Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Até meados do ano passado, o Nissan Versa enfrentava uma contradição. Era um dos carros mais vendidos da Nissan no Brasil, mas o visual controverso e datado, principalmente na traseira, causava alguns “narizes torcidos” até entre as próprias concessionárias da marca. O antigo modelo continua a ser produzido na cidade fluminense de Resende, no entanto, mudou de nome – passou a se chamar Versa V-Drive – e foi remanejado para a função de sedã “de entrada” da linha. De outubro para cá, a nova geração do Versa passou a ser importada da fábrica de Aguascalientes, no México. Com sua estética mais contemporânea e harmônica, além de aprimoramentos tecnológicos, o sedã compacto “ganhou moral” para encarar rivais bem equipados como o Chevrolet Onix Plus, o Volkswagen Virtus, o Fiat Cronos e o Honda City. E a versão “top” Exclusive, que agrega todas as novidades da linha, funciona como o melhor “cartão de visitas” do novo Versa.

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            Na nova geração, o sedã ficou sutilmente mais baixo, mais largo e mais longo, ao mesmo tempo em que preservou o interior espaçoso da versão anterior. Dentro do conceito estético que a Nissan chama de “geometria emocional”, a frente é marcada pela vistosa grade V-motion, característica dos recentes modelos da Nissan, e pelos faróis em leds de alta potência em forma de asa. Na traseira, as lanternas em leds têm um desenho em ponta de flecha e o teto adota um estilo “flutuante”, acentuando a silhueta aerodinâmica, com uma fluidez que remete aos cupês. Os espelhos externos são na cor da carroceria e incorporam as luzes de seta. Sob o capô, o motor é o mesmo do Kicks, um 1.6 de quatro cilindros flex de 114 cavalos e 15,5 kgfm. O câmbio Xtronic CVT da versão Exclusive também vem do SUV. 

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            Por dentro, o painel de instrumentos em forma de asa amplia a sensação de espaço. Na versão Exclusive, muitos revestimentos são “soft touch” e as inserções de materiais em dois tons nas portas e nos bancos dão mais requinte ao estilo. São mais de vinte compartimentos para acomodar diferentes objetos. O porta-malas acomoda até 482 litros de carga, 22 litros a mais do que na geração anterior. O sistema multimídia Nissan Connect, disponível de série a partir da configuração Advance, tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, espelha os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, e tem assistência de voz para ler mensagens e as atualizações de software e do aplicativo do GPS. É possível de se fazer a conexão simultânea de dois equipamentos, via Bluetooth, para o uso de um deles, para a condução com as mãos livres e, de outro, para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

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            O Versa vem equipado de série desde a versão de entrada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampa, chave presencial com botão de ignição e Isofix de cadeirinhas infantis. Entre os itens mais sofisticados reservados à versão “top” Exclusive estão o acabamento premium nos bancos, o ar-condicionado automático digital, o apoio de braço central traseiro, o volante com “soft touch”, a antena estilo barbatana de tubarão, os faróis em leds, as rodas de alumínio aro 17 com acabamento usinado, o alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, a Visão 360 Graus Inteligente com imagem integrada à tela do rádio, o detector de objetos em movimento, o alerta de tráfego cruzado traseiro, o monitoramento de ponto cego, o espelho com aquecimento e o GPS integrado, raridade no segmento.

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            O Versa Exclusive conta ainda com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto (como no modelo testado), ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza. A versão “top” do Versa tem preço sugerido de R$ 103.490 com frete incluso (preço válido para todo território nacional, exceto para o Estado de São Paulo, onde houve aumento no ICMS dos automóveis). O valor vale para as cores Branco Aspen e Preto Premium. Qualquer outra cor (Branco Diamond, Prata Classic, Cinza Grafite, Azul Cobalto, Vermelho Malbec e Vermelho Scarlet – a do modelo avaliado), acrescenta R$ 1.450 à fatura.

Experiência a bordo

Elegância tecnológica

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            Na versão Exclusive do Versa, as superfícies acolchoadas no painel e as costuras aparentes de alto padrão denotam qualidade. O espaço interno continua amplo e se equipara ao de alguns sedãs médios, porém, o conforto para o quinto ocupante é prejudicado pelo túnel central e pelo ressalto para o apoio de braço no encosto. A coluna de direção tem regulagem em altura e distância. Os bancos espessos da linha Gravidade Zero da Nissan têm anatomia correta e são bastante confortáveis em viagens. A partida é por comando no console e pode-se entrar e sair do carro sem o uso da chave. Contudo, a característica mais sedutora da versão topo de linha do novo Versa fica por conta das imagens geradas pelas quatro câmeras localizadas na frente, na traseira e nas laterais do sistema de Visão 360 Graus Inteligente. O sistema fornece total visibilidade do entorno, como se o carro estivesse sendo filmado de cima. Parece uma imagem de game.

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            Também herdado do Kicks, o painel de instrumentos em TFT com display colorido traz mostradores configuráveis e oferece informações como as dos alertas de colisão frontal com assistente de frenagem, do detector de objetos em movimento, do monitoramento de ponto cego, dos sensores de estacionamento e de afivelamento dos cintos de segurança traseiros e configurações gerais do veículo. As telas ainda atualizam sobre objetos esquecidos no banco traseiro e dados do tacômetro, a temperatura externa, o GPS, o áudio e o telefone conectado. Ainda no painel em TFT, é possível ver as direções indicadas pelo GPS sem precisar desviar o olhar para a tela do sistema multimídia no centro do painel. As duas tomadas USB dedicadas aos passageiros de trás são uma boa ideia, mas a ausência de iluminação nos espelhos dos para-sois e porta-luvas poderia ser revista.

Impressões ao dirigir

Conforto com privilégios

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            Em comparação com a geração anterior, é fácil de se notar que o novo Versa está mais agradável de se dirigir e transmite sensações de consistência e de estabilidade inatingíveis pelo antigo (o atualmente denominado V-Drive). Apesar de o Versa compartilhar o “powertrain” com o Kicks, oferece um desempenho dinâmico bem mais interessante. A explicação é simples. Como o sedã é em média 40 quilos mais leve do que o SUV em versões de acabamento equivalentes, além de ser mais baixo e ter melhor aerodinâmica, o motor 1.6 16V acaba conferindo ao Versa um comportamento mais ágil e mais equilibrado nas curvas mais rápidas. O CVT se entende bem com o motor e a transmissão tem o modo “Sport” – acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas mais rápidas. Não há trocas manuais de marchas, no entanto, a simulação das mudanças em altas rotações tira um pouco daquela sensação tediosa de giro constante dos CVTs antigos. O nível de ruído é até comedido para esse tipo de transmissão.

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            Se o conjunto mecânico é correto, apesar de não oferecer a exuberância de torque e potência dos rivais com turbocompressor, um inegável destaque do novo Versa é a suspensão. Segundo a Nissan, as molas e os amortecedores foram revistos, De fato, o Versa tornou-se muito bem resolvido em relação aos ruídos e vibrações e ostenta um conforto de rodagem digno dos bons sedãs médios A Nissan deu ao sedã um conjunto suspensivo que equilibra conforto e capacidade de absorção de impactos sem afetar a dirigibilidade. O fim de curso dos amortecedores demora a aparecer e a carroceria não aderna excessivamente nas curvas fechadas. A direção elétrica é leve nas manobras de estacionamento e tem a consistência adequada em velocidades mais altas. E  o isolamento acústico é bem superior ao do antigo Versa. 

            Na configuração Exclusive, a segurança é otimizada por conta do Nissan Intelligent Safety Shiel, composto por sistemas integrados que ajudam a monitorar o movimento no entorno e responder a ações inesperadas. O alerta de colisão frontal detecta objetos e avisa ao motorista no painel. Caso o condutor não acione o freio, o assistente inteligente de frenagem atua para brecar o carro. O alerta de tráfego cruzado traseiro previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, pois emite sinais quando da aproximação de outro veículo. 

Ficha Técnica

Nissan Versa Exclusive

Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Motor: 1,6 litro, 1.589 cm³, quatro cilindros, 16 válvulas, CVVTCS, flex (etanol e gasolina) e acelerador eletrônico. Injeção eletrônica multiponto sequencial           
Potência: 114 cavalos a 5.600 rpm (etanol e gasolina)                          
Torque: 15,5 kgfm a 4 mil rpm (etanol e gasolina)                                 
Taxa de compressão: 10,7:1                            
Diâmetro e curso: 78 x 83,6 mm           
Direção: elétrica com assistência variável                                                        
Tração: dianteira                                 
Transmissão: Xtronic CVT                    
Suspensão: dianteira independente, tipo MacPherson, com barra estabilizadora, e traseira com eixo de torção e molas helicoidais
Freios: dianteiros com discos ventilados e traseiros com tambor                                              
Rodas: liga leve, 17 polegadas
Pneus: 205/50 R17
Dimensões: 4,49 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,62 metros de entre-eixos       
Porta-malas: 482 litros
Tanque de combustível: 41 litros                                 
Peso em ordem de marcha: 1.131 quilos
Preço: R$ 104.940 na cor Vermelho Scarlet do modelo avaliado (preço válido para todo território nacional, exceto para o Estado de São Paulo, onde houve aumento no ICMS dos automóveis)

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira- Fotos:Luiza Kreitlon/AutoMotrix

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