Após ser apresentada na Europa em março do ano passado, a mais recente geração dos Volvo FH, FM e FMX chega agora ao Brasil, mercado no qual o FH foi o caminhão mais vendido em oito dos últimos doze anos. A linha de pesados da marca sueca traz de série um novo pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que, segundo os engenheiros da Volvo, garantem um consumo de combustível até 5% menor. O FM e o FMX vêm com cabines totalmente novas. “Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Uma das maiores novidades dos novos Volvo é a mais recente versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, de forma automática. Nos novos caminhões, o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem. Outro avanço vem da evolução da transmissão eletrônica I-Shift, que conta com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento desses recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo.
Todos os pesados da Volvo ganharam um painel de 12 polegadas, totalmente digital, com várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista. Tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações. A inspeção automática de pré-viagem verifica outros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. É possível colocar o display do GPS no centro do campo visual e verificar o peso por eixo do cavalo-mecânico e da carreta, entre outras opções. A nova central multimídia de 9 polegadas, com tela sensível ao toque, tem visualização fácil e disponibiliza espelhamento de aplicativos do celular, toda a parte de comunicação do veículo, telemetria e outras configurações.
A segurança, sempre um ponto forte da Volvo, está reforçada na nova geração de caminhões pesados. Um dos aprimoramentos é o Piloto Automático de Descida, que permite manter a velocidade programada em serras ou declives mais longos. No Volvo FH, há agora a opção de faróis de leds, com sistema antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de leds, independentemente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via. Já o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS é de série e oferece uma reação mais rápida dos freios. A nova linha de pesados da Volvo pode receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de Câmera de Ponto Cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.
As cabines dos novos Volvo chegam com mudanças externas e internas. O FH ganhou novos conjunto óptico e grade frontal, revigorando o design moderno do modelo. Houve melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o “pisca” deslocado para a porta. Internamente, a ergonomia foi aprimorada, com um novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos de banco são outras “atrações”. A nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, permite melhor movimentação do motorista. Já os novos Volvo FM e FMX têm cabine maiores, inspiradas na nova geração do FH. A área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior, com mais segurança.
Para aproveitar os benefícios de conectividade dos novos caminhões, a Volvo criou um ecossistema digital que dá acesso a uma coleção de dados dos veículos. No Volvo Connect, novas funções buscam aumentar a segurança das operações e ferramentas de ponta para a economia no consumo de combustível, principal custo da operação. “Para compartilhar as informações com outras plataformas, o Volvo Connect se integra facilmente ao sistema utilizado pelos clientes, de um jeito simples e rápido. A nova plataforma substitui o Dynafleet e continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo, sem adaptações”, explica Carlos Banzzatto, gerente de Serviços Comerciais da Volvo.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgacão
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!