresas, foram exportados para a Costa do Marfim dezessete novos ônibus com o Marcopolo Viaggio 1050, desses, quinze contam com chassi Volvo B270F e dois com chassi B8R. Os veículos serão utilizados a partir de julho por um dos maiores operadores locais no serviço interurbano da cidade de Abidjan. Das quatrocentas e noventa e uma unidades exportadas pela encarroçadora no primeiro trimestre de 2021, duzentas e sessenta e cinco foram destinadas ao transporte rodoviário. Os modelos têm 13,1 metros de comprimento, distribuição 3×2 e capacidade para transportar sessenta e dois passageiros em poltronas executivas com entradas USB. Contam com ar-condicionado, sistema de áudio e vídeo, com rádio e DVD, além de cinco monitores no teto. Têm ainda parede de separação, janelas com vidros móveis e portas com válvulas de emergência para acionamento no exterior do veículo. Visando à biossegurança dos passageiros, os modelos ainda contam com itens Biosafe: kit de proteção para o motorista, dispenser de álcool gel nos acessos e sistema UV-C para desinfecção do ar-condicionado.

Para inflar os negócios

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        Após atingir em 2020 a produção diária de mil pneus para veículos pesados em sua fábrica na cidade paranaense de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, a Dunlop segue tentando ampliar sua presença no mercado brasileiro desse segmento. De acordo com a estratégia da marca da fabricante japonesa Sumitomo Rubber, a ampliação inclui aumentar parcerias com as montadoras de veículos pesados no país, como já previsto no planejamento, além de reforçar o fornecimento de pneus para o mercado de reposição. Dessa forma, a Dunlop anuncia a mais nova parceria fechada com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com foco no fornecimento de pneus para a linha de caminhões Constellation, que sairão de fábrica com pneus Dunlop como equipamento original. O pneu escolhido para os veículos da marca é o SP320, nas medidas 275/80R22.5 e 295/80R22.5. De acordo com a Dunlop, o SP320 é um pneu para aplicação regional e rodoviária e é desenvolvido com a tecnologia Advanced Footprint Control, que otimiza a área de contato com o solo, proporcionando qualidade e durabilidade, reduzindo o desgaste irregular. “A Dunlop tem investido cada vez mais no segmento de veículos pesados no Brasil. Nosso objetivo é oferecer os melhores produtos e ampliar nossas parcerias junto ao fornecimento de equipamento original”, explica José Eduardo Romeiro, gerente de Equipamento Original da Sumitomo Rubber do Brasil.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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