A Porsche lançou nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, em “live” global, o novo 911 GT3, a sétima geração do esportivo de alto desempenho, desenvolvida em parceria com a Porsche Motorsport. É um carro de competição “travestido” de automóvel de rua, tanto que as fotos da apresentação foram feitas no circuito urbano de Marina Bay, utilizado no Mundial de Fórmula-1, sob as luzes artificiais da cidade-estado de Cingapura. A tecnologia de corrida é transferida para um modelo de produção de forma mais consistente do que nunca. O layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e a aerodinâmica sofisticada, com asa traseira de “pescoço de cisne” e difusor marcante, vêm do “bólido” GT 911 RSR, enquanto o motor 4.0 boxer de seis cilindros, de 510 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque, é baseado na transmissão do 911 GT3 R, experimentada e testada em provas de resistência. Com uma velocidade máxima de 320 km/h, o novo 911 GT3 é ainda mais rápido do que o anterior 911 GT3 RS, com aceleração de zero a 100 km/h feita em apenas 3,4 segundos. São todos números de competição, de fato!
A Porsche está oferecendo o novo 911 GT3 com um preço inicial de 167.518 euros – o equivalente a R$ 1,1 milhão –, incluindo o imposto de circulação e itens específicos de cada país. A entrega das primeiras unidades está definida para maio deste ano. No Brasil, o modelo deve desembarcar no segundo semestre apenas na versão com cambio PDK. O preço e o início das vendas serão informados por ocasião da chegada do modelo ao país.
Para “amaciar” a fera, a Porsche levou o novo 911 GT3 para Nürburgring, mais precisamente, ao lendário traçado de Nordschleife, tradicional referência para todos os carros esportivos da marca alemã. Durante o trabalho final de desenvolvimento, o 911 GT3 se tornou o primeiro modelo de produção a quebrar a marca dos sete minutos do circuito. O piloto de desenvolvimento Lars Kern levou somente 6min59s927 para uma volta completa nos longos 20,8 quilômetros. A pista “mais curta”, de 20,6 quilômetros, foi concluída em 6min55s248. Rodando com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, disponíveis como item opcional, o novo modelo entregou desempenho consistente ao longo de várias voltas nas mãos do experiente piloto profissional Jörg Bergmeister. “É de longe o melhor carro de produção que já dirigi no ‘Inferno Verde’”, comemorou Bergmeister, alemão de 45 anos, se referido ao “apelido carinhoso” dado ao circuito de Nordschleife, situado em meio a uma área florestal.
Apesar de ter uma carroceria mais larga, rodas maiores e características técnicas adicionais, o peso do novo 911 GT3 está no mesmo nível de seu antecessor. Com transmissão manual, tem 1.418 quilos, com câmbio PDK, 1.435 quilos. O capô, feito de plástico reforçado com fibra de carbono, vidros leves, discos de freio de competição com pinças vermelhas e rodas de liga leve forjadas garantem o controle do peso, assim como a tampa do compartimento do banco traseiro. O sistema de escapamento esportivo leve reduz o peso em pelo menos dez quilos. Com válvulas de escape ajustadas eletronicamente, harmoniza uma experiência de som altamente imponente com o padrão de emissões Euro 6.
Os genes de competição estão em praticamente todos os detalhes do novo 911 GT3. O cockpit está alinhado com a geração atual de modelos da Porsche. Um novo recurso é o display de trajeto. Com o toque de um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central, que chega a 10 mil rotações por minuto, são reduzidos a informações como indicador de pressão dos pneus e do óleo (além de sua temperatura), nível do tanque de combustível e temperatura da água, essenciais para se dirigir em um circuito. Inclui ainda um assistente de mudança de marcha visual com barras coloridas nos dois lados do conta-giros e uma luz de mudança derivada da Porsche Motorsport.
Tão exclusivo quanto o próprio 911 GT3 é o cronógrafo que a Porsche Design oferece exclusivamente aos clientes de carros esportivos de alto desempenho. Ele tem um design dinâmico, desempenho consistente e acabamento de alta qualidade. Assim como as bielas do motor, é feito de titânio leve e robusto. O relógio é movido por um rotor de enrolamento individual que lembra as rodas do “bólido”. O anel colorido do mostrador pode ser personalizado nas cores da pintura do 911 GT3.
O primeiro 911 GT3 foi lançado em 1999. Com base na série 996, gerou 360 cavalos de potência a partir de 3,6 litros de cilindrada. Com o piloto alemão Walter Röhrl, de 73 anos, atualmente, foi o primeiro carro esportivo a dar uma volta no Nordschleife em menos de oito minutos. A segunda geração veio em 2006, inspirada no 911 997, com 415 cavalos. Em 2013, o sucessor foi lançado inicialmente com 3,8 litros e 475 cavalos. Dois anos depois, a cilindrada aumentou para 4,0 litros, com 500 cavalos.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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