Na mesma semana da comemoração da marca de 150 mil unidades produzidas do caminhão leve Delivery, que completa quinze anos de estrada e foi renovado em 2017, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anuncia no início deste semestre a produção em série do e-Delivery. Desenvolvido e produzido na fábrica de Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro, a versão elétrica do caminhão leve da Volkswagen oferecerá zero emissão de CO², NOX e material particulado, uma solução alinhada à política de desenvolvimento e promoção de tecnologias limpas do Grupo Traton, do qual a Volkswagen Caminhões e Ônibus faz parte. A estratégia do grupo é investir sistematicamente em mobilidade elétrica e está previsto um aporte de cerca de 1,6 bilhão de euros – o equivalente a quase R$ 11 bilhões – em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos até 2025.
Em outubro do ano passado, a Ambev oficializou um acordo com a Volkswagen para ter 1.600 caminhões elétricos da marca na sua frota parceira até 2023, um dos maiores anúncios do tipo no mundo. Em janeiro deste ano, a Ambev fechou outra parceria com a startup brasileira FNM para produção de mil veículos elétricos incluindo caminhões e vans, também como parte dos planos da fabricante de bebidas de ter metade de sua frota rodando com energia limpa até 2023. “A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O e-Delivery foi apresentado ao mundo na Fenatran de outubro de 2017, mas só um ano depois o primeiro protótipo do caminhão elétrico chegou às ruas. Desde então, já são mais 30 mil quilômetros rodados em testes de engenharia e operação em condições reais, na distribuição de bebidas da Cervejaria Ambev, em São Paulo. Durante o período de avaliação do e-Delivery pela Ambev, mais de 22 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, mais de 6.500 litros de diesel deixaram de ser consumidos. O e-Delivery mostrou que pode ser recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar – sendo que 43% da energia utilizada para mover o veículo provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.
Todo o processo de desenvolvimento do e-Delivery segue o mesmo rigor de todos os caminhões e ônibus Volkswagen, o que inclui toda a preparação na infraestrutura da fábrica e o treinamento de toda a cadeia envolvida no negócio. O e-Delivery incorpora soluções de última geração para logística verde, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Segundo a Volkswagen, os caminhões elétricos e-Delivery podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. Como em qualquer veículo elétrico, o nível de ruído é extremamente baixo quando comparado aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e de seus ajudantes na operação.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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