Festa alemã
A BMW Motorrad fechou o primeiro semestre de 2021 como líder do mercado premium de motocicletas no Brasil. A marca emplacou 5.469 unidades de janeiro a junho, ante 3.845 unidades registradas no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 42%, de acordo com dados do Registo Nacional de Veículos Automotores (Renavam). No mês de junho de 2021, as concessionárias BMW Motorrad em todo o país entregaram aos clientes 1.258 unidades, resultando em uma alta de 30% em comparação com as novecentas e sessenta e seis motocicletas da marca comercializadas no mesmo período do ano passado. A BMW R 1250 GS, por exemplo, é a motocicleta acima de 500 cilindradas mais vendida do Brasil. O modelo emplacou 2.229 unidades este ano e mantém 30,4% de “market share” no segmento Maxtrail, conforme aponta a tabela do Renavam. “Os resultados de vendas no semestre confirmam a nossa aposta no mercado brasileiro e todos os esforços que estamos fazendo na fábrica de Manaus (AM), de onde saem mais de 98% das nossas motocicletas comercializadas no Brasil. O crescimento também pode ser atribuído à mudança de percepção do consumidor com relação à motocicleta, que passou a ser vista como uma forma segura de meio individual de transporte e lazer em tempos de pandemia”, afirma Julian Mallea, diretor da BMW Motorrad no Brasil.
Para aquecer no inverno
A Triumph Riding Experience (TRX), divisão de experiências dos usuários da marca inglesa, tem uma programação diversificada de atividades para os motociclistas no mês de julho. São vinte e uma turmas dos cursos de pilotagem, de diferentes módulos, que serão realizados nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Tuiuti (SP), distante cerca de 110 quilômetros da Capital. Entre as opções estão cursos on-road e off-road, curvas e frenagens, manobras em baixa velocidade, planejamento de viagens e mecânica. Os cursos de pilotagem da TRX estão baseados em uma metodologia testada e aprovada há mais de uma década e atendem a todos os níveis de pilotagem, do básico ao mais avançado, seja no on-road ou no off-road. Desde 2013, início da operação da TRX, cerca de 2.500 clientes já foram atendidos em mais de cento e quarenta edições dos cursos. Semanalmente, a TRX promove passeios partindo de uma das concessionárias Triumph no Estado de São Paulo. Todos os passeios saem pela manhã e retornam no fim do dia, com diferentes formatos. Nos passeios “Bate & Volta”, é possível participar com moto própria (de qualquer marca) ou alugar uma Triumph com a TRX. Há opções de roteiros on e off-road. Já os passeios “Alugue & Pilote” são exclusivos para motos locadas. Para julho, estão programados sete eventos. São cinco opções com saídas em São Paulo (SP) e duas em Campinas (SP). Entre os destinos, cidades como Extrema (MG), Piedade (SP), São Sebastião/Juqueí (SP), São Sebastião/Barra do Una (SP), Pinhalzinho (SP), Jambeiro (SP) e Monte Verde (MG). A TRX já fez em torno de duzentos e trinta passeios desde o início das atividades. Duas viagens estão programadas para o mês de julho: Capitólio (MG) e Estrada Real (MG, SP e RJ). Os tours nacionais da TRX têm duração de dois a dez dias. Mais detalhes sobre a programação da TRX e para adquirir os cursos, passeios e viagens estão disponíveis no link www.triumphexperience.com.br/calendario-de-eventos-triumph-trx/home.
Mudança de tom
Na linha 2022 da Yamaha Tracer 900 GT ABS, que acaba de chegar às concessionárias brasileiras, são poucas as atualizações. A crossover ganhou apenas novas opções de cores. O visual permanece o mesmo desde que a Yamaha Tracer 900 GT estreou no Brasil, em 2019. O design é aerodinâmico e os vistosos faróis em leds são divididos em duas lentes. O para-brisa conta com ajuste manual. As pinturas disponíveis para a linha 2022 da Tracer 900 GT são vermelho sólido e cinza fosco. As opções oferecidas na linha 2021 – preto metálico e azul metálico – deixaram de ser produzidas. O conjunto mecânico preserva o motor CP3 que também move a naked MT-09, um tricilíndrico de 847 cm³ com 12 válvulas e refrigeração líquida, que disponibiliza 115 cavalos de potência a 10 mil giros e 8,92 kgfm de torque a 8.500 rpm. A transmissão tem 6 velocidades e a embreagem é deslizante e assistida. Controle de tração, controle automático de velocidade e shift-light no painel em TFT são de série. A suspensão dianteira utiliza bengalas invertidas assimétricas e totalmente reguláveis. As rodas de aro 17 são em liga leve e recebem pneus Dunlop nas medidas 120/70 na frente e 180/55 atrás. A linha 2022 da Tracer 900 GT tem preço sugerido de R$ 60.190, valor sem despesas com frete e seguro.
No embalo
No primeiro semestre, as vendas de motocicletas no Brasil continuaram aquecidas. Houve uma leve queda em junho, causada pelas interrupções na produção de algumas marcas por conta da falta de peças. A pandemia motivou o crescimento de serviço de entregas, ampliando bastante a procura por modelos de baixo custo. Segundo a Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas, há uma demanda frustrada de 100 mil unidades – potenciais clientes esperando pela disponibilidade de motocicletas, sobretudo de baixa cilindrada. De acordo com dados preliminares, foram emplacadas mais de 106 mil motos em junho, o que levou o total da primeira metade de 2021 para cerca de 515 mil unidades. A Honda continua a ser a marca que aparece estampada em 75% das motos emplacadas. No semestre, ultrapassou 389 mil unidades, superando de longe as quase 96 mil da Yamaha, que ficou com 18,5% de participação. A BMW foi a terceira mais vendida, com 5.469 emplacamentos. Na listagem das motos mais vendidas do país, a Honda preserva os cinco primeiros lugares, com os modelos CG 160, Biz, NXR 160, Pop 110i e CB 250F Twister. A Yamaha ocupou do sexto ao oitavo lugar, com a Fazer 250, a Crosser 150 e a Factor 150. Fecham ao lista das “dez mais” a scooter PCX e a XRE 300, ambas da Honda.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!