Coisa de cinema
Com estreia mundial prevista para 26 de junho, o filme “F1”, estrelado por Brad Pitt e Damson Idris, está movimentando todo o circo da principal categoria do automobilismo. Como parceira oficial da Apple Original Films e da Warner Bros. Pictures, a Mercedes‑AMG apoiou a equipe de filmagem fornecendo conhecimento técnico de sua equipe de Fórmula-1 e veículos de performance e modelos esportivos de seu portfólio atual. O SL, o Classe G e o GT aparecem em cena, sendo disponibilizados também para o filme os icônicos Mercedes-AMG Official FIA F1 Safety Car e Medical Car. No GP de Miami deste ano, a Mercedes‑AMG apresentou a edição especial e exclusiva GT 63 4Matic+ APXGP. O cupê transmite sua potência para o asfalto por meio da tração integral AMG Performance 4Matic+ com distribuição totalmente variável. Combinado ao motor V8 biturbo AMG de 4,0 litros e 430 kW (585 cavalos), o superesportivo tem chassi em estrutura de alumínio, proporcionando espaço generoso para motorista e passageiros e suas bagagens.
A eletrificação só avança

Maio deste ano teve a venda de 22.280 carros eletrificados no Brasil, com crescimento de 12,3% em relação ao mês anterior, sendo 6.969 de 100% elétricos – aumento de 48,2% – e 15.311 de híbridos – avanço de 1,2%. Nos elétricos, a chinesa BYD emplacou 5.596 unidades, com 80,3% de participação de mercado, tendo ainda o líder Dolphin Mini, com 2.577 exemplares vendidos. A sueca Volvo ficou em segundo (514 e 7,3%), seguida da chinesa GWM (181 e 2,5%), da francesa Renault (175 e 2,5%) e da chinesa Omoda & Jaecoo (123 e 1,7%). Nos híbridos, a italiana Fiat assumiu o primeiro lugar, com 4.299 emplacamentos e 28,08% de “market share”, à frente da BYD (3.805 e 24,8%), que teve o líder, o Song, com 2.900 vendas, da GWM (3.036 e 19,8%), da japonesa Toyota (1.273 e 8,3%) e da alemã Mercedes-Benz (809 e 5,2%).
Na contramão

As mais de um milhão de unidades vendidas no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano no Brasil e as exportações que tiveram em maio o melhor resultado desde agosto de 2018 não tiveram reflexo na produção do quinto mês de 2025, com queda de 5,9% em relação a abril, finalizando com 214,7 mil veículos produzidos em maio contando carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus. “Tivemos bons resultados de exportações em função do aquecimento do mercado argentino. O recuo na produção, porém, indica perda de participação de vendas para os importados. Há um saudável aumento do fluxo comercial com a Argentina, mas, no caso dos modelos vindos da China, verificamos um ingresso atípico, beneficiados por uma taxação bem inferior à que vemos em outros países produtores, gerando uma perigosa distorção em nosso mercado”, avaliou Igor Calvet, novo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Espécime das pistas

Enquanto se prepara para as 24 Horas de Le Mans – previstas para o próximo fim de semana, na França –, a Porsche revelou a versão de rua do hipercarro 963, a 963 RSP. O modelo tem como base a máquina vencedora dos campeonatos IMSA e WEC, seguindo de perto a direção de design adotada do 917 de meio século atrás. O 963 RSP é equipado com motor V8 biturbo de 4,6 litros com potência de até 680 cavalos, cuja origem remonta ao programa de corridas “RS Spyder”, operado pela Penske (em importância, uma espécie de Ferrari do automobilismo norte-americano) e vencedor de todos os títulos da LMP2 na American Le Mans Series de 2006 a 2008. O motor foi ampliado de 3,4 para 4,6 litros e, posteriormente, usado no superesportivo 918 Spyder. O virabrequim plano e o curso curto do motor permitem um ponto de montagem baixo, ajudando a otimizar o centro de gravidade do carro. Enquanto o 918 Spyder utilizava o propulsor em configuração aspirada, o 963 emprega dois turbocompressores fornecidos pela fabricante holandesa Van der Lee, com pressão de sobrealimentação moderada.
Função didática

Destinado especialmente para uso em autoescolas, o elétrico JMEV EV3 começa a ser montado no Brasil pela E-Motors. O EV3 tem sistema que simula um câmbio manual associado ao motor elétrico, facilitando o uso pelos candidatos à primeira carteira de habilitação. Conforme a E-Motor, o EV3 será montado na cidade de Jaguaré, no Espírito Santo, onde está sendo construída uma fábrica para “juntar” as partes do hatch, que virá da China em CKD. Com preço devendo ficar abaixo de R$ 100 mil e já homologado pelo Contran, o EV3 nacional terá 67 cavalos de potência, controle de estabilidade e tração e autonomia de 300 quilômetros – pelo ciclo chinês de medição, que costuma ser 30% mais otimista em relação às aferições do Inmetro.
Ofertas de aniversário

No mês de seu aniversário, a Citroën promove condições especiais para compra dos modelos C3, Aircross e Basalt até 3 de julho. As ofertas serão aplicadas nas concessionárias da marca em todo o Brasil. O Aircross Feel Pack 7 conta com R$ 22,2 mil de desconto, ficando por R$ 123.990, com o usado na troca e taxa zero. Para a mesma versão e adicional das isenções fiscais, a compra na categoria PcD tem desconto de 16% no preço público. O C3 Live Pack 1.0 com transmissão manual sai por R$ 79.790 à vista, sem entrada e com financiamento em 48 meses. O Basalt também faz parte das condições promocionais. Na variante Feel 1.0 turbo com câmbio automático, sai de R$ 118.290 por R$ 104.490, mais bônus de até R$ 3 mil na troca do Citroën seminovo. Já a topo de linha do SUV com estilo cupê, a Shine, está com desconto de R$ 11.510 – de R$ 122.100 por R$ 110.590 –, mais bônus de até R$ 3 mil na troca do usado.
Três milhões depois

A Toyota do Brasil acaba de alcançar um marco histórico: a produção de três milhões de veículos no país. A unidade de número três milhões foi um Corolla Cross XRX híbrido flex, que deixou a linha de produção da unidade de Sorocaba (SP) celebrada por empregados e pela direção da fabricante japonesa. A história da Toyota no Brasil se iniciou em 1958, como parte de sua estratégia de expansão global, a primeira operação fora do Japão, com o utilitário Bandeirante, que teve mais de 100 mil unidades produzidas no Brasil. “O marco de três milhões de veículos produzidos é um reflexo direto da dedicação dos nossos empregados, da confiança dos nossos clientes e da parceria das nossas concessionárias e dos fornecedores. A conquista reforça a relevância da operação brasileira e nosso compromisso contínuo com o país e com o futuro da mobilidade na região”, afirmou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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