Divisão esportiva da Mercedes-Benz, do Grupo Daimler, a AMG transforma desde o final dos anos 60 – e, oficialmente, a partir de 1990 –, os carros alemães em verdadeiros bólidos de competição com licença para andar nas ruas entre os meros mortais. A AMG é também responsável pela equipe Mercedes da Fórmula-1, do tetracampeão Lewis Hamilton, e pelos “safety car” (versão cupê) e “medical car” (versão station wagon) da principal categoria do automobilismo mundial. Agora, a AMG acaba de aperfeiçoar a família Classe C, associando o já conhecido desempenho encorpado dos novos C 63 à economia de combustível e a uma menor emissão de gases poluentes, segundo divulga a própria marca. Traduzindo em números, o C 63 sedã tem motor 4.0 V8 biturbo de 476 cavalos, torque de 65 kgfm e preço a partir de 78 mil euros na Alemanha. A station wagon da família sai por 80 mil euros, o cupê, por 79.500 euros, e o cabriolet (conversível), a partir de 85 mil euros. As três últimas versões são equipadas com o mesmo motor do sedã, com calibragem adequada a sua configuração. Nas versões C 63S, disponíveis para as quatro configurações, o mesmo motor 4.0 V8 biturbo passa a oferecer 510 cavalos e torque de 70,1 kgfm. A tração é sempre traseira.
Além de estar mais alinhada às preocupações com o ar do planeta, a família Mercedes AMG C 63 incorpora ainda mais agilidade no desempenho e traz um interior dos modelos atualizado e com opções de personalização ampliadas. A transmissão AMG Speedshift 9G contribui para uma resposta mais rápida no câmbio de 9 velocidades. No quesito de prazer na direção, o novo sistema de controle dinâmico integral AMG Dynamics, ao lado do AMG Traction Control, serve para realçar as características de competição nos motores V8. O AMG Dynamics amplia as funções do ESP (controle de estabilidade), aumentando o torque no eixo traseiro, o nível de controle de direção e a tração nas curvas. O AMG Traction Control dá ao motorista uma influência mais precisa no controle do novo C 63, permitindo a pré-seleção do deslizamento no eixo traseiro. Entretanto, para sentir todas as reações “nervosas” do carro, o condutor deve desligar o ESP, utilizando a posição “ESP Off” no painel de instrumentos.
O design da nova linha AMG C 63 consegue ser ainda mais atraente, com a grade do radiador acompanhando a atual identidade da marca esportiva alemã, com aspecto mais musculoso. A cabine tem mostradores inteiramente digitais, telas com a assinatura da divisão esportiva da Mercedes e a nova geração de volantes AMG. O pacote opcional externo de fibra de carbono (acrescenta 3.150 euros ao preço) dá ao veículo um toque de dinamismo em todos os ângulos de visão. Os detalhes são todos em fibra de carbono, material usado em larga escala na construção dos carros da Fórmula-1. O Pacote Aerodinâmico AMG (mais 2.082 euros), disponível para os C 63 sedã e cupê, prioriza detalhes puramente de competição.
Os novos AMG C 63 têm requintes e sofisticação nos diferentes pacotes à disposição do cliente, como o conjunto de instrumentos digital. Uma tela de 12,3 polegadas mostra os vários itens de comportamento do carro. No sedã, o volante é fornecido de série com acabamento em napa e microfibra. Com o AMG Track Pace, é possível se armazenar dados do desempenho do veículo via telemetria e marcar os tempos de volta em um ambiente fechado, sem o acesso normal ao trânsito. O sistema faz parte do infoentretenimento Comand Online. Já o controle Energizing privilegia os sistemas de conforto do veículo e comanda funções específicas do ar-condicionado e dos bancos (aquecimento e ventilação) e da iluminação interna e pode até sugerir uma seleção de músicas de acordo com a preferência do motorista ou demais ocupantes do carro.