Encontro marcado
A Mercedes-Benz revelará mundialmente o novo Classe C, um dos carros-chefe da marca da estrela de três pontas, em forma de “live” no próximo dia 23 de fevereiro. As vendas na Europa se iniciarão em junho. O novo Classe C será produzido inicialmente apenas em Bremen, na Alemanha, e em East London, na África do Sul, já que a Mercedes encerrou a fabricação de automóveis em Iracemápolis (SP). Assim, o novo modelo virá para o Brasil via importação, provavelmente no final do ano. O Classe C 2022 utilizará a plataforma MRA (Modular Rear Architecture), para carros com tração traseira ou integral. A nova geração do veículo alemão terá também uma versão híbrida e substituirá o motor 4.0 V8 turbo pelo novo M139, de até 421 cavalos – o propulsor de quatro cilindros mais potente do planeta -, já usado nos compactos A45 e CLA 45. Com a nova geração, o Classe C finalmente incorporará o sofisticado sistema de entretenimento MBUX, apresentado em 2018 com o Classe A, com comandos de voz e outras funções.
Embalando o sonho
A Land Rover anuncia a chegada ao Brasil do novo Velar. O SUV premiado em 2018, em seu lançamento, pelo design e pelo melhor conjunto, chega em 2021 com nova motorização P340, cabine repleta de novas funções e tecnologias e mais opções de customização, sem perder o balanço exclusivo da linha Range Rover entre conforto, design, luxo e tecnologia. Debaixo do capô, o SUV conta com o motor de seis cilindros em linha, 3.0l, a gasolina, com 340 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e 48,9 kgfm de torque a apenas 1.500 giros. O motor está acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades e acelera, segundo a marca britânica, de zero a 100 km/h, em 6,3 segundos e pode chegar à final de 240 km/h. O novo Velar será comercializado no Brasil a partir da última semana de fevereiro em duas versões, a R-Dynamic SE, com preço de R$ 520.050, e a R-Dynamic HSE, a R$ 565.350. As primeiras unidades disponíveis na rede de concessionárias estarão equipadas com o Pacote Brasil, no valor de R$ 27.900, para a SE (com itens customizados para o país como rodas aro 21 com novo design), e de R$ 30.600, para a HSE (acrescentando rodas de aro 22 e o ATPC – All Terrain Progress Control –, que permite ao motorista definir e manter uma velocidade enquanto dirige em condições adversas, como na lama, na grama molhada, no gelo, na neve e em estradas de terra).
Ares de modernidade
O repaginado Citroën C3 Aircross chega em junho ao mercado europeu, com a mesma oferta de motores, a 1.2 PureTech a gasolina nas derivações de cem e 130 cavalos e a 1.5 BlueHDI com cem e 120 cavalos, ambas acopladas ao câmbio manual de 6 velocidades, com opção de transmissão automática também com 6 marchas. Presente no catálogo da marca francesa no Brasil desde 2010, o C3 Aircross não deverá adotar a versão que está sendo lançada agora na Europa, mas poderá servir de inspiração para o design do novo utilitário esportivo compacto “aventureiro” no país. O futuro modelo está em desenvolvimento e deverá chegar ao mercado no segundo semestre deste ano, para ser produzido em Porto Real (RJ), ficando posicionado abaixo do C4 Cactus. O novo modelo será montado no Brasil e na Índia.
Olhar número 5
Um carro “cult” dos anos 70, com faróis que parecem estar piscando. Trata-se do R5. Todo mundo conhecia aquele “olhar” esperto e rebelde, que se tornou um ícone, assim como o próprio carro. Em 1972, quando o protótipo foi lançado, a Renault personificou essa marca em “Les Aventures de Supercar”, o célebre desenho animado publicitário. Também era possível vê-lo nas ruas, graças à promoção “Assuma o Volante”, veiculada na época. Revelado em janeiro deste ano, o Renault 5 Prototype, que abre as portas para um futuro modelo elétrico inspirado no legado do R5, já está fazendo marola. Bastante trabalhada e esculpida, a versão final do novo modelo remete aos “olhos risonhos”, que parecem estar dando uma leve piscada. Já os faróis de rodagem diurna, com formato retangular na parte inferior, lembram os de neblina adicionais da época de seu lançamento, e são integrados a um para-choque na cor da carroceria, assim como no modelo original. “Para ser um digno herdeiro do R5, era preciso que o carro fosse expressivo e cheio de vida. Conseguimos concretizar essa proeza com este protótipo, um verdadeiro objeto de design moderno, que personifica a alegria de viver ao estilo da Renault”, desafia Nicolas Jardin, designer do exterior do novo R5.
De olho no planeta
O Polo Automotivo Jeep em Goiana, localizado no extremo norte da Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, acaba de ser confirmado como o primeiro complexo industrial carbono neutro da América Latina. A unidade já detinha desde 2017 o Selo Ouro do Programa GHG Protocol Brasil, que tem como objetivo estimular empresas a quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa. Agora, todas as dezesseis fábricas que compõem o Parque de Fornecedores também aderiram a iniciativas de compensação de emissões, por meio do programa “Amigos do Clima”, tornando todo o complexo neutro. “Trata-se de uma conquista muito importante, alcançada graças ao compromisso com o desenvolvimento sustentável que nós e os fornecedores compartilhamos. A Stellantis já nasceu com a visão de buscar a neutralidade de carbono”, comemora Antonio Filosa, CEO de Operações da Stellantis (união da FCA com a PSA) da América do Sul.
Já em produção
Uma nova etapa se inicia nas linhas de produção do Complexo Industrial da Nissan em Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro. O novo Kicks já está sendo produzido pelos mais de dois mil trabalhadores da unidade com o suporte de muita tecnologia, incluindo noventa e dois robôs e cento e cinquenta e nove AGVs (Automatic Guided Vehicles), pequenos autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas pela linha de montagem. Uma das mais modernas fábricas do setor automotivo do Brasil, com um ciclo completo de produção – da estamparia à produção de motores, incluindo injeção e pintura de plásticos –, o complexo da Nissan recebeu novos equipamentos e evoluiu processos de manufatura. Informações sobre versões, especificações e lista de equipamentos serão reveladas por ocasião do lançamento do SUV renovado, que ocorrerá no final de fevereiro. O Kicks foi lançado globalmente no Brasil, às vésperas das Olimpíadas do Rio, em 2016.
O destino das baterias
A Divisão de Componentes do Grupo Volkswagen inaugurou em Salzgitter, na Alemanha, a primeira planta do conglomerado para reciclagem de baterias de carros elétricos. O objetivo é a recuperação industrial de matérias-primas valiosas como o lítio, o níquel, o manganês e o cobalto em um ciclo fechado, juntamente com o alumínio, o cobre e os plásticos, atingindo uma proporção de mais de 90% de reciclagem no longo prazo. Salzgitter só recicla baterias que não podem mais serem utilizadas para outros propósitos. Antes da bateria ser reciclada, uma análise determina se ela continua suficientemente potente para ganhar uma “segunda vida” em sistemas móveis de armazenamento de energia. “Estamos implementando o ciclo sustentável de materiais recicláveis e desempenhando um papel pioneiro na indústria em um tema voltado para o futuro, com grande potencial para a proteção do clima e o suprimento de matérias-primas”, afirmou Thomas Schmall, integrante do Conselho de Administração da Volkswagen AG.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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