Divulgação

As novas versões híbridas do Volvo XC40, a Recharge Plug-in Hybrid Momentum T5, a Inscription T5 e a R-Design T5, chegam ao Brasil com a promessa da marca sueca de reunir a expertise de segurança, conforto e sustentabilidade nas três configurações, que desembarcam nas concessionárias nacionais com preços de R$ 244.950, de R$ 274.950 e de R$ 279.950, respectivamente. As novas versões são equipadas com o conjunto T5 Twin Engine FWD, com um motor a combustão 1.5 turbo a gasolina de 180 cavalos de potência e outro elétrico de 82 cavalos. Combinados, têm 262 cavalos e 43 kgfm de torque. O propulsor “comum” está ligado ao câmbio automático de 7 velocidades de dupla embreagem. De acordo com a Volvo, o desempenho do XC40 híbrido é semelhante ao de um carro esportivo, com aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. A marca sueca não divulga a velocidade máxima com os dois motores em ação. As baterias de íons de lítio com 10,7 kWh fazem com que o modelo rode até 47 quilômetros no modo 100% elétrico “Pure”, recomendado para os deslocamentos diários.

Divulgação

A proposta do XC40 é ser um SUV que proporciona condução divertida, ágil, com conforto destacado e a tecnologia Drive-E, oferecendo baixo consumo de combustível e emissões de CO2. O novo sistema T5 Twin Engine pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista. O modo “Hybrid” privilegia o uso cotidiano, controlando a potência e aumentando a economia de combustível. O “Pure” é o modo de condução 100% elétrica. Com o “Power”, vem a “tocada” esportiva, com potência e torque disponíveis ao máximo. O “Off-Road” é para ser usado no fora-de-estrada, de 20 a 40 km/h, enquanto o “Individual” escolhe as preferências de cada motorista. Para garantir praticidade e a melhor forma de direção em qualquer situação, o XC40 é equipado com as teclas “Hold”, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a “Charge” – recarrega a bateria em até um terço pelo motor a combustão. “Esse é mais um importante passo que a Volvo Car Brasil dá rumo à eletrificação. Tivemos uma grande performance de vendas e recordes seguidos nos últimos meses que decidimos antecipar a vinda dos novos produtos. Estamos ampliando nosso portfólio de híbridos e oferecendo mais opções aos consumidores”, destaca João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.

Divulgação

Reforçando o compromisso da marca com a eletrificação e os novos nomes de toda a gama, o XC40 tem a soleira de porta e as colunas “C” (as traseiras) com a inscrição “Recharge” e o emblema do motor “T5 Recharge” na parte traseira. A Hybrid Momentum T5 tem revestimentos internos e acabamentos do painel em Alumínio Urban Grid e conta com duas novas cores, a Denim Blue e a Pebble Grey. Outro destaque da versão são as novas rodas de 19 polegadas com um design em harmonia com uso no dia a dia, segundo a Volvo. A Hybrid Inscription T5 tem acabamento interno em Madeira Driftwood e vem com alerta de colisão traseira e sistema de ponto cego (Blis). Os novos XC40 Recharge Plug-in Hybrid vêm com a Care Key, uma chave inteligente programável, além da convencional. Com a Care Key, é possível controlar o limite de velocidade por meio de uma programação inicial feita diretamente na central multimídia do veículo. Assim, a máxima de velocidade estabelecida fica fixada, com o carro operando conforme determinado. Essa chave é importante para famílias com filhos jovens e que também dirigem o modelo. Com ela, os pais podem programar uma velocidade máxima para quando o filho for usar o XC40. “Tomamos a iniciativa e nos empenhamos em atingir zero-fatalidades no trânsito, fornecendo condições para um melhor comportamento dos motoristas. Nosso desejo com a Care Key é que os pais utilizem o recurso ao entregar as chaves aos mais jovens e menos experientes”, comenta Oliveira.

Divulgação

O XC40 vem com duas telas TFT com todas as informações e comandos com fácil acesso ao motorista. O painel de 12,3 polegadas é personalizável de acordo com as preferências de cada pessoa, deixando o visual mais agradável e harmônico. Está integrado com a central multimídia de 9 polegadas “touchscreen” com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto e com informações do veículo, controles dos modos de condução e configurações personalizadas, como posicionamento dos retrovisores, intensidade das luzes internas, cores do painel e fechamento das portas. O SUV traz ainda um carregador de smartphone por indução. Em posição estratégica, basta deixar o celular sobre a superfície para ser carregado, sem a necessidade de cabos.

Mais do que um sistema de comunicação, o Volvo On Call traz vários recursos de comodidade e segurança. A plataforma possibilita o acesso por meio do smartphone para partida remota, para o controle de temperatura, para localizar o veículo, para verificação de consumo de combustível, quilometragem e funciona ainda como um diário de viagens, com o registro dos cem últimos roteiros. O serviço de assistência e concierge está disponível vinte e quatro horas por dia em todo o território brasileiro. Para isso, basta acessar um botão para entrar em contato com a Central de Atendimento, que enviará os serviços necessários até o local onde está o carro. O sistema informa quando um airbag ou pré-tensionadores do cinto de segurança forem ativados durante uma colisão. Depois disso, a Central de Atendimento é avisada instantaneamente e a assistência necessária é enviada até o local.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA