Divulgação

A Toyota Gazzo Racing (TGR) promoveu a estreia mundial do novo GR 86 em um evento pela internet feito em conjunto com a Subaru Corporation. Depois do GR Supra e do GR Yaris, o novo GR 86 é o terceiro modelo global da série de carros esportivos da TGR. Seu lançamento está programado para o segundo semestre deste ano no Japão. A exemplo da geração anterior, o pequeno esportivo mantém motorização da Subaru, com o 2.4 boxer (quatro cilindros opostos dois a dois) no lugar do antigo 2.0. Naturalmente aspirado, o motor produz 235 cavalos a 7 mil rotações por minuto e 25,4 kgfm de torque a 3.700 rpm na versão japonesa do carro, associado à transmissão manual ou automática, ambas com 6 marchas. Com o “powertrain”, o esportivo da Toyota acelera de zero a 100 km/h em 6,3 segundos, exatamente 1,1 segundo a menos em comparação à geração anterior.

Divulgação

A fabricante oriental desenvolveu o modelo 86 original com o objetivo de trazer de volta aos clientes os sonhos e a alegria de dirigir carros esportivos. Concebido como um veículo com motor dianteiro, tração traseira e capacidade de resposta instintiva, o 86 foi lançado em 2012. Desde então, ele tem sido utilizado em uma variedade de esportes a motor, incluindo ralis, One-make Racing (muito famosas nos Estados Unidos), “gymkhanas” e “dirt races”, enquanto outros foram personalizados de forma exclusiva. No total, mais de 200 mil modelos do 86 já foram vendidos em todo o mundo.

Divulgação

O novo GR 86 da TGR e o novo BRZ da Subaru foram desenvolvidos em conjunto. No entanto, embora os dois veículos compartilhem a mesma plataforma, as duas empresas se concentraram em colocar em seus respectivos modelos uma sensação de direção distinta. Enquanto se envolvia em uma rivalidade amigável com a equipe de desenvolvimento do BRZ, a TGR procurou desenvolver um veículo que proporcionasse felicidade aos fãs do 86 e promovesse uma evolução das sensações de direção únicas desse ícone. Como resultado, o novo GR 86 é especialmente projetado para desempenho esportivo.

Em setembro de 2019, a Toyota e a Subaru firmaram uma nova aliança de negócios e capital, como parte da qual as duas empresas se comprometeram a se engajar conjuntamente na fabricação de carros cada vez melhores. O novo GR 86 e o Subaru BRZ não são apenas um exemplo concreto desse compromisso, como também representam um novo desafio para ambas as empresas, que buscam subverter as ideias convencionais de cooperação na indústria automotiva. No futuro, a Toyota e a Subaru pretendem aliar ainda mais seus respectivos pontos fortes e aprofundar seu relacionamento.

Divulgação

Com para-choques que se estendem horizontalmente até a linha da cintura, o GR 86 tem uma postura distinta de veículos com motor dianteiro e tração traseira. Sua parte inferior horizontal baixa e traseira estreita se combinam para criar uma aparência ampla e com centro de gravidade baixo. A frente do veículo tem a grade funcional Matrix característica da Gazoo Racing, combinando desempenho e emoção.

No interior, o sistema operacional, que inclui os vários interruptores e o painel de instrumentos acentuado horizontalmente, está localizado para criar um espaço que permite ao motorista se concentrar na direção. O display tem uma tela TFT de 7 polegadas. Sua sequência de animação de abertura é inspirada nos movimentos do pistão do motor oposto do GR 86 e promove, segundo a Gazoo Racing, uma sensação de excitação antes mesmo do carro sair do lugar.

Divulgação

As dimensões do novo GR 86 são quase idênticas às do modelo anterior – 4,26 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,31 metro de altura e 2,57 metros de distância de entre-eixos. Limitar a altura geral e o “ponto do quadril” do veículo ajuda a diminuir o centro de gravidade e melhora o desempenho nas curvas, proporcionando assim a agilidade exigida de um 86. O uso de alumínio no teto resulta em um centro de gravidade mais baixo, enquanto os para-lamas de alumínio e os bancos dianteiros e silenciadores contribuem para a redução do peso. O novo GR 86 conta com componentes aerodinâmicos presentes em modelos que fizeram parte de competições, incluindo saídas de ar, spoilers laterais e outras peças para melhorar a estabilidade e a capacidade de resposta da direção.

A versão automática do GR 86 usa a tecnologia de assistência ao motorista EyeSight, da Subaru. Esse sistema de segurança fornece suporte durante a condução diária, tecnologias de segurança de pré-colisão que ajudam a evitar ou reduzir os impactos e suporte de resgate de emergência e para prevenção de batidas secundárias em caso de acidente. O novo GR 86 tem rodas de 18 polegadas e suspensão dianteira MacPherson Strut e traseira Double Wishbone. O carro pesa apenas 1.270 quilos.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA