Divulgação

Nova naked

            A nova MT-09 2021 foi apresentada na Europa. A maior naked da Yamaha recebeu atualizações visuais, tecnológicas e mecânicas. Sete anos após sua apresentação original na Europa, a nova Yamaha MT-09 preserva o motor tricilíndrico, mas teve a capacidade aumentada de 847 cm³ para 889 cm³ e passa a atender às normas Euro 5 de emissões. O motor ficou 1,7 quilo mais leve e ganhou novos pistões, bielas e cabeçotes. A naked passou por mudanças no design, e a mais evidente está na frente, com duas linhas verticais nas laterais do farol principal. Nas laterais, a carenagem foi integrada ao tanque de combustível. O sistema de exaustão tem um novo caminho e agora termina embaixo da moto. E as rodas agora são de 17 polegadas com um desenho de estrela dupla. A Yamaha MT09 2021 estreia na Europa ainda em 2020 e chega a outros mercados no início do ano que vem. No Brasil, a previsão é para o final de 2021.

MaxiScooter taiwanesa

Divulgação

       A taiwanesa Kymco lançou no mercado brasileiro a nova AK 550i. De acordo com a marca, faz parte do novo segmento de scooters “Super Touring”, que traz bastante espaço para piloto e passageiro, com muita segurança e conforto. Apresentada pela primeira vez no Salão Duas Rodas 2017, a AK 550i foi inicialmente anunciada para 2018. O modelo vem com freios dianteiros da marca Brembo com ABS, suspensão dianteira invertida, painel de instrumentos 100% em LCD, para-brisa com ajuste de altura e dois modos de pilotagem. A AK 550i chega ao Brasil com preço público sugerido a partir de R$ 59.900 mais o frete, em duas opções de cores: preta e prata, ambas foscas.

Criatividade à moda antiga

Divulgação

       “Deus ex-machina” é uma expressão latina que significa literalmente “Deus surgido da máquina”. É utilizada para indicar uma solução inesperada, improvável e mirabolante. A expressão foi adotada como nome pela empresa australiana de personalização Deus Ex-Machina, que surgiu em 2006 em Sidney com a proposta de criar motocicletas customizadas que celebram uma cultura de criatividade. O último trabalho dos australianos foi para a Zero Motorcycles Inc, uma fabricante californiana de motocicletas elétricas. Com base na esportiva Zero SR/S, lançada no início deste ano, a transformação foi desenvolvida pelo aclamado fabricante Michael ‘Woolie’ Woolaway. A ideia era ter um modelo elétrico moderno e retrô apenas para pista, com componentes de alta especificação, vindos da competição. “Formas antigas e novas tecnologias – e eu queria construir uma bicicleta que não fosse necessariamente legal para as ruas, porque é isso que amo fazer. Moldei a motocicleta à mão. Era tudo muito orgânico. Não tinha nenhum desenho e nenhum trabalho em computador. Apenas espuma e ferramentas de modelagem, do jeito antigo. É tudo fibra de carbono, para dar mais resistência e rigidez”, explica Woolaway.

No embalo da renovação

Divulgação

       Pouco depois da apresentação da linha 2021 da MT-09 na Europa, a Yamaha mostrou a MT-07.  Como sua “irmã mais velha” MT-09, a nova MT-07 recebe uma atualização de design significativa que inclui o projetor de farol ciclópico da MT-09 ladeado por dois elementos de leds, bem como piscas de leds. A lista de atualizações da MT-07 nclui uma atualização do freio dianteiro, pneus Michelin, um novo LCD e um guidão cônico de alumínio. O motor bicilíndrico paralelo de 689 cc da MT-07 continua inalterado. A potência e torque permanecem os mesmos, com 75 cavalos e 6,9 kgfm. A Yamaha modificou os dutos de ar, agora integrados ao tanque de combustível, atualizou a ECU, otimizou a injeção de combustível e adicionou um novo sistema de escapamento. De acordo com a fabricante, essas mudanças resultarão em uma entrega de potência mais linear. A Yamaha MT-07 2021 estará disponível em janeiro na Europa, e o preço está definido em 7.699 euros, que atualmente equivalem a R$ 51.500.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA