Boas de revender
Com apenas 4,6% de depreciação em um ano, a Honda CG 160 foi a moto mais bem avaliada na quinta edição do “Selo Maior Valor de Revenda – Motos”, da Agência AutoInforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação. A montadora japonesa também venceu nas categorias Crossover, com a CB 500X, Motoneta, com a BIZ 110i/125i, Scooter até 200 cc, com a PCX 150 e na categoria Sport acima de 800 cc, com a CBR 1000 RR Fireblade. Este ano, a Honda venceu em cinco categorias. Outras treze motocicletas foram contempladas pelo “Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2020”, respectivamente em suas categorias: a Shineray XY50 (50 cc), a BMW F750 GS (Big Trail até 800 cc), a BMW F850 GS (Big Trail acima de 800 cc), a Triumph Street Twin 900 (Clássica), a Kawasaki Vulcan S 650 (Custom até 800 cc), a Harley-Davidson XL883N Iron (Custom acima de 800 cc), a Yamaha MT-07 689 (Naked até 800 cc), a Yamaha MT-09 850 (Naked acima de 800 cc), a Kymco Downtown 300i (Scooter acima de 200 cc), Kawasaki Ninja 400 (Sport até 800 cc), a Yamaha XTZ 250 Lander (Trail), BMW G310 GS (Trail Média) e a Harley-Davidson Road Glide (Touring). A pesquisa considerou cento e sete modelos zero-quilômetro mais vendidos, de quatorze marcas, com base nas cotações de preços praticados no mercado, em dezembro de 2019 e novembro de 2020. “No Brasil, a moto proporcionou o verdadeiro direito de ir e vir para grande parte da população. Em 2000, pouco mais de 3,5 milhões de brasileiros utilizaram a moto para o seu transporte. Atualmente, são mais de 20 milhões. Daí a importância desta certificação que procura incentivar a indústria e os importadores a oferecerem melhores produtos e serviços de pós-vendas, de modo que o consumidor possa receber em troca o máximo de seu investimento”, explica Joel Leite, idealizador do SMVR-Motos e diretor da Agência AutoInforme.
Primeira dúzia
Dentro de seu plano de expansão pelo Brasil, a Royal Enfield inaugurou sua décima segunda concessionária por aqui. Foi em Goiânia, e é terceira unidade da marca no Centro-Oeste: além da loja da capital de Goiás, a marca indiana tem concessionárias em Brasília (DF) e Campo Grande (MS). “A abertura de outra concessionária na região era uma demanda recorrente dos fãs da Royal Enfield. Acreditamos que a facilidade de acesso para peças e serviços será fundamental para atrairmos novos consumidores”, explica Cláudio Giusti, diretor-geral da Royal Enfield Brasil. Projetada dentro do padrão global de lojas da Royal Enfield, a nova concessionária oferece uma estrutura completa aos entusiastas e clientes da marca, com oficina e a possibilidade de se fazer test-rides. Além de toda a linha de motocicletas comercializadas no Brasil, na qual se destacam os modelos Interceptor 650, GT Continental 650 e Himalayan 410, a loja goiana conta com o portfólio completo de roupas para o piloto, como jaquetas, luvas, capacetes e acessórios para a personalização das motocicletas. As próximas concessionárias da Royal Enfield a serem abertas serão em Recife (PE) e Fortaleza (CE).
Onda maneira
A marca brasileira de roupas e acessórios para surf Mormaii resolveu entrar no segmento de mobilidade elétrica com o lançamento da linha Mormaii e-Motors. A nova divisão da empresa brasileira, localizada em Garopaba (SC), estreia no mercado trazendo três opções de bikes e outras três scooters elétricas. Em comunicado, a marca destaca que seus produtos são desenvolvidos no Brasil e importados, dentro de um rigoroso protocolo considerando qualidade e segurança acima de tudo. As bicicletas contam com pedal assistido, ou seja, o motor elétrico entra em funcionamento quando o pedivela é acionado. São duas opções com rodas de 12 polegadas, sendo uma articulada e outra dobrável, com motores de 250W e 350W e autonomia de até 60 quilômetros. A Mormaii e-Motors disponibiliza ainda uma Mountain Bike, com rodas de 29 polegadas, motor de 250W e autonomia de 65 quilômetros. São três versões de scooters: Lince, Naja e Raia. Elas são movidas por um motor elétrico de 2 milW que atinge 50 km/h de velocidade máxima, segundo a marca. A autonomia é de 34 quilômetros para a Raia e a Naja, enquanto a Lince pode rodar até 58 quilômetros com uma única carga. As motos elétricas da Mormaii têm homologação junto ao Denatran para emplacamento como ciclomotor elétrico e garantia de fábrica de seis meses, além de seguro gratuito válido por noventa dias e que pode ser renovado por um período maior, assistência técnica e entrega em todo o Brasil. Os produtos da Mormaii e-Motors estão à venda pela internet e em lojas-conceito. A primeira foi inaugurada em Balneário Camboriú (SC). A marca tem planos de expandir a rede até o final de 2022, com abertura de lojas no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília.
Pura aventura
A austríaca KTM anunciou a chegada da linha 2021 da 1290 Super Adventure R, a “top” de linha das aventureiras da marca. Com novidades na mecânica, na suspensão e na eletrônica embarcada, a estreante deve chegar às lojas na Europa ainda em março, quando os preços oficiais devem ser revelados. Assim como o da 1290 Super Adventure S, o motor bicilíndrico em “L” da R foi revisado e agora é compatível com as normas Euro 5 de emissões. Além disso, ele ficou 1,6 quilo mais leve. O propulsor permanece capaz de entregar 162 cavalos de potência e 14 kgfm de torque. Além dos ajustes no motor, a nova Super Adventure R tem um novo para-brisa revisado e um novo radiador. O tanque de combustível está distribuído em três partes na moto para centralizar a massa e carrega até 23 litros. O “quicksifter” é opcional na linha 2021 da 1290 Super Adventure R.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!