Para comemorar as duas décadas e meia de seu roadster – carro de dois lugares sem capota fixa e sem janelas retráteis –, a Porsche lança a série especial Boxster 25 Edition, limitada a 1.250 unidades para todo o mundo, tendo como base o modelo GTS 4.0. Essa edição faz referência aos vários recursos de design do carro-conceito Boxster, que prenunciou o sucesso do esportivo de dois lugares no Salão de Detroit de 1993. A versão de produção foi lançada em 1996 com pouquíssimas alterações em sua aparência, estando agora em sua quarta geração, com mais de 357 mil unidades produzidas. No Brasil, o modelo estará disponível para encomenda com preço público sugerido a partir de R$ 605 mil, apenas na versão equipada com câmbio PDK. “Pode-se dizer que o Boxster é um modelo muito ligado à história da marca. A Stuttgart São Paulo iniciou suas operações no segundo semestre de 1996, mesma época do lançamento mundial do Boxster. E o esportivo ‘aberto’ nunca deixou de fazer sucesso”, orgulha-se Marcel Visconde, presidente da empresa no Brasil.
Segundo a Porsche, um dos recursos mais importantes para a versão especial ficar “linkada” com a original é a reinterpretação da cor Neodyme, um tom de marrom cintilante acobreado, contrastando com a cor básica GT Silver Metallic da unidade pioneira exibida em 1993. Na Boxster 25 Edition, a cor é usada na proteção dianteira, nas entradas de ar laterais e nas rodas de liga leve de 20 polegadas em dois tons. A Porsche oferece a Boxster 25 Edition na cor GT Silver Metallic, embora as Deep Black Metallic e Carrara White Metallic também estejam disponíveis. A tampa de abastecimento do combustível é marcada pela inscrição “Exclusive Design”, brilhando em tons de alumínio como a saída do sistema de escape esportivo, enquanto o para-brisa (aparafusado e não integrado à carroceria, outra característica de um roadster) faz o contraponto com seu acabamento em preto. Para manter o estilo da versão original histórica, o modelo especial combina o interior em couro Bordeaux com a capota conversível de tecido vermelho, com a inscrição “Boxster 25” gravada. Um pacote do interior em Alumínio, bancos esportivos com ajuste elétrico para quatorze posições, frisos dos estribos da porta com a inscrição “Boxster 25” e um volante esportivo GT em couro incluindo multifunções com aquecimento são alguns dos recursos da lista de equipamentos-padrão da versão.
O motor de 4,0 litros e seis cilindros do 718 Boxster GTS 4.0 também é usado como uma variante de potência mais elevada do purista 718 Spyder. Com resposta direta, o motor naturalmente aspirado de 400 cavalos de alta rotação garante uma experiência de estilo de direção especialmente emocionante. A Porsche oferece o Boxster 25 Edition de 6 marchas com modo manual e sistema de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK). O modelo de edição especial atinge a velocidade máxima de 293 km/h e, em combinação com o sistema PDK e o pacote padrão Sport Chrono, proporciona uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos. Outros recursos de série incluem o sistema eletrônico para regulagem dos amortecedores Porsche Active Suspension Management, com rebaixamento de 10 milímetros, e o Porsche Torque Vectoring, com bloqueio mecânico do diferencial.
O Boxster tem um significado especial para a Porsche, pois representa um marco no novo direcionamento da estratégia de modelos da fabricante de carros esportivos devido ao caminho que abriu durante as adversidades econômicas enfrentadas por ela na metade dos anos 90. Isso se refletiu no primeiro motor de seis cilindros em produção refrigerado a água e no conceito de peças de substituição inteligentes que foram apresentadas ao mercado inicialmente com o ágil roadster. Esse conceito foi incorporado ao 996 da geração 911 e que permitiu à Porsche ser novamente lucrativa. O carro de dois lugares cativou os corações dos clientes mais jovens desde seu lançamento. Em termos de aparência, incorporou os recursos da história renomada da marca. A aparência do carro-conceito Boxster mostrado em Detroit reviveu imagens do lendário 550 Spyder e do carro de competição 718 RS 60 Spyder. O roadster foi muito bem recebido em janeiro de 1993 e a diretoria-executiva da Porsche exigiu que o modelo se tornasse de produção: “O carro-conceito deve ser construído da forma como está”, disse a marca alemã, à época.
Quando o modelo de produção foi lançado em agosto de 1996, a semelhança com o apresentado em Detroit era inquestionável. Como ele compartilhava a parte dianteira do 996 da geração 911, não havia dúvidas sobre a sua linhagem. O Boxster era um Porsche autêntico! Ao mesmo tempo, seu motor de seis cilindros instalado no centro do carro foi desenvolvido para atender às normas de emissão mais exigentes graças à refrigeração a água, à tecnologia de quatro válvulas e à temporização de entrada variável. O aumento da potência e outras melhorias foram incorporadas posteriormente. A primeira geração 986 Boxster recebeu um motor de 2,7 litros em 1999 com 220 cavalos e, depois, com 228 cavalos.
Em 2012, a Porsche apresentou a reestilização do 981 da geração Boxster. Graças à nova carroceria em uma construção mais leve e um chassi completamente renovado, o modelo ficou mais robusto, mais musculoso e mais veloz. O teto elétrico em tecido funcionava sem uma tampa de compartimento superior conversível, os braços dos eixos eram ainda mais curtos e o para-brisa se movia para a frente. Motores boxer mais econômicos foram desenvolvidos para injeção direta a gasolina iniciando com um de 2,7 litros e seis cilindros com 265 cavalos e um de 3,4 litros com 315 cavalos. Em abril de 2014, o Boxster GTS foi lançado com 330 cavalos. O Boxster Spyder foi outro destaque, com um motor de 3,8 litros de 375 cavalos.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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