Desde 2019 no Brasil, a Ram 2500 Laramie está chegando às cinquenta concessionárias nacionais da rede em sua linha 2021. Com preço público sugerido a partir de R$ 397.990, a maior picape vendida no país continua oferecendo seus atributos como força, capacidade, luxo e tecnologia e pretende ficar mais atraente para o seu consumidor graças a um novo plano de manutenção, também válido para as unidades dos anos/modelo 2019 e 2020. A partir de agora, as revisões programadas passam a ser anuais (antes eram a cada seis meses) ou a cada 24 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. É o maior intervalo de quilometragem do mercado e, além disso, houve redução de 11% no valor total do pacote de revisões. Os novos preços (sujeitos a alterações) são os seguintes: doze meses ou 24 mil quilômetros a R$ 2.118, vinte e quatro meses ou 48 mil quilômetros a R$ 2.932 e trinta e seis meses ou 72 mil quilômetros a R$ 2.523.
A importância estratégica dessa iniciativa na linha 2021 é amplificada ao se considerar o atual desempenho comercial da Ram 2500. Logo depois do melhor ano da história da picape, com 1.475 emplacamentos, 2021 começou ainda mais forte. O primeiro bimestre apresentou quatrocentas e dezenove unidades registradas, 13% a mais do que no mesmo período de 2020. “A marca Ram está em um momento especial, mantendo um viés de alta após a venda recorde do ano passado e com um novo modelo prestes a desembarcar, a 1500 Rebel. E temos muito mais para oferecer, tanto em termos de produto quanto no relacionamento cada vez mais próximo com nosso público. Aguardem novidades”, promete Breno Kamei, diretor da marca Ram para a América Latina.
Na Ram 2500 Laramie, o motor Cummins turbodiesel de 6,7 litros e seis cilindros em linha proporciona a força que a faz rebocar até 7,8 toneladas. São 365 cavalos de potência e 110,7 kgfm, que a colocam como a picape de maior torque no país e a segunda mais potente, atrás apenas dos 400 cavalos da Ram 1500 Rebel. A 2500 tem ainda uma boa capacidade de carga, de 1.088 quilos, e entrega muito mais do que capacidade de trabalho. Extremamente espaçosa e bem acabada, a cabine da Ram 2500 Laramie oferece luxo e tecnologia, a exemplo da central multimídia com tela “touchscreen” de 12 polegadas e vários recursos. Entre os destaques estão a câmera 360 graus, a exclusiva câmera de caçamba e o sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes, um subwoofer e cancelamento ativo de ruídos externos. O modelo está disponível em sete cores de carroceria (uma sólida, três metálicas e três perolizadas) e dois acabamentos internos (marrom com bege ou preto).
A Nova Ram 2500 estreou no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV. É a quarta geração do sistema multimídia da FCA, que inclui a maior tela entre as picapes no mercado nacional. Aliado ao tamanho de 12 polegadas, o monitor pode ter a imagem dividida em dois, para diferentes operações, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado. A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, inova no segmento ao trazer sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados.
Na tela do Uconnect 4C 12 NAV é possível ainda acessar outros novos recursos da nova 2500, as câmeras 360 graus e da caçamba. Inédita em veículos do grupo Fiat Chrysler Automobiles no Brasil, a primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de quatro câmeras espalhadas pelo veículo: uma na grade frontal, outras duas nos braços dos retrovisores e uma na maçaneta da tampa da caçamba. Dessa forma, o motorista tem toda a noção espacial, algo fundamental para um veículo com 6,06 meros de comprimento e 2,12 metros de largura. Por sua vez, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque. Pode-se até aumentar a imagem com zoom, assim como na câmera da tampa da caçamba.
Em relação à segurança, a Nova Ram 2500 Laramie vai além dos itens corriqueiros, como os seis airbags e os controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria. A picape tem agora alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás da picape. Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos ou sonoros. Os retrovisores externos, também foram redesenhados, contando com braços mais longos, possibilitando serem colocados na vertical, além da tradicional posição horizontal, é uma situação útil quando se está rebocando, principalmente. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, rebatíveis eletricamente.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!