Alternativa energética
A Keyu Motors desembarcou no Brasil trazendo a EcoPick, uma caminhonete elétrica compacta com tração traseira, focada em torque e não em velocidade. Segundo os responsáveis pela importação, sua capacidade de carga é para até 800 quilos na caçamba e duas toneladas para reboque. O motor elétrico de 4 kW (o equivalente a 5,44 cavalos) leva o veículo à velocidade controlada de 50 km/h e oferece autonomia de 110 quilômetros com uma única carga nas baterias, que podem ser recarregadas em qualquer tomada residencial de 110 e 220V. A utilização da EcoPick é exclusiva para uso “indoor” e, por não circular em ruas e avenidas, não necessita de licenciamento ou CNH para condução. A tração traseira, a altura em relação ao solo e os bons ângulos de entrada e saída ajudam no agronegócio, resorts, reservas florestais, indústrias e outras grandes áreas fechadas. Importada da China, a EcoPick tem preço de lançamento de R$ 59.970. A pré-venda já se iniciou e as entregas começam a partir de julho. A Keyu Motors planeja montagem da EcoPick no Brasil e pretende nomear dez representantes nacionais ainda em 2021.
Assim a casa vai
Com o home office cada vez mais em alta no Brasil, muitos começam a pensar em novas formas de trabalhar. A Estrella Mobil Motorhomes, fábrica localizada em Santa Branca, no interior de São Paulo, que produz desde 2017 veículos recreativos personalizados, viu seu volume de vendas aumentar em 80%. Um motorhome pode ser uma verdadeira casa sobre quatro rodas, com todos os utensílios de uma residência comum: cama, mesa, banheiro, chuveiro (com água quente) e internet. E com o diferencial de não ter local fixo – dá para fazer o home office de qualquer lugar. Este mês, a Estrella Mobil lança no mercado dois novos modelos de motorhomes. O primeiro é o Comet, montado em chassi Citroen Jumpy. Com tração dianteira e movido a diesel, pode chegar a 17 km/l. É leve e tem capacidade para até quatro pessoas. Além disso, tem sistema de aquecimento boiler, que funciona tanto na rede elétrica quanto em sistema a gás e permite acesso a água quente dentro do motorhome. O novo modelo também recebe duas placas solares de 100 watts, que garantem maior autonomia de energia durante nas viagens. Já a parte interna é produzida com courvin náutico, que melhora a acústica dentro do veículo. O outro lançamento é o Capela, motorhome com carroceria fabricada em Divinycell. Montado em chassi Mercedes-Benz Sprinter ou Iveco Daily, tem baixo peso e alta resistência. Os tamanhos totais variam de 6 metros a 7,2 metros.
Pesado nos leves
Distribuição urbana, comércio eletrônico, transporte de bebidas e setor hortifrutigranjeiro puxam as vendas de caminhões leves no Brasil. Com mais de duas mil unidades emplacadas até abril, a Mercedes-Benz conquistou a liderança do segmento com cerca de 60% de participação em um mercado total próximo de 3.400 unidades. O Accelo 1016 tornou-se o caminhão leve mais vendido do Brasil nos primeiros quatro meses do ano, com 1.141 unidades emplacadas. Já o Accelo 815 teve oitocentas e quinze unidades emplacadas, ocupando a terceira posição no total geral do segmento. A região Sudeste foi a que mais adquiriu caminhões leves Accelo nos quatro primeiros meses de 2021, com oitocentas e noventa e três unidades. Em seguida, vieram o Sul (quatrocentas e quarenta e três) e o Nordeste (quatrocentas e quinze). “Esse volume de 1.957 caminhões Accelo emplacados em 2021 é 50% maior em relação às 1.304 unidades do mesmo período do ano passado”, contabiliza Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Elétrico e refrigerado
Importado da China, o furgão elétrico BYD eT3 foi atualizado este ano e agora conta com a versão refrigerada. O processo é alimentado por um sistema Thermo King com isolamento térmico na carroceria feito pela empresa Fibrasil. Com um motor que entrega aproximadamente 18,4 kgfm de torque (a potência não foi revelada), o veículo é uma opção para o transporte de alimentos perecíveis e para a área farmacêutica. Com autonomia para até 250 quilômetros e possibilidade de recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas meia hora, garantindo até 180 quilômetros a mais de viagem, o modelo tem capacidade para 475 quilos e espaço no compartimento de 2,2 metros cúbicos para armazenagem de cargas resfriadas de 0ºC a 5ºC. “Com a versão refrigerada do furgão 100% elétrico BYD eT3, ampliamos o leque de empresas que podem contar com essa solução sustentável em sua frota, possibilitando que o transporte de mercadorias perecíveis seja feito a uma temperatura controlada e nas melhores condições”, explica Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!