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Mais tempo

Anunciada pela própria Chevrolet, a “morte” do Camaro pode ser adiada para depois de 2023. E o sinal da existência prolongada pode estar vindo do Campeonato Australiano de Automobilismo, do qual o superesportivo norte-americano faz parte. O novo regulamento da competição está previsto para 2022. Como a Chevrolet não contesta isso e promete seguir investindo no automobilismo da terra do canguru, não teria sentido manter um modelo em linha somente por mais um ano. A história do Camaro se iniciou em 1966, com a Chevrolet dando uma “resposta” para o Ford Mustang, de 1964. Os chamados “muscle cars” dominaram o universo apaixonado dos fãs dos dois modelos desde sempre. A trajetória do Camaro teve sua primeira parte até 2008, quando o carro foi totalmente repaginado no seu visual, surgindo o superesportivo como é visto até hoje, a partir de 2009. Curiosamente, a “segunda geração” do Mustang veio bem mais tarde, mas o veículo pioneiro do segmento “roubou” todo o mercado do rival, se tornando o “muscle car” mais vendido da atualidade.

Segurança lateral

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Completamente reformulada na metade deste ano, a Strada acaba de ter sua primeira oferta de equipamento. A picape compacta da Fiat, que é o modelo mais vendido da FCA atualmente e foi primeiro lugar no geral em setembro, terá airbags laterais como opcional nas versões com cabine simples, ou Plus. Nas configurações com cabine dupla, o dispositivo já vem de fábrica. As versões Endurance 1.4 e Freedom 1.3 com cabine simples podem ter as bolsas de segurança laterais, totalizando quatro airbags, pelo preço de R$ 2 mil, fazendo a primeira saltar para R$ 67.990 e a segunda, para R$ 75.990. A Endurance 1.4 cabine Plus é equipada com motor de 88 cavalos de potência e 12,5 kgfm de torque, enquanto a Fredom traz o 1.3 Firefly de até 109 cavalos e torque de 14,2 kgfm. As duas variantes da picape da Fiat têm câmbio manual de 5 marchas.

Desejo de compra

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A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) fez uma pesquisa sobre intenção de compra para o próximo ano, considerando o comparativo com 2020 e o cenário da pandemia da Covid-19. Realizado com 2.103 usuários do site da Webmotors, de todas as regiões do país, um dos principais apontamentos do estudo é que 96% têm intenção de comprar e/ou trocar o veículo em 2021, com alta expectativa de fazer o negócio ainda no primeiro semestre do ano. Dos usuários que pretendem trocar de carro, 75% declararam ter um ou dois automóveis atualmente. “A nova pesquisa revela algumas tendências diferentes das do ano passado, certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor, daí, a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus esforços”, avaliou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea. Sobre a escolha do segmento, para quem não têm carro, o modelo hatch se destaca com 41%. A escolha por carroceria também varia de acordo com a idade dos entrevistados: SUV (32%) e sedã (30%) ganham força entre pessoas com idade de quarenta e cinco a sessenta e cinco anos.

Para celebrar

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A nova geração do Audi Q3 foi lançada no mercado brasileiro em fevereiro deste ano e, até novembro, alcançou as 2 mil unidades emplacadas, tornando o modelo o SUV da Audi mais vendido no país. Para celebrar a marca, a fabricante das quatro argolas está lançando uma edição especial do carro, limitada a cem unidades, que estará disponível em janeiro. Batizada de Black S line, a versão conta com o novo kit S line, composto pelos para-choques com entradas de ar maiores e pelo novo spoiler lateral inferior, ambos com pintura na cor do veículo. No interior, o modelo ganha a inclusão do MMI Touch com sistema de navegação, no qual é possível de se visualizar os mapas no Virtual Cockpit, e acabamento em black piano dando o toque final aos detalhes premium do modelo. A nova versão pode ser adquirida em três cores: Azul Turbo, Azul Navarra e Cinza Daytona. A edição limitada estará disponível por R$ 255.990. A Audi traz para o Brasil o novo Q3 com motorização 1.4 a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que entrega potência de 150 cavalos e 26 kgfm de torque. A transmissão é de dupla embreagem Stronic de 6 marchas.

Exclusividade premiada

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Prêmio mundial tem mais valor. O júri do “Automobile Awards” concedeu o prêmio de “Supercarro Revelação de 2020” ao McLaren 765LT. A celebração francesa para o mais novo Longtail celebra o mantra da McLaren de “tudo por uma razão” e é a mais recente homenagem em uma longa lista de elogios para a segunda geração da McLaren Super Series. O nome “Longtail” nasceu nos anos 90 com o McLaren F1 e foi reintroduzido pela McLaren Automotive em 2015 com a edição limitada do 675LT, seguida três anos depois pelo 600LT. O 765LT tem como base a filosofia LT de maior engajamento do piloto, peso reduzido, dinâmica focada na pista, aerodinâmica otimizada, maior potência e produção limitada: apenas setecentas e sessenta e cinco unidades numeradas serão construídas por encomenda. Mais leve e potente que o 720S, líder da classe, o 765LT acelerar de zero a 200 km/h em apenas 7 segundos. Um pequeno número de exemplares do carro permanece disponível para encomenda para a produção de 2021.

Elétrico “pop

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Com base em seu know-how e herança, a Nissan tem bons motivos para festejar os dez anos de estrada do Leaf, o 100% elétrico mais vendido no planeta. Em 2011, foi o primeiro veículo elétrico a ganhar o prêmio de “Carro Europeu do Ano”, abocanhando em seguida o “Carro Mundial do Ano”. Nessa primeira década do totalmente “verde”, a capacidade e o alcance da bateria do Leaf aumentaram 120%. Nas novas tecnologia, o modelo da Nissan trouxe equipamentos como o e-Pedal, para condução com um único pedal para acelerar e frear, a regeneração de energia da frenagem e o Eco-Mode. No caminho da eletrificação de veículos na América Latina, a fabricante oriental forneceu o Leaf para a locadora Movida no Brasil, antes de colocar o carro no regime regular de vendas. Em 2019, a Nissan assinou um memorando de entendimento firmado entre o Parque Tecnológico Itaipu e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação para acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, trabalhando em conjunto com as duas instituições nos carregadores bidirecionais para EVs. Ainda em 2019, assinou convênio com a Universidade Estadual de Campinas para estudar o uso do bioetanol na mobilidade elétrica por meio do primeiro protótipo de células a combustível de óxido sólido com bioetanol. O Leaf é oferecido no Brasil a partir de R$ 220 mil.

Olho no carro

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Com a chegada do final do ano, quase todas as pessoas pensam em fazer uma viagem de carro. No entanto, além de se preocupar em escolher um destino sem aglomeração por conta do coronavírus, é preciso se pensar na segurança do veículo durante o trajeto. Algumas ações simples, feitas por mecânicos ou até mesmo pelo próprio motorista, podem garantir uma viagem mais tranquila, evitando possíveis contratempos ou paradas desnecessárias. “Os procedimentos de pré-viagem não substituem a manutenção programada que deve ser praticada conforme o Manual do Proprietário, mas são fundamentais para manter a segurança do veículo, principalmente em trajetos mais longos e em velocidade mais alta, como geralmente são as viagens em rodovias”, reforça Danilo Silva, engenheiro-técnico da Motul, empresa produtora de lubrificantes para automóveis e motores com sede em Aubervilliers, na França. Os itens que não podem ficar de fora de qualquer “check list” são: lâmpadas do farol e de sinalização, limpador do para-brisa e líquido de lavagem, óleo do motor e calibragem dos pneus.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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