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Festa alemã

            A BMW Motorrad fechou o primeiro semestre de 2021 como líder do mercado premium de motocicletas no Brasil. A marca emplacou 5.469 unidades de janeiro a junho, ante 3.845 unidades registradas no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 42%, de acordo com dados do Registo Nacional de Veículos Automotores (Renavam). No mês de junho de 2021, as concessionárias BMW Motorrad em todo o país entregaram aos clientes 1.258 unidades, resultando em uma alta de 30% em comparação com as novecentas e sessenta e seis motocicletas da marca comercializadas no mesmo período do ano passado. A BMW R 1250 GS, por exemplo, é a motocicleta acima de 500 cilindradas mais vendida do Brasil. O modelo emplacou 2.229 unidades este ano e mantém 30,4% de “market share” no segmento Maxtrail, conforme aponta a tabela do Renavam. “Os resultados de vendas no semestre confirmam a nossa aposta no mercado brasileiro e todos os esforços que estamos fazendo na fábrica de Manaus (AM), de onde saem mais de 98% das nossas motocicletas comercializadas no Brasil. O crescimento também pode ser atribuído à mudança de percepção do consumidor com relação à motocicleta, que passou a ser vista como uma forma segura de meio individual de transporte e lazer em tempos de pandemia”, afirma Julian Mallea, diretor da BMW Motorrad no Brasil.

Para aquecer no inverno

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        A Triumph Riding Experience (TRX), divisão de experiências dos usuários da marca inglesa, tem uma programação diversificada de atividades para os motociclistas no mês de julho. São vinte e uma turmas dos cursos de pilotagem, de diferentes módulos, que serão realizados nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Tuiuti (SP), distante cerca de 110 quilômetros da Capital. Entre as opções estão cursos on-road e off-road, curvas e frenagens, manobras em baixa velocidade, planejamento de viagens e mecânica. Os cursos de pilotagem da TRX estão baseados em uma metodologia testada e aprovada há mais de uma década e atendem a todos os níveis de pilotagem, do básico ao mais avançado, seja no on-road ou no off-road. Desde 2013, início da operação da TRX, cerca de 2.500 clientes já foram atendidos em mais de cento e quarenta edições dos cursos. Semanalmente, a TRX promove passeios partindo de uma das concessionárias Triumph no Estado de São Paulo. Todos os passeios saem pela manhã e retornam no fim do dia, com diferentes formatos. Nos passeios “Bate & Volta”, é possível participar com moto própria (de qualquer marca) ou alugar uma Triumph com a TRX. Há opções de roteiros on e off-road. Já os passeios “Alugue & Pilote” são exclusivos para motos locadas. Para julho, estão programados sete eventos. São cinco opções com saídas em São Paulo (SP) e duas em Campinas (SP). Entre os destinos, cidades como Extrema (MG), Piedade (SP), São Sebastião/Juqueí (SP), São Sebastião/Barra do Una (SP), Pinhalzinho (SP), Jambeiro (SP) e Monte Verde (MG). A TRX já fez em torno de duzentos e trinta passeios desde o início das atividades. Duas viagens estão programadas para o mês de julho: Capitólio (MG) e Estrada Real (MG, SP e RJ). Os tours nacionais da TRX têm duração de dois a dez dias. Mais detalhes sobre a programação da TRX e para adquirir os cursos, passeios e viagens estão disponíveis no link www.triumphexperience.com.br/calendario-de-eventos-triumph-trx/home.

Mudança de tom

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        Na linha 2022 da Yamaha Tracer 900 GT ABS, que acaba de chegar às concessionárias brasileiras, são poucas as atualizações. A crossover ganhou apenas novas opções de cores. O visual permanece o mesmo desde que a Yamaha Tracer 900 GT estreou no Brasil, em 2019. O design é aerodinâmico e os vistosos faróis em leds são divididos em duas lentes. O para-brisa conta com ajuste manual. As pinturas disponíveis para a linha 2022 da Tracer 900 GT são vermelho sólido e cinza fosco. As opções oferecidas na linha 2021 – preto metálico e azul metálico – deixaram de ser produzidas. O conjunto mecânico preserva o motor CP3 que também move a naked MT-09, um tricilíndrico de 847 cm³ com 12 válvulas e refrigeração líquida, que disponibiliza 115 cavalos de potência a 10 mil giros e 8,92 kgfm de torque a 8.500 rpm. A transmissão tem 6 velocidades e a embreagem é deslizante e assistida. Controle de tração, controle automático de velocidade e shift-light no painel em TFT são de série. A suspensão dianteira utiliza bengalas invertidas assimétricas e totalmente reguláveis. As rodas de aro 17 são em liga leve e recebem pneus Dunlop nas medidas 120/70 na frente e 180/55 atrás. A linha 2022 da Tracer 900 GT tem preço sugerido de R$ 60.190, valor sem despesas com frete e seguro.

No embalo

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        No primeiro semestre, as vendas de motocicletas no Brasil continuaram aquecidas. Houve uma leve queda em junho, causada pelas interrupções na produção de algumas marcas por conta da falta de peças. A pandemia motivou o crescimento de serviço de entregas, ampliando bastante a procura por modelos de baixo custo. Segundo a Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas, há uma demanda frustrada de 100 mil unidades – potenciais clientes esperando pela disponibilidade de motocicletas, sobretudo de baixa cilindrada. De acordo com dados preliminares, foram emplacadas mais de 106 mil motos em junho, o que levou o total da primeira metade de 2021 para cerca de 515 mil unidades. A Honda continua a ser a marca que aparece estampada em 75% das motos emplacadas. No semestre, ultrapassou 389 mil unidades, superando de longe as quase 96 mil da Yamaha, que ficou com 18,5% de participação. A BMW foi a terceira mais vendida, com 5.469 emplacamentos. Na listagem das motos mais vendidas do país, a Honda preserva os cinco primeiros lugares, com os modelos CG 160, Biz, NXR 160, Pop 110i e CB 250F Twister. A Yamaha ocupou do sexto ao oitavo lugar, com a Fazer 250, a Crosser 150 e a Factor 150. Fecham ao lista das “dez mais” a scooter PCX e a XRE 300, ambas da Honda.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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