A maior fabricante britânica de motocicletas acaba de apresentar no Brasil suas mais recentes armas no pujante segmento das bigtrails. Trata-se das novas Triumph Tiger 800 e Tiger 1200, que foram renovadas no ano passado na Europa e chegam ao mercado nacional a partir de agora. Com os lançamentos, a marca atualiza seu “line up”, assim como já havia feito com a linha de motocicletas clássicas, no início deste ano.
Com mais de 200 mudanças, especialmente relacionadas a componentes do motor, chassi e da eletrônica, a Tiger 800 é vendida nas versões XR (R$ 43.190), XRx (R$ 48.890), XRx low seat (R$ 48.890), XCx (R$ 51.390), XRt (R$ 54.890) e XCa (R$ 55.890). Já a Tiger 1200, está disponível nos modelos XR (R$ 60.090), XCx (R$ 73.190) e XCa (R$ 83.490). Estes são os preços sugeridos e não incluem despesas extras. Segundo a Fenabrave, a família Triumph (somando os modelos 800 e 1200, bem como suas respectivas versões) emplacou 5.407 unidades nos últimos dois anos.
Melhoras no motor, relação de marchas, eletrônica, suspensões, ergonomia e ciclística. Isso é o que a Triumph garante a respeito da nova geração da Tiger 800, que recebeu novidades na sua capacidade off-road e no conforto em qualquer tipo de piso. Na prática, o motor tricilíndrico (de 800 cm³) confere entregas mais imediatas e o pico de potência segue nos 95 cavalos, mas um novo (e mais leve) escapamento garante uma sonoridade mais esportiva. Além disso, o conjunto trabalha com nova relação de marchas que oferece uma primeira mais curta para aumentar a tração off-road e a resposta de baixa velocidade em qualquer piso. Também há um novo modo de pilotagem para terra, o “Off-Road Pro”, que possibilita desligar os sistemas eletrônicos de auxílio e ficar totalmente “no comando” da motocicleta.
Na ciclística, há novidades na incorporação de freios dianteiros Brembo, suspensão Showa ajustável e recuo do guidão em um centímetro, para garantir uma posição de pilotagem com melhor ergonomia. No modelo, existem duas opções de altura do assento (810-830 milímetros nos modelos XR, 840-860 milímetros nos modelos XC), ajustáveis em 20 milímetros para adaptar-se ao estilo de pilotagem e terreno. Há, ainda, a Tiger 800 XRx low seat, com altura baixa da suspensão que, a 760 milímetros, é 50 milímetros mais baixa que as demais Tiger 800 XR.
Os demais recursos eletrônicos ficam a cargo de elementos como freios ABS, controle de tração, acelerador eletrônico, piloto automático e assentos e manoplas aquecidos – já conhecidos no modelo. Mas há novidades. Agora, os punhos acoplados ao guidão incorporam botões com iluminação de fundo, display TFT colorido, o conjunto de iluminação do modelo é totalmente em leds e o piloto automático foi atualizado. E o novo para-brisa é ajustável manualmente em até cinco posições.
No caso da nova Tiger 1200, a Triumph não disfarça a empolgação. “É uma moto tão avançada que seu desenvolvimento levou quatro anos. Hoje temos orgulho de lançar uma família de motocicletas que conta com recursos do motor entre os melhores da categoria, inovações tecnológicas voltadas para o piloto e estilo superior, tudo em nome do maior prazer de pilotar. Estas são, de longe, as Tiger mais prontas para a aventura já construídas”, garante o diretor geral da Triumph no Brasil, Waldyr Ferreira.
O motor de 141 cavaloes recebeu atualização e passou a oferecer mais potência em baixas rotações, atuando em conjunto com uma redução de 10 quilos da moto, obtida por meio de alterações no próprio motor, quadro e escapamento. Tudo para tornar a motocicleta mais ágil, tanto para o off-road quanto para uso rodoviário. O novo conjunto também potencializa os resultados de potência e torque do modelo e, segundo a marca, garante um grande intervalo de manutenção, de 16.000 quilômetros.
Os modelos XRt e XCa incluem sistema de iluminação adaptável às curvas, oferecendo maior visibilidade ativa ao esterçar e inclinar a moto. A Tiger 1200 teve seu piloto automático atualizado, dispõe de tela ajustável com display TFT colorido, novos interruptores com design ergonômico, iluminação de fundo e manoplas com aquecimento. O sistema assistente para mudanças de marcha sem a embreagem (tanto para aumentar quanto diminuir a marcha) foi renovado, e agora há opção de ignição sem chave “amigável ao piloto” e um novo modo de pilotagem “Off-Road Pro” nos modelos XCx e XCa. O visual do modelo é beneficiado pela nova carenagem, rodas, emblemas metálicos e sistema de iluminação em leds. O acabamento inclui proteções do motor com pintura que contrasta com as carcaças de efeito enrugado e o quadro de titânio com cobertura colorida em pó.