Planos ambiciosos
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), que completará quarenta anos em 2021, investirá R$ 2 bilhões no Brasil de 2021 a 2025. A montadora e seus parceiros no Consórcio Modular também já iniciaram a contratação de mais quinhentos e cinquenta empregados em Resende (RJ). Após a finalização da compra da Navistar pelo Grupo Traton, esperada para junho de 2021, a VWCO buscará aumentar sinergias com a empresa dos Estados Unidos nas Américas. “Este novo ciclo de investimentos focará em novas tecnologias para uma mobilidade mais sustentável, como a propulsão elétrica e a melhoria da eficiência energética com redução de CO2. E ainda na digitalização e na conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes. Também seguiremos investindo na melhoria contínua de nossos produtos e na internacionalização da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus”, avisa Roberto Cortes, CEO da VWCO. O reforço de mão de obra amplia a produção diária nas duas linhas de montagem em Resende, com ênfase na oferta dos caminhões extrapesados Constellation 33.460 6×4, Meteor 28.460 6×2 e Meteor 29.520 6×4.
Implementos embalados
A indústria de implementos rodoviários deve encerrar 2020 com retração de apenas 1,79% em relação ao número total de emplacamentos registrado em 2019, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR). Mesmo diante da crise causada pelo novo coronavírus, as perspectivas do segmento com relação às vendas e ao crescimento são positivas. De janeiro a novembro, a indústria entregou ao mercado 108.899 produtos, ante 110.879 unidades no mesmo período de 2019. Dessa forma, está mais próxima de se concretizar a previsão de empatar o volume de emplacamentos de implementos de 2020 com o total registrado no ano anterior, confirma a ANFIR. Apesar de todos os indicadores negativos, ao longo do ano, o setor abriu quinhentos postos de trabalho, voltou a aquecer e já se prepara para atender à demanda represada. “2019 começou em alta, com muitas demandas e produção a todo vapor. No segundo trimestre, o mercado sofreu com a retração causada pela pandemia. Depois, tivemos a falta de caminhões, resultado do impacto na produção. No último trimestre, a dificuldade é o recebimento de matérias-primas”, explica Osmar Oliveira, CEO da 4Truck, uma das maiores empresas de implementos para o segmento leve do país, com sede na cidade paulista de Guarulhos. “Só para se ter uma ideia da recuperação que estamos vivendo, mesmo em meio ao cenário atípico e desafiador para o setor, a 4Truck deve fechar o ano com um crescimento em torno de 12%. É uma grande vitória encerrarmos em alta, mantendo todos nossos serviços com agilidade e excelência, com o quadro de empregados completo e a saúde de todos em dia”, avalia o empresário, que projeta um crescimento de 15% para a 4Truck para 2021.
Adeus ao bicudo
Os caminhões com cabina semiavançada, popularmente conhecidos como bicudos, reinaram por décadas nas mais diversas aplicações, seja com baú, carga seca aberta, baú frigorificado e basculante. A Mercedes-Benz lança edição especial do Atron 1635 para marcar a despedida de um caminhão bicudo clássico do Brasil. A Série Especial tem tiragem limitada de doze unidades, com sequência numerada de 01 a 12, além de um certificado para o proprietário. Ela já está disponível para venda no Showroom Virtual Star Online da Mercedes-Benz, em https://showroommercedes-benz.com.br/despedidaatron. Os últimos modelos do Atron 1635 ganham adesivação especial e itens como rodas de alumínio, climatizador, geladeira portátil e rádio com entrada para USB. “O Atron 1635 é o último caminhão bicudo da estrela de três pontas que produzimos e o último representante de uma geração de modelos que ajudaram a construir e consolidar a presença da marca no país”, pondera Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Para continuar atendendo com a mesma qualidade e confiabilidade tanto os autônomos quanto os frotistas, a Mercedes-Benz anunciou que o sucessor do 1635 é o extrapesado Axor, com os cavalos-mecânicos Axor 2036 4×2 e 2536 6×2.
Reforço de fim de ano
Para atender ao aumento de demanda e ter maior eficiência em suas operações no Estado do Rio de Janeiro, a Coca-Cola Andina acaba de investir mais de R$ 5,5 milhões em dez novos caminhões extrapesados VW Meteor 28.460 6×2, o mais recente lançamento da VW Caminhões e Ônibus no Brasil. A aquisição, que representa a primeira entrega dos modelos, amplia em 15% sua capacidade logística. A expectativa é de ganho em eficiência operacional, com menos gasto de combustível e mais potência. Os caminhões, com motor de 460 cavalos, se juntarão à frota atual de setenta veículos que a Coca-Cola Andina tem atualmente. Três deles farão o percurso diário da fábrica de Duque de Caxias para Friburgo e os outros sete ficarão destinados a atender à rota de Campos à fábrica de Jacarepaguá.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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